Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lehmkuhl, Géssica
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218114
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
id UFSC_436f687605f59f98f86dc851f24d23a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218114
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básicacriatividadepensamento computacionaleducação básicaensino computacionalcomputaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.O século XXI requer novas habilidades que são cada vez mais valorizadas para um desenvolvimento pessoal e no mercado de trabalho, conhecidas como habilidades do século XXI. Faz parte dessas habilidades a criatividade, que aborda as dimensões de fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração. Portanto, a importância do incentivo da criatividade na Educação Básica é cada vez mais concreta. Uma das formas de incentivar o desenvolvimento dessa habilidade é a inserção do ensino da computação já na escola. Assim, no contexto educacional faz parte a avaliação dessa habilidade relacionada com a computação. Atualmente já existem vários modelos de avaliação de criatividade, abordando dimensões diferentes, evidenciando uma falta de consenso em como avaliar. Partindo dessa premissa, foi desenvolvido o modelo de avaliação SCORE a fim de avaliar criatividade no ensino da computação na Educação Básica, visto que não existem modelos específicos para este meio. O instrumento decompõe a criatividade em oito fatores: “personalidade criatividade e curiosidade”, “amplia habilidades e conhecimentos”, “conexão”, “ousadia”, “originalidade”, “fluência”, “flexibilidade” e “elaboração”. Os resultados da avaliação, com base em uma amostra de 76 estudantes da Educação Básica, indicam uma excelente confiabilidade interna (alfa de Cronbach = 0,961). A análise da validade do modelo também apresentou ótimos resultados. Por meio da análise fatorial exploratória foram observados apenas três itens com carga fatorial abaixo do ponto de corte, sugerindo a exclusão desses itens. A análise da amostra total (n = 197), com respostas do ensino superior, confirma os resultados obtidos na análise utilizando somente os dados da Educação Básica. Dessa forma, espera-se obter um modelo capaz de avaliar a criatividade com o ensino da computação e aumentar o interesse em introduzi-lo em mais escolas da Educação Básica no Brasil.Florianópolis, SCWangenheim, Christiane Gresse vonAlves, Nathalia da CruzUniversidade Federal de Santa CatarinaLehmkuhl, Géssica2020-12-07T22:30:53Z2020-12-07T22:30:53Z2020-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218114info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-07T22:30:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-07T22:30:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica
title Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica
spellingShingle Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica
Lehmkuhl, Géssica
criatividade
pensamento computacional
educação básica
ensino computacional
computação
title_short Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica
title_full Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica
title_fullStr Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica
title_sort Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica
author Lehmkuhl, Géssica
author_facet Lehmkuhl, Géssica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wangenheim, Christiane Gresse von
Alves, Nathalia da Cruz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lehmkuhl, Géssica
dc.subject.por.fl_str_mv criatividade
pensamento computacional
educação básica
ensino computacional
computação
topic criatividade
pensamento computacional
educação básica
ensino computacional
computação
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07T22:30:53Z
2020-12-07T22:30:53Z
2020-11-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218114
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652082245271552