Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85974
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
id UFSC_3696983c2994180bcf571a8035e02b3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85974
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusãoPsicologiaFracasso escolarAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia18 crianças com história de fracasso escolar participaram de um programa de ensino coletivo de discriminações condicionais onde os modelos eram palavras faladas e os estímulos de comparação eram palavras impressas.. Novas discriminações eram ensinadas por "exclusão": uma palavra impressa nova era apresentada como modelo. Essas palavras de ensino eram retiradas de um texto musical e cantadas no grupo experimental, para verificar se a música aceleraria o comportamento de generalização, jogos foram utilizados durante etapas do procedimento. Testes eram conduzidos para verificar se as crianças desenvolviam, sem ser diretamente ensinadas, os repertórios de: a)relacionar as palavras impressas com os desenhos correspondentes (o que indicaria a formação de classes de estímulos equivalentes, envolvendo palavras impressas, palavras ditadas e desenhos); b) ler oralmente e escrever as palavras ensinadas; c) ler oralmente e escrever novas palavras envolvendo recombinação das sílabas das palavras ensinadas (generalização de leituraOs resultados mostram que a aprendizagem de relações entre palavras ditadas e palavras impressas pode produzir a leitura com compreensão; o desenvolvimento da leitura generalizada independente da variável música (fenômeno núcleo da pesquisa-palavras retiradas de um texto musical e cantadas nos grupos experimentais) pode ser interpretado em termos da aquisição de controle por unidades textuais mínimas.Florianópolis, SCMedeiros, José GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício2012-10-21T01:56:28Z2012-10-21T01:56:28Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f.| il.application/pdf202163http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85974porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T19:05:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85974Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T19:05:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão
title Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão
spellingShingle Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão
Rodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício
Psicologia
Fracasso escolar
Aprendizagem
title_short Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão
title_full Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão
title_fullStr Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão
title_full_unstemmed Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão
title_sort Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão
author Rodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício
author_facet Rodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, José Gonçalves
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Fracasso escolar
Aprendizagem
topic Psicologia
Fracasso escolar
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T01:56:28Z
2012-10-21T01:56:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 202163
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85974
identifier_str_mv 202163
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652277008826368