Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191394 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_48fdbc51247d804f1706332ce5c54706 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191394 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantilAulas abertasEducação física infantilEducação física escolarTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A partir da década de oitenta a Educação Física no Brasil iniciou o desenvolvimento de concepções de ensino vinculadas a Teorias Críticas da Educação (BRACHT, 1999), dentre elas a Concepção de “Aulas Abertas às Experiências”. Este estudo teve como objetivo compreender possibilidades pedagógicas para a realização desta concepção de ensino na Educação Física Infantil, que têm se originado em um Núcleo de Educação Infantil (NEI), localizado no município de Florianópolis. A necessidade de aproximação das pesquisas da área com a realidade escolar, e a condição da Educação Física Infantil como um campo que clama por legitimidade pedagógica, dirigiram-nos à realização deste trabalho. A pesquisa se deu no próprio contexto escolar, pela observação, registro e interpretação de aulas fundamentadas nesta teoria, ministradas por um professor da instituição. Utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória-descritiva. Quanto ao procedimento técnico utilizado, delineamos a pesquisa como um estudo de caso e, como método de interpretação, utilizou-se a hermenêutica, a arte de compreender. Assim, pela interpretação das aulas, a partir da compreensão da legitimidade dos referenciais teóricos, indicamos possibilidades pedagógicas para a realização, na Educação Física Infantil, das “aulas abertas às experiências”, orientadas no aluno, no processo, na problematização e na comunicação.Florianópolis, SCCardoso, Carlos LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaHirai, Rodrigo Tetsuo2018-11-20T18:17:44Z2018-11-20T18:17:44Z2007-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191394porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-20T18:17:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191394Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-20T18:17:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil |
title |
Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil |
spellingShingle |
Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil Hirai, Rodrigo Tetsuo Aulas abertas Educação física infantil Educação física escolar |
title_short |
Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil |
title_full |
Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil |
title_fullStr |
Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil |
title_full_unstemmed |
Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil |
title_sort |
Possibilidades para a realização da concepção de “aulas abertas” na educação física infantil |
author |
Hirai, Rodrigo Tetsuo |
author_facet |
Hirai, Rodrigo Tetsuo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Carlos Luiz Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hirai, Rodrigo Tetsuo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aulas abertas Educação física infantil Educação física escolar |
topic |
Aulas abertas Educação física infantil Educação física escolar |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-07 2018-11-20T18:17:44Z 2018-11-20T18:17:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191394 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
73 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652386075410432 |