Educação permanente e integração ensino-serviço na perspectiva dos enfermeiros do serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tombini, Larissa Hermes Thomas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93918
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2010
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A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) articulada aos princípios pedagógicos de Paulo Freire fundamentaram teoricamente a trajetória da pesquisa, esta, desenvolvida com um grupo de 13 enfermeiros que atuam em serviços de saúde onde foram realizadas, nos anos de 2007 e 2008, atividades acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem da Unochapecó. Como estratégias para coleta de dados foram realizadas 05 oficinas durante os meses de junho a agosto de 2009. A análise dos dados foi realizada seguindo os passos da Análise Temática proposta por Minayo: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Desta análise emergiram 3 categorias subdivididas em 3 sub-categorias/cada: 1) "A construção do conhecimento como processo de educação permanente": a aceitação como um dos fatores condicionantes do processo educativo; a valorização do conhecimento anterior e a troca como 'meios' para o novo conhecimento; e a aprendizagem significativa, a partir da realidade e necessidades identificadas. 2) "Níveis de integração ensino-serviço": Eu, enfermeiro: "expectador"; Eu, enfermeiro: envolvido no processo/ensinando; e Eu, enfermeiro: comprometido com a proposta/aprendendo. 3) "Educação Permanente em Saúde - o ato final": atores/autores invisíveis: docentes ausentes; a equipe de saúde mediando o processo integrativo; e a condução e direção pelos gestores/instituição do serviço. Apontamos para os diferentes níveis de envolvimento dos atores/autores nos espaços de integração, determinantes no estabelecimento e desenvolvimento efetivos das relações de integração ensino-serviço e na educação permanente em saúde, o que atenta para o resgate e para a valorização dos profissionais para participação, reflexão e construção coletiva. Identificamos que o desenvolvimento de projetos aprovados no Pró-Saúde e PET-Saúde tem sido apontados como oportunidades de educação permanente, com destaque às pesquisas emergidas da realidade e necessidades dos serviços. No entanto, a construção de projetos e propostas conjuntas de fortalecimento de relações e desenvolvimento profissional em saúde constitui, ainda, desafio a ser superado. Esta pesquisa suscita reflexões acerca dos processos de educação permanente em saúde e integração entre serviços de saúde e instituições de ensino superior, bem como traz subsídios para a reavaliação e construção coletiva de novas estratégias de aproximação e efetivação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e de desenvolvimento dos profissionais dos serviços, em âmbito municipal.This is a Convergent-Assisting Research which had as its aims to identify the comprehension from the Health Basic Units nurses at the Chapecó County about the permanent education in health and the teaching-service integration analyzing their perspectives about the contributions from the integration in teaching-service to the process of professional permanent education. The National Politics from the Health Permanent Education articulated to the pedagogical principles of Paulo Freire theoretically guided the research trajectory which has been developed in a group of 13 nurses who work in health services where academic activities where made in the Nursing Graduating Course from Unochapecó, in the years of 2007 and 2008. As data assessment strategies it was held 05 workshops during the months of July to August from 2009. The data analysis was made following the steps from the Thematic Analysis proposed by Minayo: pre-analysis; material exploration and treatment of gained results and their interpretation. From this analysis emerged 3 categories subdivided into 03 subcategories each: 1) "the knowledge building as a process of permanent education": the acceptance as one of the conditioning factors of the educating process; the valorization of previous knowledge and the exchange as a "means" to the new knowledge; and the meaningful learning from the reality and the necessity identified. 2) "Levels of teaching-service integration": Me, nurse: "observer"; Me, nurse: involved in the process/ teaching and Me, nurse: aligned to the process/learning. 3) "Permanent Education in Health - the final act": invisible actors/authors: absent teachers; the health staff mediating the integrating process; and the guidance and direction by the managers/institution from the service. We appoint to the different levels of engagement from the actors/authors in the integration spaces determinant on the effective establishing and development from the teaching-service integration relationships and on the permanent education in health which calls the attention to the redemption and to the professional valorizing to the participation, reflection and group building. It was identified that on the project developments approved on the Pro-Health and on the PET-health it has been highlighted as opportunities of permanent education, with distinction to the researches emerged from the service reality and necessities. However, the building of projects and conjoined proposals of relationship strengthening and professional development in health is, still, a challenge to be overcome. This research raises reflections around the process of permanent education in health and integration between health services and superior teaching institutions as well as brings subsidies to the reevaluation and group building from new strategies of approximation and rendering effective of the National Politics from the Health Permanent Education and the development of the professionals of service in municipal compass.Reibnitz, Kenya SchmidtKleba, Maria ElisabethUniversidade Federal de Santa CatarinaTombini, Larissa Hermes Thomas2012-10-25T04:40:31Z2012-10-25T04:40:31Z2012-10-25T04:40:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis177 p.| il., grafs.application/pdf279397http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93918porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T19:28:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93918Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T19:28:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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