Enunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Djeison
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211659
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
id UFSC_38732ff0d4a2cdd91e7687e9ac55215b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211659
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMachado, DjeisonDuarte, Claudia Glavam2020-08-20T05:57:15Z2020-08-20T05:57:15Z2019362437https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211659Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.A partir dos textos publicados nos anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEMs), foi produzida uma análise do discurso baseada no referencial teórico do filósofo Michel Foucault sobre o currículo de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos. Ficou evidenciado dois enunciados naturalizados como verdades na Educação Matemática de Jovens e Adultos, um sobre o ensino de Matemática através de contextualizações relacionadas ao cotidiano dos estudantes e outro sobre o papel da Matemática como instrumental para o exercício da cidadania. Com a contribuição de outros pensadores como Maria da Conceição Fonseca, Veiga-Neto, Corazza, Gallo, Almeida e Bauman, foram realizadas discussões sobre as características dos sujeitos da EJA, sobre a constituição dos sujeitos na sociedade moderno líquida e sobre as implicações dos discursos curriculares para a discussão dos dois enunciados evidenciados: (1) o currículo de Matemática deve estar relacionado com o cotidiano dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos e (2) o currículo de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos deve instrumentalizar para a construção da cidadania. A análise mostrou que os discursos da Educação Matemática sobre o currículo de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos se sustentam em verdades naturalizadas sobre a aplicação dos conhecimentos matemáticos a realidade cotidiana dos estudantes e sobre o papel da Matemática como instrumento que habilita os sujeitos ao exercício da cidadania.<br>Abstract : From the texts published in the annals of the National Meetings of Mathematical Education (ENEMs), an analysis of the discourse was produced based on the theoretical reference of the philosopher Michel Foucault on the curriculum of Mathematics for the Education of Young and Adults. It was evidenced two naturalized statements as truths in Mathematics Education of Young and Adult, one on the teaching of Mathematics through contextualizations related to the daily life of students and another on the role of Mathematics as an instrument for the exercise of citizenship. With the contribution of other thinkers such as Maria da Conceição Fonseca, Veiga-Neto, Corazza, Gallo, Almeida and Bauman, discussions were held on the characteristics of the subjects of the EJA, on the constitution of the subjects in the modern society net and on the implications of the speeches (1) the Mathematics curriculum must be related to the daily life of the students of Youth and Adult Education and (2) the Mathematics curriculum for the Education of Young and Adults should instrumentalize for the construction of citizenship. The analysis showed that the Mathematics Education discourses on the Mathematics curriculum for the Education of Youths and Adults are based on naturalized truths about the application of mathematical knowledge to the everyday reality of the students and about the role of Mathematics as an instrument that enables the subjects to exercise of citizenship.122 p.| il., gráfs.porEducação científica e tecnológicaMatemáticaEducação de jovens e adultosEnunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPECT0396-D.pdfPECT0396-D.pdfapplication/pdf1037520https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211659/-1/PECT0396-D.pdf39afa17d2bb9cd49b4b0634486813ec9MD5-1123456789/2116592020-08-20 02:57:15.288oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211659Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:57:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Enunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultos
title Enunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultos
spellingShingle Enunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultos
Machado, Djeison
Educação científica e tecnológica
Matemática
Educação de jovens e adultos
title_short Enunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultos
title_full Enunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultos
title_fullStr Enunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Enunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultos
title_sort Enunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultos
author Machado, Djeison
author_facet Machado, Djeison
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Djeison
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, Claudia Glavam
contributor_str_mv Duarte, Claudia Glavam
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Educação de jovens e adultos
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Educação de jovens e adultos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-20T05:57:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-20T05:57:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211659
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 362437
identifier_str_mv 362437
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211659/-1/PECT0396-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39afa17d2bb9cd49b4b0634486813ec9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804920570216448