PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201944 |
Resumo: | Estudo analisa as práticas de marketing interno de uma instituição de ensino, na perspectiva de docentes e gestores de cursos. Trata-se de estudo descritivo, survey e na forma de estudo de caso. A coleta de dados aconteceu por meio de questionário autoadministrado e os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatísticas descritivas, Cluster Analysis e teste U de Mann Whitney. Resultados apontam que as práticas de marketing interno mais utilizadas são: desenvolvimento de cultura organizacional e de ensino; relacionamento instituição-funcionários; integração/diálogo entre coordenadores e docentes; uso de canais de comunicação interna e desenvolvimento do clima organizacional. A maioria dos funcionários está moderadamente satisfeita com as práticas de marketing interno da instituição, e três segmentos de funcionários foram identificados: os satisfeitos, os moderadamente satisfeitos e os insatisfeitos. Estudo apresenta várias evidências empíricas sobre o tema no âmbito de uma instituição de ensino brasileira (contexto com carência de estudos) e revela a existência de diferença estatística entre as opiniões dos funcionários em função do cargo e regime de trabalho. Mostra, também, como a técnica de segmentação de mercado pode ser aplicada junto ao público interno. |
id |
UFSC_3b7f1f4029ff97fc8d1c665d5af19ada |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201944 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINOEstudo analisa as práticas de marketing interno de uma instituição de ensino, na perspectiva de docentes e gestores de cursos. Trata-se de estudo descritivo, survey e na forma de estudo de caso. A coleta de dados aconteceu por meio de questionário autoadministrado e os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatísticas descritivas, Cluster Analysis e teste U de Mann Whitney. Resultados apontam que as práticas de marketing interno mais utilizadas são: desenvolvimento de cultura organizacional e de ensino; relacionamento instituição-funcionários; integração/diálogo entre coordenadores e docentes; uso de canais de comunicação interna e desenvolvimento do clima organizacional. A maioria dos funcionários está moderadamente satisfeita com as práticas de marketing interno da instituição, e três segmentos de funcionários foram identificados: os satisfeitos, os moderadamente satisfeitos e os insatisfeitos. Estudo apresenta várias evidências empíricas sobre o tema no âmbito de uma instituição de ensino brasileira (contexto com carência de estudos) e revela a existência de diferença estatística entre as opiniões dos funcionários em função do cargo e regime de trabalho. Mostra, também, como a técnica de segmentação de mercado pode ser aplicada junto ao público interno.2019-11-26T15:14:29Z2019-11-26T15:14:29Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201944SARQUIS, ALÉSSIO BESSAMATOS, OSVAIR ALMEIDASOARES, JOÃO COELHOBORGES, GLAUCO JOSÉ RIBEIRONASCIMENTO, ALDUS MARCELO DA SILVAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T15:14:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201944Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T15:14:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO |
title |
PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO |
spellingShingle |
PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SARQUIS, ALÉSSIO BESSA |
title_short |
PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO |
title_full |
PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO |
title_fullStr |
PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO |
title_sort |
PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO |
author |
SARQUIS, ALÉSSIO BESSA |
author_facet |
SARQUIS, ALÉSSIO BESSA MATOS, OSVAIR ALMEIDA SOARES, JOÃO COELHO BORGES, GLAUCO JOSÉ RIBEIRO NASCIMENTO, ALDUS MARCELO DA SILVA |
author_role |
author |
author2 |
MATOS, OSVAIR ALMEIDA SOARES, JOÃO COELHO BORGES, GLAUCO JOSÉ RIBEIRO NASCIMENTO, ALDUS MARCELO DA SILVA |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SARQUIS, ALÉSSIO BESSA MATOS, OSVAIR ALMEIDA SOARES, JOÃO COELHO BORGES, GLAUCO JOSÉ RIBEIRO NASCIMENTO, ALDUS MARCELO DA SILVA |
description |
Estudo analisa as práticas de marketing interno de uma instituição de ensino, na perspectiva de docentes e gestores de cursos. Trata-se de estudo descritivo, survey e na forma de estudo de caso. A coleta de dados aconteceu por meio de questionário autoadministrado e os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatísticas descritivas, Cluster Analysis e teste U de Mann Whitney. Resultados apontam que as práticas de marketing interno mais utilizadas são: desenvolvimento de cultura organizacional e de ensino; relacionamento instituição-funcionários; integração/diálogo entre coordenadores e docentes; uso de canais de comunicação interna e desenvolvimento do clima organizacional. A maioria dos funcionários está moderadamente satisfeita com as práticas de marketing interno da instituição, e três segmentos de funcionários foram identificados: os satisfeitos, os moderadamente satisfeitos e os insatisfeitos. Estudo apresenta várias evidências empíricas sobre o tema no âmbito de uma instituição de ensino brasileira (contexto com carência de estudos) e revela a existência de diferença estatística entre as opiniões dos funcionários em função do cargo e regime de trabalho. Mostra, também, como a técnica de segmentação de mercado pode ser aplicada junto ao público interno. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T15:14:29Z 2019-11-26T15:14:29Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201944 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823041429985820672 |