Habilitação em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina: interpretações e sentidos das escolhas de itinerário formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finger Stresser, Caroline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189225
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
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spelling Habilitação em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina: interpretações e sentidos das escolhas de itinerário formativoCiências Sociais.Licenciatura.Bacharelado.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.O presente trabalho teve como objetivo compreender como os agentes tendem a interpretar seu próprio curso e como eles dotam de sentido suas escolhas e habilitações no curso de Ciências Sociais. A análise também se voltou para, a partir das entrevistas, reconstruir as trajetórias de socialização e de escolarização dos alunos entrevistados. A pesquisa também foi voltada a observar a representação dos agentes em relação ao bacharelado e a licenciatura e suas diferenças. Foram utilizadas três abordagens diferentes: uma análise dos dados socioeconômico dos alunos da licenciatura e do bacharelado disponibilizados pela COPERVE, quatro entrevistas em profundidade com alunos do curso, bem como uma observação participante do ambiente universitário. Foi possível concluir que todos os indicadores relacionados a posições desprivilegiadas socialmente são maiores na categoria “alunos da licenciatura”. A maioria deles estudou em escolas públicas, uma maior porcentagem deles (comparado ao bacharelado) estudou no período noturno, também uma menor porcentagem deles frequentou cursinhos pré-vestibulares. A partir disso, podemos concluir que os alunos do curso de ciências sociais da UFSC que ocupam uma posição desprivilegiada, seja por origem familiar, trajetória educacional, raça e gênero tendem a escolher pelo itinerário formativo também desprivilegiado socialmente, no caso a licenciatura. Existe uma homologia entre características socioeconômicas e culturais, de um lado, e as escolhas e os destinos educacionais, de outro. Palavras-chave: CiênciasFlorianópolisVilar Bonaldi, EduardoUniversidade Federal de Santa CatarinaFinger Stresser, Caroline2018-08-21T19:04:01Z2018-08-21T19:04:01Z2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189225porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T20:34:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189225Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-30T20:34:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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