Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44674 |
Resumo: | A falta de recursos e equipamentos nas escolas públicas leva a um ensino unidirecional centrado no professor, e repercute em baixo interesse por parte dos alunos na área de Ciências. A pandemia de COVID-19 realçou a necessidade de alfabetização científica na sociedade, principalmente nos indivíduos em idade escolar. O objetivo deste estudo se concentra em melhorar a alfabetização científica dos alunos do ensino médio em microbiologia por meio do ensino por investigação, apresentando uma opção de baixo a médio custo para apresentar aulas práticas de Microbiologia. Foram realizados dois experimentos em turmas noturnas do ensino médio no Rio de Janeiro, utilizando uma abordagem de ensino por investigação com atividades práticas, utilizando semeadura em meios de cultura básicos. Os resultados indicaram que essa metodologia envolveu ativamente os alunos, tornando-os protagonistas do aprendizado, permitindo-lhes explorar conceitos microbiológicos de maneira prática e acessível, tornando o conteúdo mais atrativo. Portanto, o estudo demonstra a eficácia das abordagens de ensino por investigação no ensino de microbiologia no ensino médio, enfatizando a importância de métodos interativos e práticos para melhorar a compreensão e o engajamento dos alunos. |
id |
UNIFEI_933ea8408729204a10712a06b5b751c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44674 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino MédioDidactic sequence based on research-based teaching for microbiology classes in High SchoolSecuencia didáctica basada en la enseñanza basada en la investigación para clases de microbiología en SecundariaEducaciónMicrobiologíaEnseñandoCienciasCOVID-19.EducaçãoMicrobiologiaEnsinoCiênciasCOVID-19.EducationMicrobiologyTeachingSciencesCOVID-19.A falta de recursos e equipamentos nas escolas públicas leva a um ensino unidirecional centrado no professor, e repercute em baixo interesse por parte dos alunos na área de Ciências. A pandemia de COVID-19 realçou a necessidade de alfabetização científica na sociedade, principalmente nos indivíduos em idade escolar. O objetivo deste estudo se concentra em melhorar a alfabetização científica dos alunos do ensino médio em microbiologia por meio do ensino por investigação, apresentando uma opção de baixo a médio custo para apresentar aulas práticas de Microbiologia. Foram realizados dois experimentos em turmas noturnas do ensino médio no Rio de Janeiro, utilizando uma abordagem de ensino por investigação com atividades práticas, utilizando semeadura em meios de cultura básicos. Os resultados indicaram que essa metodologia envolveu ativamente os alunos, tornando-os protagonistas do aprendizado, permitindo-lhes explorar conceitos microbiológicos de maneira prática e acessível, tornando o conteúdo mais atrativo. Portanto, o estudo demonstra a eficácia das abordagens de ensino por investigação no ensino de microbiologia no ensino médio, enfatizando a importância de métodos interativos e práticos para melhorar a compreensão e o engajamento dos alunos.The lack of resources and equipment in public schools leads to unidirectional teaching centered on the teacher, and results in low interest on the part of students in the area of Science. The COVID-19 pandemic has driven the need for scientific literacy in society, especially among school-age individuals. The purpose of this study is to focus on improving high school students' scientific literacy in microbiology through inquiry-based teaching by presenting a low to medium cost option for presenting hands-on Microbiology classes. Two experiments were carried out in high school evening classes in Rio de Janeiro, using an investigation-based teaching approach with practical activities, using a semester in basic culture environments. The results indicated that this methodology involved students, making them protagonists of learning, allowing them to explore microbiological concepts in a practical and accessible way, making the content more attractive. Therefore, the study demonstrates the effectiveness of inquiry-based teaching approaches in teaching microbiology in secondary education, emphasizing the importance of interactive and hands-on methods to improve student understanding and engagement.La falta de recursos y equipamiento en las escuelas públicas conduce a una enseñanza unidireccional y centrada en el docente, y redunda en un bajo interés por parte de los estudiantes por el área de Ciencias. La pandemia de COVID-19 ha impulsado la necesidad de alfabetización científica en la sociedad, especialmente entre las personas en edad escolar. El propósito de este estudio es centrarse en mejorar la alfabetización científica en microbiología de los estudiantes de secundaria a través de la enseñanza basada en la investigación presentando una opción de costo bajo a medio para presentar clases prácticas de microbiología. Se realizaron dos experimentos en clases nocturnas de escuelas secundarias de Río de Janeiro, utilizando un