Cultura digital, matemática e a realidade da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordova, Margarete Piolla de Moraes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168996
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_49b8fc1395a09ffb5d942b29d4c0cc3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168996
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cultura digital, matemática e a realidade da sala de aulaMatemáticaTDICsSala de aulaRealidadeTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Esta pesquisa iniciou-se a partir do primeiro encontro do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. Os diferentes módulos estudados encaminharam-nos ao trabalho final, procurando sempre avançar no aprendizado e evolução do professor no desenvolvimento das habilidades e competências em fazer uso correto das TDICs em sala de aula, pois são estas ferramentas a possibilidade concreta de facilitar, melhorar e ampliar o estudo da Matemática em sala de aula, diante de um universo tecnológico cada dia mais avançado. A aplicabilidade efetiva dos recursos tecnológicos digitais é uma realidade inquestionável, como pode ser comprovado em nossa segunda proposta de intervenção pedagógica, realizada com os alunos de nossa escola. O trabalho procurou unir o aprendizado desenvolvido durante o curso, pesquisa bibliográfica e a experiência da vivência nas propostas de intervenção pedagógica realizadas em sala de aula, com alunos do Ensino Fundamental II. Objeto de estudo nascido da necessidade detectada durante as atividades desenvolvidas no decorrer do curso de especialização, bem como o mundo real da escola, da sala de aula e o conhecimento matemático e sua importância na construção da vida, rumo às construções efetuadas com o auxilio e presença das TDICs e a participação cidadã de nosso aluno.Florianópolis, SCPecanka, Sergio AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaCordova, Margarete Piolla de Moraes2016-10-06T00:37:28Z2016-10-06T00:37:28Z2016-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168996porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-06T00:37:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168996Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-06T00:37:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura digital, matemática e a realidade da sala de aula
title Cultura digital, matemática e a realidade da sala de aula
spellingShingle Cultura digital, matemática e a realidade da sala de aula
Cordova, Margarete Piolla de Moraes
Matemática
TDICs
Sala de aula
Realidade
title_short Cultura digital, matemática e a realidade da sala de aula
title_full Cultura digital, matemática e a realidade da sala de aula
title_fullStr Cultura digital, matemática e a realidade da sala de aula
title_full_unstemmed Cultura digital, matemática e a realidade da sala de aula
title_sort Cultura digital, matemática e a realidade da sala de aula
author Cordova, Margarete Piolla de Moraes
author_facet Cordova, Margarete Piolla de Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pecanka, Sergio Alberto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordova, Margarete Piolla de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
TDICs
Sala de aula
Realidade
topic Matemática
TDICs
Sala de aula
Realidade
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06T00:37:28Z
2016-10-06T00:37:28Z
2016-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168996
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651896373641216