Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirai, Rodrigo Tetsuo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191394
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_48fdbc51247d804f1706332ce5c54706
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191394
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantilAulas abertasEducação física infantilEducação física escolarTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A partir da década de oitenta a Educação Física no Brasil iniciou o desenvolvimento de concepções de ensino vinculadas a Teorias Críticas da Educação (BRACHT, 1999), dentre elas a Concepção de “Aulas Abertas às Experiências”. Este estudo teve como objetivo compreender possibilidades pedagógicas para a realização desta concepção de ensino na Educação Física Infantil, que têm se originado em um Núcleo de Educação Infantil (NEI), localizado no município de Florianópolis. A necessidade de aproximação das pesquisas da área com a realidade escolar, e a condição da Educação Física Infantil como um campo que clama por legitimidade pedagógica, dirigiram-nos à realização deste trabalho. A pesquisa se deu no próprio contexto escolar, pela observação, registro e interpretação de aulas fundamentadas nesta teoria, ministradas por um professor da instituição. Utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória-descritiva. Quanto ao procedimento técnico utilizado, delineamos a pesquisa como um estudo de caso e, como método de interpretação, utilizou-se a hermenêutica, a arte de compreender. Assim, pela interpretação das aulas, a partir da compreensão da legitimidade dos referenciais teóricos, indicamos possibilidades pedagógicas para a realização, na Educação Física Infantil, das “aulas abertas às experiências”, orientadas no aluno, no processo, na problematização e na comunicação.Florianópolis, SCCardoso, Carlos LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaHirai, Rodrigo Tetsuo2018-11-20T18:17:44Z2018-11-20T18:17:44Z2007-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191394porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-20T18:17:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191394Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-20T18:17:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil
title Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil
spellingShingle Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil
Hirai, Rodrigo Tetsuo
Aulas abertas
Educação física infantil
Educação física escolar
title_short Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil
title_full Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil
title_fullStr Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil
title_full_unstemmed Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil
title_sort Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil
author Hirai, Rodrigo Tetsuo
author_facet Hirai, Rodrigo Tetsuo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Carlos Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirai, Rodrigo Tetsuo
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas abertas
Educação física infantil
Educação física escolar
topic Aulas abertas
Educação física infantil
Educação física escolar
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07
2018-11-20T18:17:44Z
2018-11-20T18:17:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191394
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652386075410432