enfoque de enseñanza basado en la investigación con actividades prácticas, utilizando un semestre en ambientes de cultura básica. Los resultados indicaron que esta metodología involucró a los estudiantes, haciéndolos protagonistas del aprendizaje, permitiéndoles explorar conceptos microbiológicos de manera práctica y accesible, haciendo más atractivos los contenidos. Por lo tanto, el estudio demuestra la eficacia de los enfoques de enseñanza basados en la investigación en la enseñanza de microbiología en la educación secundaria, destacando la importancia de los métodos interactivos y prácticos para mejorar la comprensión y la participación de los estudiantes.Research, Society and Development2024-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4467410.33448/rsd-v13i1.44674Research, Society and Development; Vol. 13 No. 1; e5913144674Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 1; e5913144674Research, Society and Development; v. 13 n. 1; e59131446742525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44674/35767Copyright (c) 2024 Lucas da Silva de Oliveira; Louise da Silva Rodrigues; Thaina Aparecida Pereira Moura Cerqueira; Águida Aparecida de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Lucas da Silva de Rodrigues, Louise da Silva Cerqueira, Thaina Aparecida Pereira MouraOliveira, Águida Aparecida de 2024-02-01T09:48:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44674Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-02-01T09:48:39Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio Didactic sequence based on research-based teaching for microbiology classes in High School Secuencia didáctica basada en la enseñanza basada en la investigación para clases de microbiología en Secundaria |
title |
Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio |
spellingShingle |
Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio Oliveira, Lucas da Silva de Educación Microbiología Enseñando Ciencias COVID-19. Educação Microbiologia Ensino Ciências COVID-19. Education Microbiology Teaching Sciences COVID-19. |
title_short |
Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio |
title_full |
Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio |
title_fullStr |
Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio |
title_sort |
Sequência didática pautada no ensino por investigação para aulas de microbiologia no Ensino Médio |
author |
Oliveira, Lucas da Silva de |
author_facet |
Oliveira, Lucas da Silva de Rodrigues, Louise da Silva Cerqueira, Thaina Aparecida Pereira Moura Oliveira, Águida Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Louise da Silva Cerqueira, Thaina Aparecida Pereira Moura Oliveira, Águida Aparecida de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lucas da Silva de Rodrigues, Louise da Silva Cerqueira, Thaina Aparecida Pereira Moura Oliveira, Águida Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación Microbiología Enseñando Ciencias COVID-19. Educação Microbiologia Ensino Ciências COVID-19. Education Microbiology Teaching Sciences COVID-19. |
topic |
Educación Microbiología Enseñando Ciencias COVID-19. Educação Microbiologia Ensino Ciências COVID-19. Education Microbiology Teaching Sciences COVID-19. |
description |
A falta de recursos e equipamentos nas escolas públicas leva a um ensino unidirecional centrado no professor, e repercute em baixo interesse por parte dos alunos na área de Ciências. A pandemia de COVID-19 realçou a necessidade de alfabetização científica na sociedade, principalmente nos indivíduos em idade escolar. O objetivo deste estudo se concentra em melhorar a alfabetização científica dos alunos do ensino médio em microbiologia por meio do ensino por investigação, apresentando uma opção de baixo a médio custo para apresentar aulas práticas de Microbiologia. Foram realizados dois experimentos em turmas noturnas do ensino médio no Rio de Janeiro, utilizando uma abordagem de ensino por investigação com atividades práticas, utilizando semeadura em meios de cultura básicos. Os resultados indicaram que essa metodologia envolveu ativamente os alunos, tornando-os protagonistas do aprendizado, permitindo-lhes explorar conceitos microbiológicos de maneira prática e acessível, tornando o conteúdo mais atrativo. Portanto, o estudo demonstra a eficácia das abordagens de ensino por investigação no ensino de microbiologia no ensino médio, enfatizando a importância de métodos interativos e práticos para melhorar a compreensão e o engajamento dos alunos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44674 10.33448/rsd-v13i1.44674 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44674 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v13i1.44674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44674/35767 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 13 No. 1; e5913144674 Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 1; e5913144674 Research, Society and Development; v. 13 n. 1; e5913144674 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052636606758912 |