Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85974 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
id |
UFSC_3696983c2994180bcf571a8035e02b3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85974 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusãoPsicologiaFracasso escolarAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia18 crianças com história de fracasso escolar participaram de um programa de ensino coletivo de discriminações condicionais onde os modelos eram palavras faladas e os estímulos de comparação eram palavras impressas.. Novas discriminações eram ensinadas por "exclusão": uma palavra impressa nova era apresentada como modelo. Essas palavras de ensino eram retiradas de um texto musical e cantadas no grupo experimental, para verificar se a música aceleraria o comportamento de generalização, jogos foram utilizados durante etapas do procedimento. Testes eram conduzidos para verificar se as crianças desenvolviam, sem ser diretamente ensinadas, os repertórios de: a)relacionar as palavras impressas com os desenhos correspondentes (o que indicaria a formação de classes de estímulos equivalentes, envolvendo palavras impressas, palavras ditadas e desenhos); b) ler oralmente e escrever as palavras ensinadas; c) ler oralmente e escrever novas palavras envolvendo recombinação das sílabas das palavras ensinadas (generalização de leituraOs resultados mostram que a aprendizagem de relações entre palavras ditadas e palavras impressas pode produzir a leitura com compreensão; o desenvolvimento da leitura generalizada independente da variável música (fenômeno núcleo da pesquisa-palavras retiradas de um texto musical e cantadas nos grupos experimentais) pode ser interpretado em termos da aquisição de controle por unidades textuais mínimas.Florianópolis, SCMedeiros, José GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício2012-10-21T01:56:28Z2012-10-21T01:56:28Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 f.| il.application/pdf202163http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85974porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T19:05:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85974Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T19:05:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão |
title |
Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão |
spellingShingle |
Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão Rodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício Psicologia Fracasso escolar Aprendizagem |
title_short |
Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão |
title_full |
Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão |
title_fullStr |
Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão |
title_full_unstemmed |
Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão |
title_sort |
Música e jogos num contexto coletivo de ensino usando procedimento de exclusão |
author |
Rodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício |
author_facet |
Rodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, José Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Cristina Cardoso Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Fracasso escolar Aprendizagem |
topic |
Psicologia Fracasso escolar Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-21T01:56:28Z 2012-10-21T01:56:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
202163 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85974 |
identifier_str_mv |
202163 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
122 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652277008826368 |