Teacher knowledge in english language teacher education: weaving its meaning in the writings of three brazilian applied linguists

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marimar da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93004
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009
id UFSC_3381bfc1b2e859b6ac4a4f1d8a9156a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93004
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Marimar daGil, Gloria2012-10-24T15:06:42Z2012-10-24T15:06:42Z2012-10-24T15:06:42Z270765http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93004Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009This study, qualitative in nature and grounded theory in approach, aims at investigating the concept of teacher knowledge in the area of English language teacher education in the writings of three Brazilian applied linguists with a view to conceptualizing it. Data collection and analysis, based on grounded theory strategies, consist of theoretical and empirical studies on English language teacher education produced between the beginning of 1990 and 2000 by José Carlos Paes de Almeida Filho, Luiz Paulo da Moita Lopes, and João Antonio Telles. The analysis of the ideas of these three Brazilian applied linguists on the education of the English language teacher unveiled that they suggest to adopt (1) the knowledge construction paradigm for professional education, (2) the applied-science reflective model or the craft-reflective model for teacher education, and (3) research of ethnographic nature to approach teachers# reflective practices. In addition, they view teacher knowledge (a) as a cognitive construction, (b) as a social-cognitive construction, and (c) as an experiential construction. As a cognitive construction, teacher knowledge focuses on the development of teachers# competences; as a social-cognitive construction, on teachers# awareness on how discourse works in the social construction of meanings; and as an experiential construction, on teachers# awareness on their personal practical knowledge. The present study suggests that the three applied linguists# views of paradigms of professional education, models of teacher education, approaches to reflective practices, and views of teacher knowledge are related to the way they view how the relation between the teacher and knowledge is constructed. Since that view varies, the present study suggests that teacher knowledge will tend to be a multi-nature concept. In addition, this study points out, on the one hand, a possible fragmented view of the concept of teacher knowledge and of the education of the English language teacher. On the other hand, it acknowledges that the paradigms, models, approaches and views of teacher knowledge suggested by the three applied linguists reflect the development of scientific investigation throughout the history of mankind. Finally, the present study suggests widening the theme studied here, including not only the ideas of other Brazilian applied linguists, but also their empirical studies to get a more precise view of the concept of teacher knowledge in the area of English language teacher education in Brazil.Este estudo, de natureza qualitativa e embasado na teoria fundamentada, visa investigar o conceito the conhecimento docente nos escritos de três linguistas aplicados brasileiros, com o objetivo de conceituá-lo. Os dados, estudos teóricos e empíricos sobre a formação de professor de inglês, produzidos entre o início de 1990 e de 2000 por José Carlos Paes de Almeida Filho, Luiz Paulo da Moita Lopes e João Antonio Telles, foram coletados e analisados com base nas estratégias da teoria fundamentada. A análise das idéias dos três linguistas aplicados brasileiros sobre a formação de professor de língua inglesa revelou que eles sugerem adotar (1) o paradigma de construção de conhecimento para a formação profissional, (2) o modelo reflexivo de ciência aplicada ou o modelo reflexivo experencial para a formação de professores, e (3) a pesquisa de base etnográfica para a abordagem de práticas reflexivas. Adicionalmente, eles vêem o conhecimento docente como (a) uma construção cognitiva, (b) como uma construção cognitiva-social, e (c) como uma construção experencial. Como uma construção cognitiva, o conhecimento docente está centrado no desenvolvimento de competências; como uma construção cognitiva-social, nas práticas discursivas; e como uma construção experencial, no conhecimento prático pessoal do professor. O presente estudo sugere que as concepções dos linguistas aplicados sobre paradigmas de formação profissional, modelos de formação de professores, abordagens de práticas reflexivas e concepções de conhecimento docente estão relacionadas a sua visão de como a relação entre o professor e o conhecimento docente é construída. Tendo em vista que os três linguistas aplicados têm visões diferentes de como esta relação é construída, este estudo sugere que o conhecimento docente tenderá a ser um conceito de naturezas múltiplas. Este estudo também alerta para uma possível visão fragmentada do conceito de conhecimento docente e da formação de professor de língua inglesa. Entretanto, ele também reconhece que os paradigmas, modelos, abordagens e concepções de conhecimento docente refletem o desenvolvimento de investigações científicas ao longo da história da humanidade. Por fim, o presente estudo sugere ampliar o tema aqui investigado, incluindo não somente as idéias de outros linguistas aplicados brasileiros, mas também seus estudos empíricos a fim de que uma visão mais precisa do conhecimento docente na área de formação de professor de língua inglesa possa ser delineada no Brasil.engLiteraturaProfessores de inglêsFormaçãoLinguistica aplicadaTeacher knowledge in english language teacher education: weaving its meaning in the writings of three brazilian applied linguistsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL270765.pdfapplication/pdf607810https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93004/1/270765.pdf81d4d6f61fd8f23bb6ba97d6ba9eee28MD51TEXT270765.pdf.txt270765.pdf.txtExtracted Texttext/plain448470https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93004/2/270765.pdf.txta54bff410ad957b76c10c511702693b5MD52THUMBNAIL270765.pdf.jpg270765.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93004/3/270765.pdf.jpg14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33aMD53123456789/930042013-04-30 21:41:30.92oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93004Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T00:41:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teacher knowledge in english language teacher education: weaving its meaning in the writings of three brazilian applied linguists
title Teacher knowledge in english language teacher education: weaving its meaning in the writings of three brazilian applied linguists
spellingShingle Teacher knowledge in english language teacher education: weaving its meaning in the writings of three brazilian applied linguists
Silva, Marimar da
Literatura
Professores de inglês
Formação
Linguistica aplicada
title_short Teacher knowledge in english language teacher education: weaving its meaning in the writings of three brazilian applied linguists
title_full Teacher knowledge in english language teacher education: weaving its meaning in the writings of three brazilian applied linguists
title_fullStr Teacher knowledge in english language teacher education: weaving its meaning in the writings of three brazilian applied linguists
title_full_unstemmed Teacher knowledge in english language teacher education: weaving its meaning in the writings of three brazilian applied linguists
title_sort Teacher knowledge in english language teacher education: weaving its meaning in the writings of three brazilian applied linguists
author Silva, Marimar da
author_facet Silva, Marimar da
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marimar da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Gloria
contributor_str_mv Gil, Gloria
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura
Professores de inglês
Formação
Linguistica aplicada
topic Literatura
Professores de inglês
Formação
Linguistica aplicada
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T15:06:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T15:06:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-24T15:06:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93004
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 270765
identifier_str_mv 270765
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93004
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93004/1/270765.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93004/2/270765.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93004/3/270765.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 81d4d6f61fd8f23bb6ba97d6ba9eee28
a54bff410ad957b76c10c511702693b5
14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805387426660352