Espaço físico da sala de aula de educação infantil e organização das ações dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thaisa Samboranha de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56375
Resumo: Este estudo tem como finalidade problematizar as relações entre o espaço físico da sala de aula de educação infantil e as possíveis aprendizagens que tal organização pode proporcionar. Tendo como ponto de partida algumas situações que ocorreram durante o período de Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em uma Escola Municipal localizada na cidade de Porto Alegre, a pesquisa aponta questões pertinentes à importância da organização do espaço físico e suas implicações para as aprendizagens e relações que se estabelecem neste espaço. Conta com a contribuição de docentes que atuam na área da educação infantil, com pesquisas já desenvolvidas sobre a importância do espaço físico na educação infantil, e para a fundamentação teórica e sustentação das análises, encontra respaldo em autores como Horn, Forneiro, Barbosa, entre outros. Como resultado dos estudos desenvolvidos, destaca-se a importância de considerar o espaço físico como um componente pedagógico, uma vez que sua organização necessita contemplar o desenvolvimento social, motor e cognitivo.
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