Sequência de ensino investigativa no ensino de microbiologia: uma proposta para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Keli Adriana Campos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214249
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
id UFSC_3f0e8c8b959c0e7d9ab55e5053c0dd9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214249
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sequência de ensino investigativa no ensino de microbiologia: uma proposta para o ensino médioBiologiaMicrobiologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.O ensino da Microbiologia nos livros didáticos de Biologia acaba dando uma maior ênfase aos aspectos patogênicos, apesar de a maioria não ser patogênica, e por se tratar de organismos invisíveis a olho nu, os conteúdos acabam sendo trabalhados de uma maneira descontextualizada, abstrata e quase que exclusivamente teórica, devido à baixa disponibilidade de materiais e infraestrutura das escolas. Diante disso é importante que o professor desenvolva novas estratégias didáticas que auxiliem os discentes na compreensão da Microbiologia e principalmente contextualizem os assuntos estudados com o seu cotidiano. Uma abordagem possível para promover a autonomia e senso crítico dos estudantes por meio de práticas da cultura científica é o ensino por investigação. Sendo assim desenvolvemos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), baseada nos trabalhos das autoras Anna Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia Helena Sasseron, que visam promover a Alfabetização Científica dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de uma SEI no ensino da Microbiologia para a promoção da Alfabetização Científica dos estudantes de Ensino Médio. Para isto, a partir da revisão bibliográfica sobre o tema, elaboramos e aplicamos uma SEI para o ensino da Microbiologia em uma escola pública do Estado de Santa Catarina, a coleta dos dados ocorreu por meio de gravações de áudio e dos registros elaborados pelos alunos. Mediante a seleção de alguns registros escritos realizamos a análise por meio dos Indicadores de Alfabetização Científica e do modelo de construção de argumento proposto por Toulmin. De acordo com nossos dados, segundo os critérios citados anteriormente, é possível que a SEI tenha contribuído positivamente no processo de Alfabetização Científica.Abstract: The teaching of Microbiology in Biology textbooks ends up giving greater emphasis to the pathogenic aspects, even though the majority is not pathogenic, and because they are invisible organisms to the naked eye, the contents end up being worked in a decontextualized, abstract and almost exclusively theoretical way, due to the low availability of materials and the infrastructure of schools. Because of that, it is important that the teacher develop new didactic strategies that help students in the understanding of Microbiology and mainly contextualize the studied subjects with their everyday life. A possible approach to promote students' autonomy and critical sense through practices of scientific culture is by research teaching. Thus, it was developed a Sequence of Investigative Teaching (SIT), based on the works of the authors Anna Maria Pessoa de Carvalho and Lúcia Helena Sasseron, who aim to promote the Scientific Literacy of the students. The present work has the objective of analyzing the contributions of the SIT in the teaching of Microbiology for the promotion of Scientific Literacy of high school students. For this, based on the bibliographic review on the subject, it was elaborated and applied a SIT for the teaching of Microbiology in a public school in the State of Santa Catarina, the data collection was done through audio recordings and also through records elaborated by the students. Through the selection of some written records it was performed the analysis by Scientific Literacy Indicators and the argument construction model proposed by Toulmin. According to our data, based on the criteria mentioned above, it is possible that the SIT contributed positively to the process of Scientific Literacy.Mazzon, Ricardo RuizUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Keli Adriana Campos2020-10-21T21:02:47Z2020-10-21T21:02:47Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 p.| il., gráfs.application/pdf369708https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214249porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:02:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214249Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:02:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência de ensino investigativa no ensino de microbiologia: uma proposta para o ensino médio
title Sequência de ensino investigativa no ensino de microbiologia: uma proposta para o ensino médio
spellingShingle Sequência de ensino investigativa no ensino de microbiologia: uma proposta para o ensino médio
Gonçalves, Keli Adriana Campos
Biologia
Microbiologia
title_short Sequência de ensino investigativa no ensino de microbiologia: uma proposta para o ensino médio
title_full Sequência de ensino investigativa no ensino de microbiologia: uma proposta para o ensino médio
title_fullStr Sequência de ensino investigativa no ensino de microbiologia: uma proposta para o ensino médio
title_full_unstemmed Sequência de ensino investigativa no ensino de microbiologia: uma proposta para o ensino médio
title_sort Sequência de ensino investigativa no ensino de microbiologia: uma proposta para o ensino médio
author Gonçalves, Keli Adriana Campos
author_facet Gonçalves, Keli Adriana Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mazzon, Ricardo Ruiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Keli Adriana Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Microbiologia
topic Biologia
Microbiologia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:02:47Z
2020-10-21T21:02:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369708
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214249
identifier_str_mv 369708
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652049872584704