INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190527 |
Resumo: | As pessoas veem priorizando, cada dia mais, a qualidade de vida nos mais diversos locais de trabalho. A qualidade de vida no trabalho (QVT) pode ser analisada a partir de alguns indicadores e fatores que ajudam a avaliar o ambiente de trabalho e as pessoas que nele atuam. Além disso, as características pessoais também interferem no nível de percepção de QVT. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a inteligência emocional (IE) e os fatores de Qualidade de Vida no Trabalho de docentes de instituições federais de ensino superior do Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário composto de escalas para identificar algumas variáveis de diferenças individuais e os fatores de QVT. O instrumento de pesquisa foi enviado via Survey Monkey aos professores universitários de dezesseis instituições federais ensino superior das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. Depois de baixados, os dados foram analisados através do software SPSS versão 21. Após a análise percebe-se que a IE pode ser analisada a partir de 5 componentes bem-estar, auto-controle, emocionalidade, sociabilidade e reconhecimento de emoções. Observou-se que existem correlações significativas entre a Inteligência Emocional e os fatores de QVT. Além disso, existem relações significativas entre os eventos marcantes, a IE e os fatores de QVT. |
id |
UFSC_37b30ecd2a6eba9bb1661206a246bde0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190527 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASILAs pessoas veem priorizando, cada dia mais, a qualidade de vida nos mais diversos locais de trabalho. A qualidade de vida no trabalho (QVT) pode ser analisada a partir de alguns indicadores e fatores que ajudam a avaliar o ambiente de trabalho e as pessoas que nele atuam. Além disso, as características pessoais também interferem no nível de percepção de QVT. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a inteligência emocional (IE) e os fatores de Qualidade de Vida no Trabalho de docentes de instituições federais de ensino superior do Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário composto de escalas para identificar algumas variáveis de diferenças individuais e os fatores de QVT. O instrumento de pesquisa foi enviado via Survey Monkey aos professores universitários de dezesseis instituições federais ensino superior das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. Depois de baixados, os dados foram analisados através do software SPSS versão 21. Após a análise percebe-se que a IE pode ser analisada a partir de 5 componentes bem-estar, auto-controle, emocionalidade, sociabilidade e reconhecimento de emoções. Observou-se que existem correlações significativas entre a Inteligência Emocional e os fatores de QVT. Além disso, existem relações significativas entre os eventos marcantes, a IE e os fatores de QVT.INPEAU/UFSC2018-10-16T15:23:50Z2018-10-16T15:23:50Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190527Boas, Ana Alice VilasMorin, Estelle M.porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T15:23:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190527Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T15:23:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title |
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
spellingShingle |
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL Boas, Ana Alice Vilas |
title_short |
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_full |
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_fullStr |
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
title_sort |
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
author |
Boas, Ana Alice Vilas |
author_facet |
Boas, Ana Alice Vilas Morin, Estelle M. |
author_role |
author |
author2 |
Morin, Estelle M. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boas, Ana Alice Vilas Morin, Estelle M. |
description |
As pessoas veem priorizando, cada dia mais, a qualidade de vida nos mais diversos locais de trabalho. A qualidade de vida no trabalho (QVT) pode ser analisada a partir de alguns indicadores e fatores que ajudam a avaliar o ambiente de trabalho e as pessoas que nele atuam. Além disso, as características pessoais também interferem no nível de percepção de QVT. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a inteligência emocional (IE) e os fatores de Qualidade de Vida no Trabalho de docentes de instituições federais de ensino superior do Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário composto de escalas para identificar algumas variáveis de diferenças individuais e os fatores de QVT. O instrumento de pesquisa foi enviado via Survey Monkey aos professores universitários de dezesseis instituições federais ensino superior das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. Depois de baixados, os dados foram analisados através do software SPSS versão 21. Após a análise percebe-se que a IE pode ser analisada a partir de 5 componentes bem-estar, auto-controle, emocionalidade, sociabilidade e reconhecimento de emoções. Observou-se que existem correlações significativas entre a Inteligência Emocional e os fatores de QVT. Além disso, existem relações significativas entre os eventos marcantes, a IE e os fatores de QVT. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-16T15:23:50Z 2018-10-16T15:23:50Z 2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-05-9 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190527 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-05-9 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652137689776128 |