Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235197 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3054 |
id |
UFSC_35dd9c55351eba97d70390dff55a2434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235197 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970Ensino SecundárioLivro DidáticoGeometriaMovimento da Matemática ModernaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3054Neste artigo buscou-se compreender as propostas para o ensino de geometria e as orientações para professores a partir da análise da coleção Matemática: Segundo ciclo, ensino atualizado e o Guia do Professor – material auxiliar da coleção -, além da legislação em vigor na época e depoimentos dos autores dos livros didáticos analisados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa histórica, que considera como aportes teórico-metodológicos os fundamentos da História Cultural com autores como Chartier (1990) e Choppin (2004). Ao final desse trabalho, concluímos que a geometria proposta e as orientações direcionadas para o professor, que ensina essa disciplina, contemplam as orientações de fóruns científicos nacionais e internacionais, que propunham o ensino de Geometria com introdução das estruturas de grupo e espaço vetorial por meio das transformações geométricas. A publicação da coleção também contempla fichas que se caracterizam como estratégias didáticas, organizadas com a sugestão da realização de um diálogo entre professor e aluno, partindo de noções intuitivas e conhecidas até a formalização dos conceitos geométricos.Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)2022-05-28T20:07:58Z2022-05-28T20:07:58Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Sidnéia Almeida; GOMES, Larissa Pinca Sarro; SILVA, Martha Raissa Iane Santana da. Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-21, 2021.2179-426Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235197Silva, Sidnéia AlmeidaGomes, Larissa Pinca SarroSilva, Martha Raissa Iane Santana Daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:07:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235197Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:07:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970 |
title |
Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970 |
spellingShingle |
Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970 Silva, Sidnéia Almeida Ensino Secundário Livro Didático Geometria Movimento da Matemática Moderna |
title_short |
Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970 |
title_full |
Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970 |
title_fullStr |
Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970 |
title_full_unstemmed |
Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970 |
title_sort |
Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970 |
author |
Silva, Sidnéia Almeida |
author_facet |
Silva, Sidnéia Almeida Gomes, Larissa Pinca Sarro Silva, Martha Raissa Iane Santana Da |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Larissa Pinca Sarro Silva, Martha Raissa Iane Santana Da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sidnéia Almeida Gomes, Larissa Pinca Sarro Silva, Martha Raissa Iane Santana Da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Secundário Livro Didático Geometria Movimento da Matemática Moderna |
topic |
Ensino Secundário Livro Didático Geometria Movimento da Matemática Moderna |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3054 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08 2022-05-28T20:07:58Z 2022-05-28T20:07:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Sidnéia Almeida; GOMES, Larissa Pinca Sarro; SILVA, Martha Raissa Iane Santana da. Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-21, 2021. 2179-426X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235197 |
identifier_str_mv |
SILVA, Sidnéia Almeida; GOMES, Larissa Pinca Sarro; SILVA, Martha Raissa Iane Santana da. Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-21, 2021. 2179-426X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651892039876608 |