Práticas Contemporâneas de Marketing na Perspectiva Relacional em Empresas de Serviços de Contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarquis, Aléssio Bessa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hoeckesfeld, Lenoir, Cittadin, Jackson, Lenzi, Fernando César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/1815
Resumo: Objetivo: Este estudo analisou as práticas contemporâneas de marketing, na perspectiva relacional, de empresas de contabilidade, segundo dimensões propostas por Coviello et al. (1997; 2001).Método: Trata-se de estudo quantitativo, descritivo, na forma de levantamento de campo e com dados analisados por técnicas de estatística descritiva e teste U de Mann-Whitner.Originalidade/relevância: A atual dinâmica dos mercados de serviços transformou as práticas de marketing das empresas, favorecendo o uso de novos métodos/táticas; mas há pouca compreensão sobre a diversidade de práticas utilizadas e sobre eventuais diferenças no uso de determinadas práticas em função do perfil da empresa. Há, também, carência de estudos no contexto brasileiro, especialmente em setores como de empresas de contabilidade.Resultados: Os resultados revelaram que as empresas pesquisadas investem mais em práticas de marketing de banco de dados e marketing de interação; e que as métricas de marketing mais utilizadas são satisfação de clientes, retenção de clientes e conquista de novos clientes. Revelou, também, a existência de três segmentos de empresas, e que há diferença em algumas práticas de marketing em função do perfil da empresa.Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo se destaca pela mensuração das práticas de marketing na perspectiva de gestores, e por revelar que as pequenas empresas podem investir mais em marketing digital e marketing em rede; contribuiu, ainda, para ampliar o entendimento sobre o tema, a partir de evidências empíricas da realidade brasileira e por revelar diferenças nas práticas de marketing em função do tempo de existência e do mercado-alvo da empresa.
id UNB-21_e94382882a690138c41402ff97a22a97
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/1815
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling Práticas Contemporâneas de Marketing na Perspectiva Relacional em Empresas de Serviços de ContabilidadePráticas contemporâneas de marketingMarketing de relacionamentoServiços profissionaisContabilidade.Objetivo: Este estudo analisou as práticas contemporâneas de marketing, na perspectiva relacional, de empresas de contabilidade, segundo dimensões propostas por Coviello et al. (1997; 2001).Método: Trata-se de estudo quantitativo, descritivo, na forma de levantamento de campo e com dados analisados por técnicas de estatística descritiva e teste U de Mann-Whitner.Originalidade/relevância: A atual dinâmica dos mercados de serviços transformou as práticas de marketing das empresas, favorecendo o uso de novos métodos/táticas; mas há pouca compreensão sobre a diversidade de práticas utilizadas e sobre eventuais diferenças no uso de determinadas práticas em função do perfil da empresa. Há, também, carência de estudos no contexto brasileiro, especialmente em setores como de empresas de contabilidade.Resultados: Os resultados revelaram que as empresas pesquisadas investem mais em práticas de marketing de banco de dados e marketing de interação; e que as métricas de marketing mais utilizadas são satisfação de clientes, retenção de clientes e conquista de novos clientes. Revelou, também, a existência de três segmentos de empresas, e que há diferença em algumas práticas de marketing em função do perfil da empresa.Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo se destaca pela mensuração das práticas de marketing na perspectiva de gestores, e por revelar que as pequenas empresas podem investir mais em marketing digital e marketing em rede; contribuiu, ainda, para ampliar o entendimento sobre o tema, a partir de evidências empíricas da realidade brasileira e por revelar diferenças nas práticas de marketing em função do tempo de existência e do mercado-alvo da empresa.Contabilidade Gestão e Governança2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/181510.51341/1984-3925_2019v22n1a4Contabilidade Gestão e Governança; v. 22 n. 1 (2019); 59-841984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/1815/pdfCopyright (c) 2019 Revista Contabilidade, Gestão e Governançainfo:eu-repo/semantics/openAccessSarquis, Aléssio BessaHoeckesfeld, LenoirCittadin, JacksonLenzi, Fernando César2019-09-03T11:06:25Zoai:oai.jamg.cloud:article/1815Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2019-09-03T11:06:25Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Contemporâneas de Marketing na Perspectiva Relacional em Empresas de Serviços de Contabilidade
title Práticas Contemporâneas de Marketing na Perspectiva Relacional em Empresas de Serviços de Contabilidade
spellingShingle Práticas Contemporâneas de Marketing na Perspectiva Relacional em Empresas de Serviços de Contabilidade
Sarquis, Aléssio Bessa
Práticas contemporâneas de marketing
Marketing de relacionamento
Serviços profissionais
Contabilidade.
