AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PARA EAD: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190502 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar como se apresentam as condições do contexto institucional das instituições de ensino em relação desenvolvimento de competências digitais dos professores para sua atuação na educação a distância. Para responder à pergunta proposta foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico já que se procura compreender as perspectivas das pessoas envolvidas em relação ao objeto de estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Como loci para a realização do estudo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas e como unidade de análise sugere-se os cursos de administração oferecidos através da UAB. As entrevistas e os documentos foram examinados pela análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados indicam que as capacitações devem ir muito além de competências técnicas, devem abranger também outras competências e habilidades vitais para o pleno ensino como, por exemplo, competências de comunicação, dinâmica e interação. Reconhece-se que a EAD da UFAL possui algumas restrições e limitações que a impedem de atingir uma amplitude maior e alcançar o máximo de qualidade potencial. Assim, estudos mais profundos, com análises específicas nos cernes destes obstáculos se tornam de suma importância para o progresso e melhoria da EAD na UFAL. |
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