O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIDOR, Deisi Cristina Gollo Marques
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: RODRIGUES, Esther da Cunha, BASEGGIO, Maria Eduarda Pedroso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199377
Resumo: A Fonoaudiologia Educacional propõe a atuação do fonoaudiólogo na promoção de ações dirigidas à comunidade escolar, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação. O Projeto de Extensão Brincando com a Linguagem atua diretamente com crianças e professores do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Tendo em mente as necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade local, as ações apresentam-se como instrumento de formação que agregam ao ensino questões de prevenção na área da saúde com enfoque no campo fonoaudiológico, incrementando habilidades de linguagem oral e escrita no corpo discente, e contribuindo na atuação pedagógica da equipe de professores. O objetivo principal é contribuir no processo de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, ao explorar, através de atividades lúdicas, suas habilidades linguísticas e comunicativas. As ações do projeto na escola compreendem o diagnóstico das competências linguísticas das crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental, que foram avaliadas em relação à linguagem. A partir da análise dos resultados foram planejadas oficinas lúdicas, as quais foram realizadas quinzenalmente em doze turmas, pelos graduandos, sob supervisão da orientadora, e participavam os alunos e a professora da classe. Atualmente, uma reavaliação está sendo realizada, com enfoque direcionado para as principais necessidades observadas durante o trabalho realizado. Para a reavaliação, estão sendo aplicados protocolos por série, o que permitirá a avaliação da efetividade da intervenção realizada. As oficinas lúdicas agregaram conteúdos didáticos a brincadeiras, proporcionando momentos de lazer às crianças e auxiliando na aproximação da comunidade escolar com a universidade, concretizando o tripé universitário. O projeto vem atingindo seus objetivos, pois é possível identificar melhora do desempenho escolar e da relação dos alunos com o Aprender e o Brincar. O projeto enriquece a estrutura organizacional e curricular da escola, oferecendo um trabalho especializado no campo da Fonoaudiologia.
id UFSC_498616083aa6f93acb0297abc050cdb5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199377
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLASFonoaudiologia EducacionalLinguagem Oral e Escritansino e aprendizagemA Fonoaudiologia Educacional propõe a atuação do fonoaudiólogo na promoção de ações dirigidas à comunidade escolar, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação. O Projeto de Extensão Brincando com a Linguagem atua diretamente com crianças e professores do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Tendo em mente as necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade local, as ações apresentam-se como instrumento de formação que agregam ao ensino questões de prevenção na área da saúde com enfoque no campo fonoaudiológico, incrementando habilidades de linguagem oral e escrita no corpo discente, e contribuindo na atuação pedagógica da equipe de professores. O objetivo principal é contribuir no processo de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, ao explorar, através de atividades lúdicas, suas habilidades linguísticas e comunicativas. As ações do projeto na escola compreendem o diagnóstico das competências linguísticas das crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental, que foram avaliadas em relação à linguagem. A partir da análise dos resultados foram planejadas oficinas lúdicas, as quais foram realizadas quinzenalmente em doze turmas, pelos graduandos, sob supervisão da orientadora, e participavam os alunos e a professora da classe. Atualmente, uma reavaliação está sendo realizada, com enfoque direcionado para as principais necessidades observadas durante o trabalho realizado. Para a reavaliação, estão sendo aplicados protocolos por série, o que permitirá a avaliação da efetividade da intervenção realizada. As oficinas lúdicas agregaram conteúdos didáticos a brincadeiras, proporcionando momentos de lazer às crianças e auxiliando na aproximação da comunidade escolar com a universidade, concretizando o tripé universitário. O projeto vem atingindo seus objetivos, pois é possível identificar melhora do desempenho escolar e da relação dos alunos com o Aprender e o Brincar. O projeto enriquece a estrutura organizacional e curricular da escola, oferecendo um trabalho especializado no campo da Fonoaudiologia.2019-07-28T12:54:23Z2019-07-28T12:54:23Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199377VIDOR, Deisi Cristina Gollo MarquesRODRIGUES, Esther da CunhaBASEGGIO, Maria Eduarda Pedrosoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-28T12:54:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199377Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-28T12:54:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS
title O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS
spellingShingle O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS
VIDOR, Deisi Cristina Gollo Marques
Fonoaudiologia Educacional
Linguagem Oral e Escrita
nsino e aprendizagem
title_short O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS
title_full O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS
title_fullStr O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS
title_full_unstemmed O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS
title_sort O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS
author VIDOR, Deisi Cristina Gollo Marques
author_facet VIDOR, Deisi Cristina Gollo Marques
RODRIGUES, Esther da Cunha
BASEGGIO, Maria Eduarda Pedroso
author_role author
author2 RODRIGUES, Esther da Cunha
BASEGGIO, Maria Eduarda Pedroso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIDOR, Deisi Cristina Gollo Marques
RODRIGUES, Esther da Cunha
BASEGGIO, Maria Eduarda Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia Educacional
Linguagem Oral e Escrita
nsino e aprendizagem
topic Fonoaudiologia Educacional
Linguagem Oral e Escrita
nsino e aprendizagem
description A Fonoaudiologia Educacional propõe a atuação do fonoaudiólogo na promoção de ações dirigidas à comunidade escolar, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação. O Projeto de Extensão Brincando com a Linguagem atua diretamente com crianças e professores do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Tendo em mente as necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade local, as ações apresentam-se como instrumento de formação que agregam ao ensino questões de prevenção na área da saúde com enfoque no campo fonoaudiológico, incrementando habilidades de linguagem oral e escrita no corpo discente, e contribuindo na atuação pedagógica da equipe de professores. O objetivo principal é contribuir no processo de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, ao explorar, através de atividades lúdicas, suas habilidades linguísticas e comunicativas. As ações do projeto na escola compreendem o diagnóstico das competências linguísticas das crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental, que foram avaliadas em relação à linguagem. A partir da análise dos resultados foram planejadas oficinas lúdicas, as quais foram realizadas quinzenalmente em doze turmas, pelos graduandos, sob supervisão da orientadora, e participavam os alunos e a professora da classe. Atualmente, uma reavaliação está sendo realizada, com enfoque direcionado para as principais necessidades observadas durante o trabalho realizado. Para a reavaliação, estão sendo aplicados protocolos por série, o que permitirá a avaliação da efetividade da intervenção realizada. As oficinas lúdicas agregaram conteúdos didáticos a brincadeiras, proporcionando momentos de lazer às crianças e auxiliando na aproximação da comunidade escolar com a universidade, concretizando o tripé universitário. O projeto vem atingindo seus objetivos, pois é possível identificar melhora do desempenho escolar e da relação dos alunos com o Aprender e o Brincar. O projeto enriquece a estrutura organizacional e curricular da escola, oferecendo um trabalho especializado no campo da Fonoaudiologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-28T12:54:23Z
2019-07-28T12:54:23Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199377
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652236919668736