Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188685 |
Resumo: | O objetivo principal deste estudo é analisar como se constitui discursivamente a identidade do(a) intérprete de LIBRAS que atua na educação superior, as relações de poder presentes nessa prática e as implicações sociais da mesma. A investigação desse tema emergente na sociedade atual lança luz sobre questões como acessibilidade e igualdade de oportunidades, com a finalidade de analisar as posições identitárias ora atribuídas aos(as) intérpretes de LIBRAS ora reivindicadas por eles(as), em suas interações com outros atores sociais presentes no contexto acadêmico, principalmente professores e alunos(as) surdos(as). O arcabouço teórico-metodológico adotado é a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, trad. 2001 e 2003, Wodak, 2001 e Chouliaraki e Fairclough, 1999), que considera o discurso como um momento da prática social e é articulado com a categoria da identidade, estabelecida pela diferença (Woodward, 2000). O estudo resulta na identificação de discursos coexistentes no contexto acadêmico, ancorados em representações que tanto contribuem para a constituição da identidade social do(a) intérprete educacional quanto se inscrevem nas interações entre intérpretes, estudantes surdos(as) e professores. Além do discurso que serve à reprodução de práticas sociais excludentes, foi identificado um discurso a serviço da transformação social. |
id |
UFSC_32c02ec3a4d1325c6c9772965a0b90cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188685 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação SuperiorInterpretação de Língua de SinaisDiscursoIdentidadeO objetivo principal deste estudo é analisar como se constitui discursivamente a identidade do(a) intérprete de LIBRAS que atua na educação superior, as relações de poder presentes nessa prática e as implicações sociais da mesma. A investigação desse tema emergente na sociedade atual lança luz sobre questões como acessibilidade e igualdade de oportunidades, com a finalidade de analisar as posições identitárias ora atribuídas aos(as) intérpretes de LIBRAS ora reivindicadas por eles(as), em suas interações com outros atores sociais presentes no contexto acadêmico, principalmente professores e alunos(as) surdos(as). O arcabouço teórico-metodológico adotado é a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, trad. 2001 e 2003, Wodak, 2001 e Chouliaraki e Fairclough, 1999), que considera o discurso como um momento da prática social e é articulado com a categoria da identidade, estabelecida pela diferença (Woodward, 2000). O estudo resulta na identificação de discursos coexistentes no contexto acadêmico, ancorados em representações que tanto contribuem para a constituição da identidade social do(a) intérprete educacional quanto se inscrevem nas interações entre intérpretes, estudantes surdos(as) e professores. Além do discurso que serve à reprodução de práticas sociais excludentes, foi identificado um discurso a serviço da transformação social.2018-07-28T00:16:45Z2018-07-28T00:16:45Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Elcivanni Santos. Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística). Universidade Federal de Brasília. 2006. Orientadora: Dra. Maria Izabel Santos Magalhãeshttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188685LIMA, Elcivanni Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-28T00:16:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188685Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-28T00:16:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior |
title |
Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior |
spellingShingle |
Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior LIMA, Elcivanni Santos Interpretação de Língua de Sinais Discurso Identidade |
title_short |
Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior |
title_full |
Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior |
title_fullStr |
Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior |
title_full_unstemmed |
Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior |
title_sort |
Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior |
author |
LIMA, Elcivanni Santos |
author_facet |
LIMA, Elcivanni Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Elcivanni Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interpretação de Língua de Sinais Discurso Identidade |
topic |
Interpretação de Língua de Sinais Discurso Identidade |
description |
O objetivo principal deste estudo é analisar como se constitui discursivamente a identidade do(a) intérprete de LIBRAS que atua na educação superior, as relações de poder presentes nessa prática e as implicações sociais da mesma. A investigação desse tema emergente na sociedade atual lança luz sobre questões como acessibilidade e igualdade de oportunidades, com a finalidade de analisar as posições identitárias ora atribuídas aos(as) intérpretes de LIBRAS ora reivindicadas por eles(as), em suas interações com outros atores sociais presentes no contexto acadêmico, principalmente professores e alunos(as) surdos(as). O arcabouço teórico-metodológico adotado é a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, trad. 2001 e 2003, Wodak, 2001 e Chouliaraki e Fairclough, 1999), que considera o discurso como um momento da prática social e é articulado com a categoria da identidade, estabelecida pela diferença (Woodward, 2000). O estudo resulta na identificação de discursos coexistentes no contexto acadêmico, ancorados em representações que tanto contribuem para a constituição da identidade social do(a) intérprete educacional quanto se inscrevem nas interações entre intérpretes, estudantes surdos(as) e professores. Além do discurso que serve à reprodução de práticas sociais excludentes, foi identificado um discurso a serviço da transformação social. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2018-07-28T00:16:45Z 2018-07-28T00:16:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Elcivanni Santos. Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística). Universidade Federal de Brasília. 2006. Orientadora: Dra. Maria Izabel Santos Magalhães https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188685 |
identifier_str_mv |
LIMA, Elcivanni Santos. Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística). Universidade Federal de Brasília. 2006. Orientadora: Dra. Maria Izabel Santos Magalhães |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652299927552000 |