Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191318 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_475ee840174fbaa553b6ebc2c4f0fb4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191318 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamentoEducação FísicaEducação infantilCultura CorporalCriançasBrincar dançanteTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que busca investigar os limites e as possibilidades de (re)significação da cultura corporal de crianças em uma Instituição de Educação Infantil em situação de conveniamento na cidade de Florianópolis - SC. Para isso, buscou-se identificar as expressões e experiências dos sujeitos envolvidos na interação com o ambiente cultural e social, bem como analisar as contribuições da Educação Física na formação integral e na construção da emancipação humana. Trata-se de um estudo exploratório com análise documental dos relatórios, projeto de intervenção pedagógica e diários de campo produzidos durante o estágio de docência da Educação Física, realizado no semestre letivo de 2015/1. Com isso, foi possível realizar reflexões sobre as contradições presentes na situação de conveniamento, na medida em que atende a demanda de atenção às crianças, mas não atende aos critérios de qualidade. Assim, está longe de caracterizar-se como espaço de democratização da educação, antes é limitadora da formação e valorização de sujeitos históricos. Por outro lado, apresentam-se possibilidades de superação a partir de intervenções pedagógicas da Educação Física com movimentos que se colocam na contramão da rotina alienada, oportunizando experiências que se estabelecem na interação e valorização dos sujeitos pela apropriação da cultura corporal.Florianópolis, SCJúnior, Edgard MatielloUniversidade Federal de Santa CatarinaQueiroz, Priscyla Silva2018-11-19T17:23:54Z2018-11-19T17:23:54Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191318porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-19T17:23:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191318Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-19T17:23:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento |
title |
Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento |
spellingShingle |
Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento Queiroz, Priscyla Silva Educação Física Educação infantil Cultura Corporal Crianças Brincar dançante |
title_short |
Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento |
title_full |
Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento |
title_fullStr |
Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento |
title_full_unstemmed |
Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento |
title_sort |
Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento |
author |
Queiroz, Priscyla Silva |
author_facet |
Queiroz, Priscyla Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Júnior, Edgard Matiello Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Priscyla Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Educação infantil Cultura Corporal Crianças Brincar dançante |
topic |
Educação Física Educação infantil Cultura Corporal Crianças Brincar dançante |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07 2018-11-19T17:23:54Z 2018-11-19T17:23:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191318 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
39 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652278119268352 |