Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucas da Silva de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rodrigues, Louise da Silva, Cerqueira, Thaina Aparecida Pereira Moura, Oliveira, Águida Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44674
Resumo: A falta de recursos e equipamentos nas escolas públicas leva a um ensino unidirecional centrado no professor, e repercute em baixo interesse por parte dos alunos na área de Ciências. A pandemia de COVID-19 realçou a necessidade de alfabetização científica na sociedade, principalmente nos indivíduos em idade escolar. O objetivo deste estudo se concentra em melhorar a alfabetização científica dos alunos do ensino médio em microbiologia por meio do ensino por investigação, apresentando uma opção de baixo a médio custo para apresentar aulas práticas de Microbiologia. Foram realizados dois experimentos em turmas noturnas do ensino médio no Rio de Janeiro, utilizando uma abordagem de ensino por investigação com atividades práticas, utilizando semeadura em meios de cultura básicos. Os resultados indicaram que essa metodologia envolveu ativamente os alunos, tornando-os protagonistas do aprendizado, permitindo-lhes explorar conceitos microbiológicos de maneira prática e acessível, tornando o conteúdo mais atrativo. Portanto, o estudo demonstra a eficácia das abordagens de ensino por investigação no ensino de microbiologia no ensino médio, enfatizando a importância de métodos interativos e práticos para melhorar a compreensão e o engajamento dos alunos.
id UNIFEI_933ea8408729204a10712a06b5b751c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44674
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino MédioDidactic sequence based on research-based teaching for microbiology classes in High SchoolSecuencia didáctica basada en la enseñanza basada en la investigación para clases de microbiología en SecundariaEducaciónMicrobiologíaEnseñandoCienciasCOVID-19.EducaçãoMicrobiologiaEnsinoCiênciasCOVID-19.EducationMicrobiologyTeachingSciencesCOVID-19.A falta de recursos e equipamentos nas escolas públicas leva a um ensino unidirecional centrado no professor, e repercute em baixo interesse por parte dos alunos na área de Ciências. A pandemia de COVID-19 realçou a necessidade de alfabetização científica na sociedade, principalmente nos indivíduos em idade escolar. O objetivo deste estudo se concentra em melhorar a alfabetização científica dos alunos do ensino médio em microbiologia por meio do ensino por investigação, apresentando uma opção de baixo a médio custo para apresentar aulas práticas de Microbiologia. Foram realizados dois experimentos em turmas noturnas do ensino médio no Rio de Janeiro, utilizando uma abordagem de ensino por investigação com atividades práticas, utilizando semeadura em meios de cultura básicos. Os resultados indicaram que essa metodologia envolveu ativamente os alunos, tornando-os protagonistas do aprendizado, permitindo-lhes explorar conceitos microbiológicos de maneira prática e acessível, tornando o conteúdo mais atrativo. Portanto, o estudo demonstra a eficácia das abordagens de ensino por investigação no ensino de microbiologia no ensino médio, enfatizando a importância de métodos interativos e práticos para melhorar a compreensão e o engajamento dos alunos.The lack of resources and equipment in public schools leads to unidirectional teaching centered on the teacher, and results in low interest on the part of students in the area of Science. The COVID-19 pandemic has driven the need for scientific literacy in society, especially among school-age individuals. The purpose of this study is to focus on improving high school students' scientific literacy in microbiology through inquiry-based teaching by presenting a low to medium cost option for presenting hands-on Microbiology classes. Two experiments were carried out in high school evening classes in Rio de Janeiro, using an investigation-based teaching approach with practical activities, using a semester in basic culture environments. The results indicated that this methodology involved students, making them protagonists of learning, allowing them to explore microbiological concepts in a practical and accessible way, making the content more attractive. Therefore, the study demonstrates the effectiveness of inquiry-based teaching approaches in teaching microbiology in secondary education, emphasizing the importance of interactive and hands-on methods to improve student understanding and engagement.La falta de recursos y equipamiento en las escuelas públicas conduce a una enseñanza unidireccional y centrada en el docente, y redunda en un bajo interés por parte de los estudiantes por el área de Ciencias. La pandemia de COVID-19 ha impulsado la necesidad de alfabetización científica en la sociedad, especialmente entre las personas en edad escolar. El propósito de este estudio es centrarse en mejorar la alfabetización científica en microbiología de los estudiantes de secundaria a través de la enseñanza basada en la investigación presentando una opción de costo bajo a medio para presentar clases prácticas de microbiología. Se