A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Iracema Rezende de Oliveira
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78563
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
id UFSC_bcc88c8c4349d8b47231e755a952beb5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78563
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemáticaEngenharia de produçãoEducação infantilMatematicaEstudo e ensinoPratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoA Matemática é vista na escola como uma disciplina "árida e difícil", levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria, ainda, em grande parte responsável por dificuldades futuras ou mesmo pelo pavor da matéria. Como tornar a Matemática interessante para as crianças? O que fazer para que a aprendizagem seja algo prazeroso e agradável? Qual a contribuição que velhas metodologias associadas a novas utilizações podem trazer para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da Matemática no Brasil? Essas e outras perguntas vêm surgindo e tornando-se tema de debates, discussões, estudos e reflexões. Difundir e desmistificar o uso de atividades lúdicas, com fundamentações pedagógicas adequadas, favorece um aprendizado efetivo, representando estratégias - altamente proveitosas - para que o aluno tenha acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de suas capacidades. A ludicidade, tão importante para o desenvolvimento do ser humano, precisa ser vista com mais seriedade, o espaço lúdico da criança não deve se restringir somente a hora do recreio. Dentro desta ótica, o trabalho propõe a utilização de lúdicos como parte integrante nas séries iniciais do Ensino Fundamental procurando conduzir a criança a conhecer, interagir, mergulhar, vivenciar a matemática e desenvolver a aprendizagem brincando. Afinal, aprender deve ser uma grande diversão!Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaAraújo, Iracema Rezende de Oliveira2012-10-17T15:58:53Z2012-10-17T15:58:53Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 124 f.| fotos.application/pdf178530http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78563porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T14:32:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78563Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T14:32:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática
title A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática
spellingShingle A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática
Araújo, Iracema Rezende de Oliveira
Engenharia de produção
Educação infantil
Matematica
Estudo e ensino
Pratica de ensino
title_short A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática
title_full A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática
title_fullStr A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática
title_full_unstemmed A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática
title_sort A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática
author Araújo, Iracema Rezende de Oliveira
author_facet Araújo, Iracema Rezende de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Iracema Rezende de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Educação infantil
Matematica
Estudo e ensino
Pratica de ensino
topic Engenharia de produção
Educação infantil
Matematica
Estudo e ensino
Pratica de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T15:58:53Z
2012-10-17T15:58:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 178530
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78563
identifier_str_mv 178530
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 124 f.| fotos.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652347112423424