Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83160 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
id |
UFSC_4a4ced1aa3fd68b7c22f5d3dd9016c46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83160 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviorsLiteraturaLingua inglesaGramaticaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Partindo do pressuposto de que para melhor compreender o ensino de línguas é essencial saber que tipo de concepções, conhecimentos e crenças os professores de língua têm (Freeman & Richards, 1996), esta pesquisa enfoca nas crenças de nove professores de inglês como língua estrangeira - LE a respeito da gramática e do ensino da gramática, e nas práticas de um desses professores ao trabalhar a gramática numa sala de aula de inglês - LE. A pesquisa objetiva investigar (a) as crenças que os professores têm à respeito da gramática, (b) as funções que os professores atribuem à gramática e ao seu ensino na sala de aula de inglês - LE, (c) os fatores que influenciam as crenças desses professores à respeito da gramática e de seu ensino, (d) como essas crenças podem ser contextualizadas com os dados das aulas de um desses professores. Na primeira fase de coleta e análise de dados, um questionário aberto foi aplicado aos professores com a finalidade de atingir os três primeiros objetivos da pesquisa. Posteriormente, com o objetivo de contextualizar as crenças encontradas na análise dos dados do questionário, um segundo estágio de coleta e análise de dados focalizou em episódios de aulas de um dos professores participantes. A análise dos dados mostra que de acordo com esses professores de inglês - LE a gramática e o ensino da gramática devem ser usados como facilitadores para ajudar os alunos em seu processo de aprendizagem. Os resultados também indicam que as crenças desses professores sobre a gramática e o seu ensino são influenciadas por fatores interativos - cognitivos, contextuais e experienciais - corroborando, portanto, os resultados de Borg (1999c).Florianópolis, SCGil, GloriaUniversidade Federal de Santa CatarinaCarazzai, Marcia Regina Pawlas2012-10-19T21:28:19Z2012-10-19T21:28:19Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiv, 143 f.| tabs.application/pdf189287http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83160engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-19T21:28:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83160Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T21:28:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors |
title |
Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors |
spellingShingle |
Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors Carazzai, Marcia Regina Pawlas Literatura Lingua inglesa Gramatica Estudo e ensino |
title_short |
Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors |
title_full |
Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors |
title_fullStr |
Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors |
title_full_unstemmed |
Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors |
title_sort |
Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors |
author |
Carazzai, Marcia Regina Pawlas |
author_facet |
Carazzai, Marcia Regina Pawlas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gil, Gloria Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carazzai, Marcia Regina Pawlas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa Gramatica Estudo e ensino |
topic |
Literatura Lingua inglesa Gramatica Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T21:28:19Z 2012-10-19T21:28:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
189287 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83160 |
identifier_str_mv |
189287 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
iv, 143 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651935576752128 |