Contextualizing an EFL teacher’s beliefs about grammar teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/787 |
Resumo: | Este artigo reporta um estudo qualitativo que enfocou as crenças e práticas de uma professora de inglês-LE relacionadas ao ensino da gramática. O estudo objetivou investigar como as crenças da professora poderiam ser contextualizadas com dados da sala de aula. No primeiro estágio de análise e coleta de dados, um questionário foi aplicado à professora. Posteriormente, para contextualizar as crenças encontradas na análise do questionário, o segundo estágio de análise e coleta de dados enfocou episódios das aulas da professora. A análise dos dados mostrou que, de acordo com essa professora, o ensino da gramática deveria ser usado como um recurso facilitador para ajudar os alunos em seus processos de aprendizagem. Os resultados também indicaram que as crenças da professora são influenciadas por três fatores interativos: cognitivo, contextual e experiencial. |
id |
UFMG-7_3088138119b37bb8a68972eee53fb4d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/787 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualizing an EFL teacher’s beliefs about grammar teachingEste artigo reporta um estudo qualitativo que enfocou as crenças e práticas de uma professora de inglês-LE relacionadas ao ensino da gramática. O estudo objetivou investigar como as crenças da professora poderiam ser contextualizadas com dados da sala de aula. No primeiro estágio de análise e coleta de dados, um questionário foi aplicado à professora. Posteriormente, para contextualizar as crenças encontradas na análise do questionário, o segundo estágio de análise e coleta de dados enfocou episódios das aulas da professora. A análise dos dados mostrou que, de acordo com essa professora, o ensino da gramática deveria ser usado como um recurso facilitador para ajudar os alunos em seus processos de aprendizagem. Os resultados também indicaram que as crenças da professora são influenciadas por três fatores interativos: cognitivo, contextual e experiencial. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisGil, GloriaCarazzai, Marcia Regina Pawlas2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/787Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/787/889info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-13T22:20:22Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/787Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-13T22:20:22Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualizing an EFL teacher’s beliefs about grammar teaching |
title |
Contextualizing an EFL teacher’s beliefs about grammar teaching |
spellingShingle |
Contextualizing an EFL teacher’s beliefs about grammar teaching Gil, Gloria |
title_short |
Contextualizing an EFL teacher’s beliefs about grammar teaching |
title_full |
Contextualizing an EFL teacher’s beliefs about grammar teaching |
title_fullStr |
Contextualizing an EFL teacher’s beliefs about grammar teaching |
title_full_unstemmed |
Contextualizing an EFL teacher’s beliefs about grammar teaching |
title_sort |
Contextualizing an EFL teacher’s beliefs about grammar teaching |
author |
Gil, Gloria |
author_facet |
Gil, Gloria Carazzai, Marcia Regina Pawlas |
author_role |
author |
author2 |
Carazzai, Marcia Regina Pawlas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Gloria Carazzai, Marcia Regina Pawlas |
description |
Este artigo reporta um estudo qualitativo que enfocou as crenças e práticas de uma professora de inglês-LE relacionadas ao ensino da gramática. O estudo objetivou investigar como as crenças da professora poderiam ser contextualizadas com dados da sala de aula. No primeiro estágio de análise e coleta de dados, um questionário foi aplicado à professora. Posteriormente, para contextualizar as crenças encontradas na análise do questionário, o segundo estágio de análise e coleta de dados enfocou episódios das aulas da professora. A análise dos dados mostrou que, de acordo com essa professora, o ensino da gramática deveria ser usado como um recurso facilitador para ajudar os alunos em seus processos de aprendizagem. Os resultados também indicaram que as crenças da professora são influenciadas por três fatores interativos: cognitivo, contextual e experiencial. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/787 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/787/889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100320612352 |