Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83895 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_47f6ab3bb4f291040ba287eb50db212e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83895 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemáticaEngenharia de produçãoMatematicaEstudo e ensinoMatematicaMetodos de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A forma de ensinar a matemática, atualmente utilizada pela maioria das escolas, principalmente às públicas, não leva o estudante a uma aprendizagem efetiva. Dificilmente o educando é direcionado para a produção de seu próprio conhecimento, forma esta defendida por diversos teóricos da educação. Conhecendo essas dificuldades, propomos fazer uma pesquisa para determinar a partir de que série inicia as dificuldades da aprendizagem da matemática e propor sugestões para a melhoria do seu ensino e conseqüentemente a melhoria da aprendizagem. Ela foi realizada com estudantes e professores do ensino fundamental através da aplicação de um questionário a alunos e outro aos professores desses alunos. Os resultados obtidos foram analisados através de gráficos de base matemática, de superfície e de setores. Verificamos que a maioria dos estudantes até a quarta série consideram a matemática como a matéria que mais gostam de estudar, enquanto a rejeição a ela é muito pequena. Na quinta série passa a ser a matéria preferida por poucos e aumentando bastante a rejeição. Na sexta série poucos são os alunos que gostam da matemática e a maioria passa a rejeitá-la. Para reverter à aversão, deve haver uma mudança radical na forma como ela é ensinada. O professor deve partir do conhecimento espontâneo do aluno, criar conflitos e contradições através de perguntas, problemas ou narrações que estimulem à reflexão. O ensino deve começar pelo estabelecimento de condições de assimilação e estas condições dependem da ativação, estruturação ou criação de esquemas de ação capazes de assimilar os novos objetos. A função do educador é preparar a nova geração para que acredite que ela pode e deve pensar por si mesma, que ela deve dirigir a sociedade do futuro, sem receber receitas prontas e acabadas.Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaHuppes, Roque2012-10-20T04:24:10Z2012-10-20T04:24:10Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 f.| il., tabs., grafs.application/pdf193724http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83895porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T07:15:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83895Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T07:15:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática |
title |
Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática Huppes, Roque Engenharia de produção Matematica Estudo e ensino Matematica Metodos de ensino |
title_short |
Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática |
title_full |
Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática |
title_sort |
Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática |
author |
Huppes, Roque |
author_facet |
Huppes, Roque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Huppes, Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Matematica Estudo e ensino Matematica Metodos de ensino |
topic |
Engenharia de produção Matematica Estudo e ensino Matematica Metodos de ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T04:24:10Z 2012-10-20T04:24:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
193724 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83895 |
identifier_str_mv |
193724 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
147 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651921309827072 |