realizaron dos experimentos en clases nocturnas de escuelas secundarias de Río de Janeiro, utilizando un enfoque de enseñanza basado en la investigación con actividades prácticas, utilizando un semestre en ambientes de cultura básica. Los resultados indicaron que esta metodología involucró a los estudiantes, haciéndolos protagonistas del aprendizaje, permitiéndoles explorar conceptos microbiológicos de manera práctica y accesible, haciendo más atractivos los contenidos. Por lo tanto, el estudio demuestra la eficacia de los enfoques de enseñanza basados en la investigación en la enseñanza de microbiología en la educación secundaria, destacando la importancia de los métodos interactivos y prácticos para mejorar la comprensión y la participación de los estudiantes.Research, Society and Development2024-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4467410.33448/rsd-v13i1.44674Research, Society and Development; Vol. 13 No. 1; e5913144674Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 1; e5913144674Research, Society and Development; v. 13 n. 1; e59131446742525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44674/35767Copyright (c) 2024 Lucas da Silva de Oliveira; Louise da Silva Rodrigues; Thaina Aparecida Pereira Moura Cerqueira; Águida Aparecida de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Lucas da Silva de Rodrigues, Louise da Silva Cerqueira, Thaina Aparecida Pereira MouraOliveira, Águida Aparecida de 2024-02-01T09:48:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44674Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-02-01T09:48:39Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio
Didactic sequence based on research-based teaching for microbiology classes in High School
Secuencia didáctica basada en la enseñanza basada en la investigación para clases de microbiología en Secundaria
title Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio
spellingShingle Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio
Oliveira, Lucas da Silva de
Educación
Microbiología
Enseñando
Ciencias
COVID-19.
Educação
Microbiologia
Ensino
Ciências
COVID-19.
Education
Microbiology
Teaching
Sciences
COVID-19.
title_short Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio
title_full Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio
title_fullStr Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio
title_full_unstemmed Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio
title_sort Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio
author Oliveira, Lucas da Silva de
author_facet Oliveira, Lucas da Silva de
Rodrigues, Louise da Silva
Cerqueira, Thaina Aparecida Pereira Moura
Oliveira, Águida Aparecida de
author_role author
author2 Rodrigues, Louise da Silva
Cerqueira, Thaina Aparecida Pereira Moura
Oliveira, Águida Aparecida de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lucas da Silva de
Rodrigues, Louise da Silva
Cerqueira, Thaina Aparecida Pereira Moura
Oliveira, Águida Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Educación
Microbiología
Enseñando
Ciencias
COVID-19.
Educação
Microbiologia
Ensino
Ciências
COVID-19.
Education
Microbiology
Teaching
Sciences
COVID-19.
topic Educación
Microbiología
Enseñando
Ciencias
COVID-19.
Educação
Microbiologia
Ensino
Ciências
COVID-19.
Education
Microbiology
Teaching
Sciences
COVID-19.
description A falta de recursos e equipamentos nas escolas públicas leva a um ensino unidirecional centrado no professor, e repercute em baixo interesse por parte dos alunos na área de Ciências. A pandemia de COVID-19 realçou a necessidade de alfabetização científica na sociedade, principalmente nos indivíduos em idade escolar. O objetivo deste estudo se concentra em melhorar a alfabetização científica dos alunos do ensino médio em microbiologia por meio do ensino por investigação, apresentando uma opção de baixo a médio custo para apresentar aulas práticas de Microbiologia. Foram realizados dois experimentos em turmas noturnas do ensino médio no Rio de Janeiro, utilizando uma abordagem de ensino por investigação com atividades práticas, utilizando semeadura em meios de cultura básicos. Os resultados indicaram que essa metodologia envolveu ativamente os alunos, tornando-os protagonistas do aprendizado, permitindo-lhes explorar conceitos microbiológicos de maneira prática e acessível, tornando o conteúdo mais atrativo. Portanto, o estudo demonstra a eficácia das abordagens de ensino por investigação no ensino de microbiologia no ensino médio, enfatizando a importância de métodos interativos e práticos para melhorar a compreensão e o engajamento dos alunos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44674
10.33448/rsd-v13i1.44674
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44674
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v13i1.44674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44674/35767
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 13 No. 1; e5913144674
Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 1; e5913144674
Research, Society and Development; v. 13 n. 1; e5913144674
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052636606758912