Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Priscyla Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191318
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_475ee840174fbaa553b6ebc2c4f0fb4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191318
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamentoEducação FísicaEducação infantilCultura CorporalCriançasBrincar dançanteTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que busca investigar os limites e as possibilidades de (re)significação da cultura corporal de crianças em uma Instituição de Educação Infantil em situação de conveniamento na cidade de Florianópolis - SC. Para isso, buscou-se identificar as expressões e experiências dos sujeitos envolvidos na interação com o ambiente cultural e social, bem como analisar as contribuições da Educação Física na formação integral e na construção da emancipação humana. Trata-se de um estudo exploratório com análise documental dos relatórios, projeto de intervenção pedagógica e diários de campo produzidos durante o estágio de docência da Educação Física, realizado no semestre letivo de 2015/1. Com isso, foi possível realizar reflexões sobre as contradições presentes na situação de conveniamento, na medida em que atende a demanda de atenção às crianças, mas não atende aos critérios de qualidade. Assim, está longe de caracterizar-se como espaço de democratização da educação, antes é limitadora da formação e valorização de sujeitos históricos. Por outro lado, apresentam-se possibilidades de superação a partir de intervenções pedagógicas da Educação Física com movimentos que se colocam na contramão da rotina alienada, oportunizando experiências que se estabelecem na interação e valorização dos sujeitos pela apropriação da cultura corporal.Florianópolis, SCJúnior, Edgard MatielloUniversidade Federal de Santa CatarinaQueiroz, Priscyla Silva2018-11-19T17:23:54Z2018-11-19T17:23:54Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191318porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-19T17:23:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191318Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-19T17:23:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento
title Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento
spellingShingle Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento
Queiroz, Priscyla Silva
Educação Física
Educação infantil
Cultura Corporal
Crianças
Brincar dançante
title_short Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento
title_full Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento
title_fullStr Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento
title_full_unstemmed Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento
title_sort Dançar brincante: (re)significação da cultura corporal de crianças em creche em situação de conveniamento
author Queiroz, Priscyla Silva
author_facet Queiroz, Priscyla Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júnior, Edgard Matiello
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Priscyla Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Educação infantil
Cultura Corporal
Crianças
Brincar dançante
topic Educação Física
Educação infantil
Cultura Corporal
Crianças
Brincar dançante
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07
2018-11-19T17:23:54Z
2018-11-19T17:23:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191318
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652278119268352