USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Mauricio Capobianco
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Stefanutto, Rafael Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131669
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TEDICs) proporcionam dificuldades, desafios e oportunidades aos docentes e gestores educacionais em sua incorporação aos processos de melhoria das condições de ensino-aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior. A presente pesquisa teve por objetivo analisar como os docentes dos cursos de licenciatura de uma Universidade do estado de Santa Catarina, Brasil, utilizam as TEDICs em seus processos de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa constituiu-se como descritivo, com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados destacam-se: um pequeno percentual dos docentes tem se preparado e investido tempo em formação específica sobre o uso de TEDICs na educação; a maioria dos professores reconhece a importância do uso das TEDICs, mas ainda as tem utilizado de forma conservadora; os principais recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizados são os de comunicação unidirecional e de repositório de materiais. Neste cenário, conclui-se que a IES ainda tem um importante caminho a percorrer na preparação de seu corpo docente nos cursos de licenciatura para enfrentar os desafios da educação do século XXI mediada por TEDICs.
id UFSC_495437cfd43a71a746d124a6b808cff6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131669
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXITecnologias digitais da informação e comunicação. Licenciaturas. Processos educacionais. Tecnologias digitais na educação. Gestão Universitária.As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TEDICs) proporcionam dificuldades, desafios e oportunidades aos docentes e gestores educacionais em sua incorporação aos processos de melhoria das condições de ensino-aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior. A presente pesquisa teve por objetivo analisar como os docentes dos cursos de licenciatura de uma Universidade do estado de Santa Catarina, Brasil, utilizam as TEDICs em seus processos de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa constituiu-se como descritivo, com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados destacam-se: um pequeno percentual dos docentes tem se preparado e investido tempo em formação específica sobre o uso de TEDICs na educação; a maioria dos professores reconhece a importância do uso das TEDICs, mas ainda as tem utilizado de forma conservadora; os principais recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizados são os de comunicação unidirecional e de repositório de materiais. Neste cenário, conclui-se que a IES ainda tem um importante caminho a percorrer na preparação de seu corpo docente nos cursos de licenciatura para enfrentar os desafios da educação do século XXI mediada por TEDICs.INPEAU2015-04-06T12:39:47Z2015-04-06T12:39:47Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131669Lopes, Mauricio CapobiancoStefanutto, Rafael Fernandoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T12:39:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T12:39:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
title USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
spellingShingle USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
Lopes, Mauricio Capobianco
Tecnologias digitais da informação e comunicação. Licenciaturas. Processos educacionais. Tecnologias digitais na educação. Gestão Universitária.
title_short USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
title_full USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
title_fullStr USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
title_full_unstemmed USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
title_sort USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
author Lopes, Mauricio Capobianco
author_facet Lopes, Mauricio Capobianco
Stefanutto, Rafael Fernando
author_role author
author2 Stefanutto, Rafael Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Mauricio Capobianco
Stefanutto, Rafael Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais da informação e comunicação. Licenciaturas. Processos educacionais. Tecnologias digitais na educação. Gestão Universitária.
topic Tecnologias digitais da informação e comunicação. Licenciaturas. Processos educacionais. Tecnologias digitais na educação. Gestão Universitária.
description As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TEDICs) proporcionam dificuldades, desafios e oportunidades aos docentes e gestores educacionais em sua incorporação aos processos de melhoria das condições de ensino-aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior. A presente pesquisa teve por objetivo analisar como os docentes dos cursos de licenciatura de uma Universidade do estado de Santa Catarina, Brasil, utilizam as TEDICs em seus processos de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa constituiu-se como descritivo, com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados destacam-se: um pequeno percentual dos docentes tem se preparado e investido tempo em formação específica sobre o uso de TEDICs na educação; a maioria dos professores reconhece a importância do uso das TEDICs, mas ainda as tem utilizado de forma conservadora; os principais recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizados são os de comunicação unidirecional e de repositório de materiais. Neste cenário, conclui-se que a IES ainda tem um importante caminho a percorrer na preparação de seu corpo docente nos cursos de licenciatura para enfrentar os desafios da educação do século XXI mediada por TEDICs.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-06T12:39:47Z
2015-04-06T12:39:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131669
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652100676091904