A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemática
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82859 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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A interação no processo de ensino-aprendizagem em matemáticaEngenharia de produçãoAprendizagemMatematicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta pesquisa aborda questões relacionadas à presença da interação no processo de ensino-aprendizagem em Matemática, buscando inter-relações entre conteúdo e prática. Ressalta-se a importância do papel do professor enquanto mediador na transição da informação de forma bidirecional na busca da estruturação do saber. Destaca-se a existência da interação como ponto fundamental na integração professor-aluno e aluno-aluno, adotando parâmetros relevantes ao ensino da matemática, especificamente dos conceitos relativos ao estudo-ensino da geometria plana. Com o auxilio de técnicas metodológicas presentes na utilização do Tangram Pitagórico como ferramenta de apoio na formação e reestruturação de conceitos pertencentes ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. A investigação mostra que neste contexto os alunos acadêmicos do curso licenciatura em Matemática da Fundação Universidade do Tocantins - Campus Universitário de Arraias - TO, enquanto futuros educadores devem se preocupar com questões referentes às aplicações didático-metodológicas que contribuam com a melhoria da qualidade de ensino da Matemática, relacionando-as com as demais áreas do conhecimento e sempre enfatizando sua importância de maneira inovadora e criativa, de modo a destacar a interação presente no conjunto professor-conteúdo-aluno na construção do conhecimento matemático de forma sistematizada e contextualizada com a realidade na qual o aluno esteja inserido.Florianópolis, SCUlbricht, Vania RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Rosimeire Aparecida2012-10-19T18:56:59Z2012-10-19T18:56:59Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiii, 77 f.| il.application/pdf188229http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82859porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-19T18:56:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82859Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T18:56:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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