title_short Práticas Contemporâneas de Marketing na Perspectiva Relacional em Empresas de Serviços de Contabilidade
title_full Práticas Contemporâneas de Marketing na Perspectiva Relacional em Empresas de Serviços de Contabilidade
title_fullStr Práticas Contemporâneas de Marketing na Perspectiva Relacional em Empresas de Serviços de Contabilidade
title_full_unstemmed Práticas Contemporâneas de Marketing na Perspectiva Relacional em Empresas de Serviços de Contabilidade
title_sort Práticas Contemporâneas de Marketing na Perspectiva Relacional em Empresas de Serviços de Contabilidade
author Sarquis, Aléssio Bessa
author_facet Sarquis, Aléssio Bessa
Hoeckesfeld, Lenoir
Cittadin, Jackson
Lenzi, Fernando César
author_role author
author2 Hoeckesfeld, Lenoir
Cittadin, Jackson
Lenzi, Fernando César
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarquis, Aléssio Bessa
Hoeckesfeld, Lenoir
Cittadin, Jackson
Lenzi, Fernando César
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas contemporâneas de marketing
Marketing de relacionamento
Serviços profissionais
Contabilidade.
topic Práticas contemporâneas de marketing
Marketing de relacionamento
Serviços profissionais
Contabilidade.
description Objetivo: Este estudo analisou as práticas contemporâneas de marketing, na perspectiva relacional, de empresas de contabilidade, segundo dimensões propostas por Coviello et al. (1997; 2001).Método: Trata-se de estudo quantitativo, descritivo, na forma de levantamento de campo e com dados analisados por técnicas de estatística descritiva e teste U de Mann-Whitner.Originalidade/relevância: A atual dinâmica dos mercados de serviços transformou as práticas de marketing das empresas, favorecendo o uso de novos métodos/táticas; mas há pouca compreensão sobre a diversidade de práticas utilizadas e sobre eventuais diferenças no uso de determinadas práticas em função do perfil da empresa. Há, também, carência de estudos no contexto brasileiro, especialmente em setores como de empresas de contabilidade.Resultados: Os resultados revelaram que as empresas pesquisadas investem mais em práticas de marketing de banco de dados e marketing de interação; e que as métricas de marketing mais utilizadas são satisfação de clientes, retenção de clientes e conquista de novos clientes. Revelou, também, a existência de três segmentos de empresas, e que há diferença em algumas práticas de marketing em função do perfil da empresa.Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo se destaca pela mensuração das práticas de marketing na perspectiva de gestores, e por revelar que as pequenas empresas podem investir mais em marketing digital e marketing em rede; contribuiu, ainda, para ampliar o entendimento sobre o tema, a partir de evidências empíricas da realidade brasileira e por revelar diferenças nas práticas de marketing em função do tempo de existência e do mercado-alvo da empresa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/1815
10.51341/1984-3925_2019v22n1a4
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/1815
identifier_str_mv 10.51341/1984-3925_2019v22n1a4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/1815/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Contabilidade, Gestão e Governança
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Contabilidade, Gestão e Governança
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 22 n. 1 (2019); 59-84
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315268096655360