O boom do bullying: uma análise histórica de sua performatividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227087 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021. |
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O boom do bullying: uma análise histórica de sua performatividadeLinguísticaAssédioViolênciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021.A presente dissertação, inscrita no campo da Linguística Aplicada, dialoga de perto com outros campos do conhecimento e aborda, principalmente, a ideia de que a linguagem é uma forma de ação. Fundamentalmente, discutimos as possíveis formas que essa ação pode assumir, abordando a violência e sua manifestação na forma do bullying. Na medida em que vemos a violência não apenas como um conceito destrutivo, mas também capaz de fazer outras coisas, procuro entender como a significação e a ressignificação dos sujeitos, através do bullying, se tornam possíveis e se delineiam a partir de uma violação do outro. De forma a esboçar a maneira danosa e violenta em que o bullying se manifesta, realizo uma análise das formas simbólicas investidas conta as vítimas, por meio das quais uma série de efeitos têm origem. Analisam-se, principalmente, depoimentos disponíveis em meio público digital, os quais compõem o documentário Marcas de uma geração, disponível no YouTube. Abordamos os modos pelos quais diferentes sujeitos são diminuídos, depreciados, excluídos e violentados através do bullying, revelando o modo como a linguagem é utilizada para ferir o outro, especialmente aquele que representa o gênero, a raça, o corpo que não se quer aceitar. Essa discussão sobre o papel central do bullying no processo de formação do sujeito significa, no limite, que outros campos, outras abordagens críticas, além dos estudos da linguagem, deveriam incluir a questão dessa forma de violência em suas abordagens.Abstract : The present thesis, inscribed in the field of Applied Linguistics, dialogues closely with others areas and discusses, mainly, the idea that language is a form of action. Fundamentally, the shapes that action might take and discuss violence and its manifestation as bullying. As we see violence not solely as a destructive concept, I try to understand how signification and resignification of subjects, through bullying, become possible and take shape by the violating others. In an attempt to expose the harmful and violent way that bullying develops, an analysis of the symbolic ways promoted against the victims is conducted through which a series of effects originate. We analise, mainly, testimonials available to the public on the internet, which are part of the documentary ?Marks of a generation,? available on Youtube. We discuss, in the present work, the ways different subjects are diminished, depreciated, excluded and abused through bullying, revealing how language is used to hurt others, especially if those persons represent a gender, a race or a body shape which are not accepted. That discussion about the main role bullying plays in the process of formation of the subject means, in its limit, that other fields, other critical approaches, besides language studies, should include such type of violence in their discussions.Silva, Daniel Nascimento eUniversidade Federal de Santa CatarinaHahn, Graziela2021-08-23T14:07:21Z2021-08-23T14:07:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 p.| il.application/pdf372541https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227087porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:07:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227087Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:07:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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