A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA DISCIPLINA, DO AVA E DA DEDICAÇÃO DO ALUNO NA PROPENSÃO EM CURSAR NOVAMENTE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tambosi, Silvana Silva Vieira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borges, Gustavo da Rosa, Domingues, Maria Jose Carvalho de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131648
Resumo: A eficiência do ensino a distância passa por alguns aspectos, como: a qualidade da disciplina oferecida, a qualidade do ambiente virtual de aprendizagem e a dedicação do aluno; no entanto, qual aspecto mais influência na propensão de um aluno em cursar novamente uma disciplina a distância? Buscando responder à esta indagação, realizou-se uma survey descritiva e quantitativa em uma universidade do sul do Brasil, contando com a participação de 275 alunos de sete disciplinas na modalidade EAD. Por meio da técnica estatística de regressão logística, descobriu-se que apenas a qualidade da disciplina influencia os alunos a cursarem novamente disciplinas a distância. Constatou-se ainda, após realização de ANOVA e Teste-T, que os alunos mais jovens e as mulheres são os aqueles que melhor avaliaram a qualidade da disciplina e do AVA, e são os mais dedicados. Como resultado prático, sugere-se que instituições de ensino que oferecem cursos a distância, continuem investindo nos seus ambientes virtuais de ensino, sob forma de satisfazer as necessidades de aprendizagem do aluno e fazer com que ele permaneça cursando esta modalidade de ensino.
id UFSC_4828e550f3dfcf83ea8f4167947030c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131648
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA DISCIPLINA, DO AVA E DA DEDICAÇÃO DO ALUNO NA PROPENSÃO EM CURSAR NOVAMENTE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIADisciplinas Semipresenciais. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Qualidade do Material. Dedicação do Estudante.A eficiência do ensino a distância passa por alguns aspectos, como: a qualidade da disciplina oferecida, a qualidade do ambiente virtual de aprendizagem e a dedicação do aluno; no entanto, qual aspecto mais influência na propensão de um aluno em cursar novamente uma disciplina a distância? Buscando responder à esta indagação, realizou-se uma survey descritiva e quantitativa em uma universidade do sul do Brasil, contando com a participação de 275 alunos de sete disciplinas na modalidade EAD. Por meio da técnica estatística de regressão logística, descobriu-se que apenas a qualidade da disciplina influencia os alunos a cursarem novamente disciplinas a distância. Constatou-se ainda, após realização de ANOVA e Teste-T, que os alunos mais jovens e as mulheres são os aqueles que melhor avaliaram a qualidade da disciplina e do AVA, e são os mais dedicados. Como resultado prático, sugere-se que instituições de ensino que oferecem cursos a distância, continuem investindo nos seus ambientes virtuais de ensino, sob forma de satisfazer as necessidades de aprendizagem do aluno e fazer com que ele permaneça cursando esta modalidade de ensino.INPEAU2015-04-06T11:35:21Z2015-04-06T11:35:21Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131648Tambosi, Silvana Silva VieiraBorges, Gustavo da RosaDomingues, Maria Jose Carvalho de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T11:35:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131648Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T11:35:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA DISCIPLINA, DO AVA E DA DEDICAÇÃO DO ALUNO NA PROPENSÃO EM CURSAR NOVAMENTE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
title A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA DISCIPLINA, DO AVA E DA DEDICAÇÃO DO ALUNO NA PROPENSÃO EM CURSAR NOVAMENTE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA DISCIPLINA, DO AVA E DA DEDICAÇÃO DO ALUNO NA PROPENSÃO EM CURSAR NOVAMENTE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
Tambosi, Silvana Silva Vieira
Disciplinas Semipresenciais. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Qualidade do Material. Dedicação do Estudante.
title_short A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA DISCIPLINA, DO AVA E DA DEDICAÇÃO DO ALUNO NA PROPENSÃO EM CURSAR NOVAMENTE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
title_full A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA DISCIPLINA, DO AVA E DA DEDICAÇÃO DO ALUNO NA PROPENSÃO EM CURSAR NOVAMENTE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA DISCIPLINA, DO AVA E DA DEDICAÇÃO DO ALUNO NA PROPENSÃO EM CURSAR NOVAMENTE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA DISCIPLINA, DO AVA E DA DEDICAÇÃO DO ALUNO NA PROPENSÃO EM CURSAR NOVAMENTE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
title_sort A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA DISCIPLINA, DO AVA E DA DEDICAÇÃO DO ALUNO NA PROPENSÃO EM CURSAR NOVAMENTE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
author Tambosi, Silvana Silva Vieira
author_facet Tambosi, Silvana Silva Vieira
Borges, Gustavo da Rosa
Domingues, Maria Jose Carvalho de Souza
author_role author
author2 Borges, Gustavo da Rosa
Domingues, Maria Jose Carvalho de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tambosi, Silvana Silva Vieira
Borges, Gustavo da Rosa
Domingues, Maria Jose Carvalho de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplinas Semipresenciais. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Qualidade do Material. Dedicação do Estudante.
topic Disciplinas Semipresenciais. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Qualidade do Material. Dedicação do Estudante.
description A eficiência do ensino a distância passa por alguns aspectos, como: a qualidade da disciplina oferecida, a qualidade do ambiente virtual de aprendizagem e a dedicação do aluno; no entanto, qual aspecto mais influência na propensão de um aluno em cursar novamente uma disciplina a distância? Buscando responder à esta indagação, realizou-se uma survey descritiva e quantitativa em uma universidade do sul do Brasil, contando com a participação de 275 alunos de sete disciplinas na modalidade EAD. Por meio da técnica estatística de regressão logística, descobriu-se que apenas a qualidade da disciplina influencia os alunos a cursarem novamente disciplinas a distância. Constatou-se ainda, após realização de ANOVA e Teste-T, que os alunos mais jovens e as mulheres são os aqueles que melhor avaliaram a qualidade da disciplina e do AVA, e são os mais dedicados. Como resultado prático, sugere-se que instituições de ensino que oferecem cursos a distância, continuem investindo nos seus ambientes virtuais de ensino, sob forma de satisfazer as necessidades de aprendizagem do aluno e fazer com que ele permaneça cursando esta modalidade de ensino.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-06T11:35:21Z
2015-04-06T11:35:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131648
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652180545077248