Propondo uma prática de ensino que estimule a composição espacial, no ensino e arquitetura, através do uso do computador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87552 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_32e23e9333d84bff5525a6225996535f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87552 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Propondo uma prática de ensino que estimule a composição espacial, no ensino e arquitetura, através do uso do computadorEngenharia de produçãoArquiteturaEstudo e ensinoEnsino auxiliado por computadorInteligencia artificialEspaço (Arquitetura)ArquiteturaAutomaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoDentro do ensino de arquitetura, o computador ainda vem sendo utilizado simplesmente como uma máquina para uso da confecção do projeto, não acrescentando nada de substancial ao seu desenvolvimento. Este trabalho busca uma nova possibilidade de uso desta tecnologia, não só no sentido de produção do projeto, mas como uma ferramenta a mais dentro do processo de ensino de arquitetura. Demonstra-se, através de uma pesquisa de campo, a investigação do nível de conhecimento e sensibilização do aluno de arquitetura em relação aos espaços construídos, para o desenvolvimento de uma prática de ensino que leve a interatividade deste com as formas e meios virtuais, através da criação de métodos que estimulem a sua percepção espacial na procura de desenvolver a habilidade projectual e a compreensão espacial no fazer arquitetura. Para tanto, fundamenta-se no conceito do que é o espaço na arquitetura, de Bruno Zevi e na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner. E também através das teorias de Piaget e Roger Schank, aplicando ao uso do computador.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaCorradi, Fábio de Macedo2012-10-21T21:54:58Z2012-10-21T21:54:58Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis137 f.| il.; tabs.,application/pdf223381http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87552porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T19:41:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87552Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:41:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propondo uma prática de ensino que estimule a composição espacial, no ensino e arquitetura, através do uso do computador |
title |
Propondo uma prática de ensino que estimule a composição espacial, no ensino e arquitetura, através do uso do computador |
spellingShingle |
Propondo uma prática de ensino que estimule a composição espacial, no ensino e arquitetura, através do uso do computador Corradi, Fábio de Macedo Engenharia de produção Arquitetura Estudo e ensino Ensino auxiliado por computador Inteligencia artificial Espaço (Arquitetura) Arquitetura Automação |
title_short |
Propondo uma prática de ensino que estimule a composição espacial, no ensino e arquitetura, através do uso do computador |
title_full |
Propondo uma prática de ensino que estimule a composição espacial, no ensino e arquitetura, através do uso do computador |
title_fullStr |
Propondo uma prática de ensino que estimule a composição espacial, no ensino e arquitetura, através do uso do computador |
title_full_unstemmed |
Propondo uma prática de ensino que estimule a composição espacial, no ensino e arquitetura, através do uso do computador |
title_sort |
Propondo uma prática de ensino que estimule a composição espacial, no ensino e arquitetura, através do uso do computador |
author |
Corradi, Fábio de Macedo |
author_facet |
Corradi, Fábio de Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corradi, Fábio de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Arquitetura Estudo e ensino Ensino auxiliado por computador Inteligencia artificial Espaço (Arquitetura) Arquitetura Automação |
topic |
Engenharia de produção Arquitetura Estudo e ensino Ensino auxiliado por computador Inteligencia artificial Espaço (Arquitetura) Arquitetura Automação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T21:54:58Z 2012-10-21T21:54:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
223381 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87552 |
identifier_str_mv |
223381 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
137 f.| il.; tabs., application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652025753239552 |