Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Huppes, Roque
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83895
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_47f6ab3bb4f291040ba287eb50db212e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83895
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemáticaEngenharia de produçãoMatematicaEstudo e ensinoMatematicaMetodos de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A forma de ensinar a matemática, atualmente utilizada pela maioria das escolas, principalmente às públicas, não leva o estudante a uma aprendizagem efetiva. Dificilmente o educando é direcionado para a produção de seu próprio conhecimento, forma esta defendida por diversos teóricos da educação. Conhecendo essas dificuldades, propomos fazer uma pesquisa para determinar a partir de que série inicia as dificuldades da aprendizagem da matemática e propor sugestões para a melhoria do seu ensino e conseqüentemente a melhoria da aprendizagem. Ela foi realizada com estudantes e professores do ensino fundamental através da aplicação de um questionário a alunos e outro aos professores desses alunos. Os resultados obtidos foram analisados através de gráficos de base matemática, de superfície e de setores. Verificamos que a maioria dos estudantes até a quarta série consideram a matemática como a matéria que mais gostam de estudar, enquanto a rejeição a ela é muito pequena. Na quinta série passa a ser a matéria preferida por poucos e aumentando bastante a rejeição. Na sexta série poucos são os alunos que gostam da matemática e a maioria passa a rejeitá-la. Para reverter à aversão, deve haver uma mudança radical na forma como ela é ensinada. O professor deve partir do conhecimento espontâneo do aluno, criar conflitos e contradições através de perguntas, problemas ou narrações que estimulem à reflexão. O ensino deve começar pelo estabelecimento de condições de assimilação e estas condições dependem da ativação, estruturação ou criação de esquemas de ação capazes de assimilar os novos objetos. A função do educador é preparar a nova geração para que acredite que ela pode e deve pensar por si mesma, que ela deve dirigir a sociedade do futuro, sem receber receitas prontas e acabadas.Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaHuppes, Roque2012-10-20T04:24:10Z2012-10-20T04:24:10Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 f.| il., tabs., grafs.application/pdf193724http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83895porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T07:15:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83895Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T07:15:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática
title Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática
spellingShingle Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática
Huppes, Roque
Engenharia de produção
Matematica
Estudo e ensino
Matematica
Metodos de ensino
title_short Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática
title_full Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática
title_fullStr Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática
title_sort Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática
author Huppes, Roque
author_facet Huppes, Roque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Huppes, Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Matematica
Estudo e ensino
Matematica
Metodos de ensino
topic Engenharia de produção
Matematica
Estudo e ensino
Matematica
Metodos de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T04:24:10Z
2012-10-20T04:24:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 193724
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83895
identifier_str_mv 193724
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651921309827072