A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA DISCIPLINA, DO AVA E DA DEDICAÇÃO DO ALUNO NA PROPENSÃO EM CURSAR NOVAMENTE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131648 |
Resumo: | A eficiência do ensino a distância passa por alguns aspectos, como: a qualidade da disciplina oferecida, a qualidade do ambiente virtual de aprendizagem e a dedicação do aluno; no entanto, qual aspecto mais influência na propensão de um aluno em cursar novamente uma disciplina a distância? Buscando responder à esta indagação, realizou-se uma survey descritiva e quantitativa em uma universidade do sul do Brasil, contando com a participação de 275 alunos de sete disciplinas na modalidade EAD. Por meio da técnica estatística de regressão logística, descobriu-se que apenas a qualidade da disciplina influencia os alunos a cursarem novamente disciplinas a distância. Constatou-se ainda, após realização de ANOVA e Teste-T, que os alunos mais jovens e as mulheres são os aqueles que melhor avaliaram a qualidade da disciplina e do AVA, e são os mais dedicados. Como resultado prático, sugere-se que instituições de ensino que oferecem cursos a distância, continuem investindo nos seus ambientes virtuais de ensino, sob forma de satisfazer as necessidades de aprendizagem do aluno e fazer com que ele permaneça cursando esta modalidade de ensino. |
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A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA DISCIPLINA, DO AVA E DA DEDICAÇÃO DO ALUNO NA PROPENSÃO EM CURSAR NOVAMENTE UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIADisciplinas Semipresenciais. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Qualidade do Material. Dedicação do Estudante.A eficiência do ensino a distância passa por alguns aspectos, como: a qualidade da disciplina oferecida, a qualidade do ambiente virtual de aprendizagem e a dedicação do aluno; no entanto, qual aspecto mais influência na propensão de um aluno em cursar novamente uma disciplina a distância? Buscando responder à esta indagação, realizou-se uma survey descritiva e quantitativa em uma universidade do sul do Brasil, contando com a participação de 275 alunos de sete disciplinas na modalidade EAD. Por meio da técnica estatística de regressão logística, descobriu-se que apenas a qualidade da disciplina influencia os alunos a cursarem novamente disciplinas a distância. Constatou-se ainda, após realização de ANOVA e Teste-T, que os alunos mais jovens e as mulheres são os aqueles que melhor avaliaram a qualidade da disciplina e do AVA, e são os mais dedicados. Como resultado prático, sugere-se que instituições de ensino que oferecem cursos a distância, continuem investindo nos seus ambientes virtuais de ensino, sob forma de satisfazer as necessidades de aprendizagem do aluno e fazer com que ele permaneça cursando esta modalidade de ensino.INPEAU2015-04-06T11:35:21Z2015-04-06T11:35:21Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131648Tambosi, Silvana Silva VieiraBorges, Gustavo da RosaDomingues, Maria Jose Carvalho de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T11:35:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131648Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T11:35:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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