A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rosimeire Aparecida
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82859
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_f2ba824207c131f650598cff666e42be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82859
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemáticaEngenharia de produçãoAprendizagemMatematicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta pesquisa aborda questões relacionadas à presença da interação no processo de ensino-aprendizagem em Matemática, buscando inter-relações entre conteúdo e prática. Ressalta-se a importância do papel do professor enquanto mediador na transição da informação de forma bidirecional na busca da estruturação do saber. Destaca-se a existência da interação como ponto fundamental na integração professor-aluno e aluno-aluno, adotando parâmetros relevantes ao ensino da matemática, especificamente dos conceitos relativos ao estudo-ensino da geometria plana. Com o auxilio de técnicas metodológicas presentes na utilização do Tangram Pitagórico como ferramenta de apoio na formação e reestruturação de conceitos pertencentes ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. A investigação mostra que neste contexto os alunos acadêmicos do curso licenciatura em Matemática da Fundação Universidade do Tocantins - Campus Universitário de Arraias - TO, enquanto futuros educadores devem se preocupar com questões referentes às aplicações didático-metodológicas que contribuam com a melhoria da qualidade de ensino da Matemática, relacionando-as com as demais áreas do conhecimento e sempre enfatizando sua importância de maneira inovadora e criativa, de modo a destacar a interação presente no conjunto professor-conteúdo-aluno na construção do conhecimento matemático de forma sistematizada e contextualizada com a realidade na qual o aluno esteja inserido.Florianópolis, SCUlbricht, Vania RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Rosimeire Aparecida2012-10-19T18:56:59Z2012-10-19T18:56:59Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiii, 77 f.| il.application/pdf188229http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82859porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-19T18:56:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82859Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T18:56:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemática
spellingShingle A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemática
Rodrigues, Rosimeire Aparecida
Engenharia de produção
Aprendizagem
Matematica
Estudo e ensino
title_short A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_full A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_fullStr A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_full_unstemmed A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemática
title_sort A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemática
author Rodrigues, Rosimeire Aparecida
author_facet Rodrigues, Rosimeire Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ulbricht, Vania Ribas
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rosimeire Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Aprendizagem
Matematica
Estudo e ensino
topic Engenharia de produção
Aprendizagem
Matematica
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T18:56:59Z
2012-10-19T18:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 188229
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82859
identifier_str_mv 188229
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iii, 77 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652037856952320