USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131669 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TEDICs) proporcionam dificuldades, desafios e oportunidades aos docentes e gestores educacionais em sua incorporação aos processos de melhoria das condições de ensino-aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior. A presente pesquisa teve por objetivo analisar como os docentes dos cursos de licenciatura de uma Universidade do estado de Santa Catarina, Brasil, utilizam as TEDICs em seus processos de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa constituiu-se como descritivo, com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados destacam-se: um pequeno percentual dos docentes tem se preparado e investido tempo em formação específica sobre o uso de TEDICs na educação; a maioria dos professores reconhece a importância do uso das TEDICs, mas ainda as tem utilizado de forma conservadora; os principais recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizados são os de comunicação unidirecional e de repositório de materiais. Neste cenário, conclui-se que a IES ainda tem um importante caminho a percorrer na preparação de seu corpo docente nos cursos de licenciatura para enfrentar os desafios da educação do século XXI mediada por TEDICs. |
id |
UFSC_495437cfd43a71a746d124a6b808cff6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131669 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXITecnologias digitais da informação e comunicação. Licenciaturas. Processos educacionais. Tecnologias digitais na educação. Gestão Universitária.As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TEDICs) proporcionam dificuldades, desafios e oportunidades aos docentes e gestores educacionais em sua incorporação aos processos de melhoria das condições de ensino-aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior. A presente pesquisa teve por objetivo analisar como os docentes dos cursos de licenciatura de uma Universidade do estado de Santa Catarina, Brasil, utilizam as TEDICs em seus processos de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa constituiu-se como descritivo, com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados destacam-se: um pequeno percentual dos docentes tem se preparado e investido tempo em formação específica sobre o uso de TEDICs na educação; a maioria dos professores reconhece a importância do uso das TEDICs, mas ainda as tem utilizado de forma conservadora; os principais recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizados são os de comunicação unidirecional e de repositório de materiais. Neste cenário, conclui-se que a IES ainda tem um importante caminho a percorrer na preparação de seu corpo docente nos cursos de licenciatura para enfrentar os desafios da educação do século XXI mediada por TEDICs.INPEAU2015-04-06T12:39:47Z2015-04-06T12:39:47Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131669Lopes, Mauricio CapobiancoStefanutto, Rafael Fernandoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T12:39:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T12:39:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI |
title |
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI |
spellingShingle |
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI Lopes, Mauricio Capobianco Tecnologias digitais da informação e comunicação. Licenciaturas. Processos educacionais. Tecnologias digitais na educação. Gestão Universitária. |
title_short |
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI |
title_full |
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI |
title_fullStr |
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI |
title_full_unstemmed |
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI |
title_sort |
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: COMO AS LICENCIATURAS DE UMA IES BRASILEIRA PREPARAM-SE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI |
author |
Lopes, Mauricio Capobianco |
author_facet |
Lopes, Mauricio Capobianco Stefanutto, Rafael Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Stefanutto, Rafael Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Mauricio Capobianco Stefanutto, Rafael Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais da informação e comunicação. Licenciaturas. Processos educacionais. Tecnologias digitais na educação. Gestão Universitária. |
topic |
Tecnologias digitais da informação e comunicação. Licenciaturas. Processos educacionais. Tecnologias digitais na educação. Gestão Universitária. |
description |
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TEDICs) proporcionam dificuldades, desafios e oportunidades aos docentes e gestores educacionais em sua incorporação aos processos de melhoria das condições de ensino-aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior. A presente pesquisa teve por objetivo analisar como os docentes dos cursos de licenciatura de uma Universidade do estado de Santa Catarina, Brasil, utilizam as TEDICs em seus processos de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa constituiu-se como descritivo, com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultados destacam-se: um pequeno percentual dos docentes tem se preparado e investido tempo em formação específica sobre o uso de TEDICs na educação; a maioria dos professores reconhece a importância do uso das TEDICs, mas ainda as tem utilizado de forma conservadora; os principais recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizados são os de comunicação unidirecional e de repositório de materiais. Neste cenário, conclui-se que a IES ainda tem um importante caminho a percorrer na preparação de seu corpo docente nos cursos de licenciatura para enfrentar os desafios da educação do século XXI mediada por TEDICs. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-06T12:39:47Z 2015-04-06T12:39:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131669 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652100676091904 |