O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199377 |
Resumo: | A Fonoaudiologia Educacional propõe a atuação do fonoaudiólogo na promoção de ações dirigidas à comunidade escolar, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação. O Projeto de Extensão Brincando com a Linguagem atua diretamente com crianças e professores do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Tendo em mente as necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade local, as ações apresentam-se como instrumento de formação que agregam ao ensino questões de prevenção na área da saúde com enfoque no campo fonoaudiológico, incrementando habilidades de linguagem oral e escrita no corpo discente, e contribuindo na atuação pedagógica da equipe de professores. O objetivo principal é contribuir no processo de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, ao explorar, através de atividades lúdicas, suas habilidades linguísticas e comunicativas. As ações do projeto na escola compreendem o diagnóstico das competências linguísticas das crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental, que foram avaliadas em relação à linguagem. A partir da análise dos resultados foram planejadas oficinas lúdicas, as quais foram realizadas quinzenalmente em doze turmas, pelos graduandos, sob supervisão da orientadora, e participavam os alunos e a professora da classe. Atualmente, uma reavaliação está sendo realizada, com enfoque direcionado para as principais necessidades observadas durante o trabalho realizado. Para a reavaliação, estão sendo aplicados protocolos por série, o que permitirá a avaliação da efetividade da intervenção realizada. As oficinas lúdicas agregaram conteúdos didáticos a brincadeiras, proporcionando momentos de lazer às crianças e auxiliando na aproximação da comunidade escolar com a universidade, concretizando o tripé universitário. O projeto vem atingindo seus objetivos, pois é possível identificar melhora do desempenho escolar e da relação dos alunos com o Aprender e o Brincar. O projeto enriquece a estrutura organizacional e curricular da escola, oferecendo um trabalho especializado no campo da Fonoaudiologia. |
id |
UFSC_498616083aa6f93acb0297abc050cdb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199377 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLASFonoaudiologia EducacionalLinguagem Oral e Escritansino e aprendizagemA Fonoaudiologia Educacional propõe a atuação do fonoaudiólogo na promoção de ações dirigidas à comunidade escolar, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação. O Projeto de Extensão Brincando com a Linguagem atua diretamente com crianças e professores do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Tendo em mente as necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade local, as ações apresentam-se como instrumento de formação que agregam ao ensino questões de prevenção na área da saúde com enfoque no campo fonoaudiológico, incrementando habilidades de linguagem oral e escrita no corpo discente, e contribuindo na atuação pedagógica da equipe de professores. O objetivo principal é contribuir no processo de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, ao explorar, através de atividades lúdicas, suas habilidades linguísticas e comunicativas. As ações do projeto na escola compreendem o diagnóstico das competências linguísticas das crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental, que foram avaliadas em relação à linguagem. A partir da análise dos resultados foram planejadas oficinas lúdicas, as quais foram realizadas quinzenalmente em doze turmas, pelos graduandos, sob supervisão da orientadora, e participavam os alunos e a professora da classe. Atualmente, uma reavaliação está sendo realizada, com enfoque direcionado para as principais necessidades observadas durante o trabalho realizado. Para a reavaliação, estão sendo aplicados protocolos por série, o que permitirá a avaliação da efetividade da intervenção realizada. As oficinas lúdicas agregaram conteúdos didáticos a brincadeiras, proporcionando momentos de lazer às crianças e auxiliando na aproximação da comunidade escolar com a universidade, concretizando o tripé universitário. O projeto vem atingindo seus objetivos, pois é possível identificar melhora do desempenho escolar e da relação dos alunos com o Aprender e o Brincar. O projeto enriquece a estrutura organizacional e curricular da escola, oferecendo um trabalho especializado no campo da Fonoaudiologia.2019-07-28T12:54:23Z2019-07-28T12:54:23Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199377VIDOR, Deisi Cristina Gollo MarquesRODRIGUES, Esther da CunhaBASEGGIO, Maria Eduarda Pedrosoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T12:54:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199377Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T12:54:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS |
title |
O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS |
spellingShingle |
O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS VIDOR, Deisi Cristina Gollo Marques Fonoaudiologia Educacional Linguagem Oral e Escrita nsino e aprendizagem |
title_short |
O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS |
title_full |
O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS |
title_fullStr |
O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS |
title_full_unstemmed |
O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS |
title_sort |
O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS |
author |
VIDOR, Deisi Cristina Gollo Marques |
author_facet |
VIDOR, Deisi Cristina Gollo Marques RODRIGUES, Esther da Cunha BASEGGIO, Maria Eduarda Pedroso |
author_role |
author |
author2 |
RODRIGUES, Esther da Cunha BASEGGIO, Maria Eduarda Pedroso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VIDOR, Deisi Cristina Gollo Marques RODRIGUES, Esther da Cunha BASEGGIO, Maria Eduarda Pedroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonoaudiologia Educacional Linguagem Oral e Escrita nsino e aprendizagem |
topic |
Fonoaudiologia Educacional Linguagem Oral e Escrita nsino e aprendizagem |
description |
A Fonoaudiologia Educacional propõe a atuação do fonoaudiólogo na promoção de ações dirigidas à comunidade escolar, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação. O Projeto de Extensão Brincando com a Linguagem atua diretamente com crianças e professores do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Tendo em mente as necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade local, as ações apresentam-se como instrumento de formação que agregam ao ensino questões de prevenção na área da saúde com enfoque no campo fonoaudiológico, incrementando habilidades de linguagem oral e escrita no corpo discente, e contribuindo na atuação pedagógica da equipe de professores. O objetivo principal é contribuir no processo de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, ao explorar, através de atividades lúdicas, suas habilidades linguísticas e comunicativas. As ações do projeto na escola compreendem o diagnóstico das competências linguísticas das crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental, que foram avaliadas em relação à linguagem. A partir da análise dos resultados foram planejadas oficinas lúdicas, as quais foram realizadas quinzenalmente em doze turmas, pelos graduandos, sob supervisão da orientadora, e participavam os alunos e a professora da classe. Atualmente, uma reavaliação está sendo realizada, com enfoque direcionado para as principais necessidades observadas durante o trabalho realizado. Para a reavaliação, estão sendo aplicados protocolos por série, o que permitirá a avaliação da efetividade da intervenção realizada. As oficinas lúdicas agregaram conteúdos didáticos a brincadeiras, proporcionando momentos de lazer às crianças e auxiliando na aproximação da comunidade escolar com a universidade, concretizando o tripé universitário. O projeto vem atingindo seus objetivos, pois é possível identificar melhora do desempenho escolar e da relação dos alunos com o Aprender e o Brincar. O projeto enriquece a estrutura organizacional e curricular da escola, oferecendo um trabalho especializado no campo da Fonoaudiologia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-28T12:54:23Z 2019-07-28T12:54:23Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199377 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652236919668736 |