Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carazzai, Marcia Regina Pawlas
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83160
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_4a4ced1aa3fd68b7c22f5d3dd9016c46
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83160
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviorsLiteraturaLingua inglesaGramaticaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.Partindo do pressuposto de que para melhor compreender o ensino de línguas é essencial saber que tipo de concepções, conhecimentos e crenças os professores de língua têm (Freeman & Richards, 1996), esta pesquisa enfoca nas crenças de nove professores de inglês como língua estrangeira - LE a respeito da gramática e do ensino da gramática, e nas práticas de um desses professores ao trabalhar a gramática numa sala de aula de inglês - LE. A pesquisa objetiva investigar (a) as crenças que os professores têm à respeito da gramática, (b) as funções que os professores atribuem à gramática e ao seu ensino na sala de aula de inglês - LE, (c) os fatores que influenciam as crenças desses professores à respeito da gramática e de seu ensino, (d) como essas crenças podem ser contextualizadas com os dados das aulas de um desses professores. Na primeira fase de coleta e análise de dados, um questionário aberto foi aplicado aos professores com a finalidade de atingir os três primeiros objetivos da pesquisa. Posteriormente, com o objetivo de contextualizar as crenças encontradas na análise dos dados do questionário, um segundo estágio de coleta e análise de dados focalizou em episódios de aulas de um dos professores participantes. A análise dos dados mostra que de acordo com esses professores de inglês - LE a gramática e o ensino da gramática devem ser usados como facilitadores para ajudar os alunos em seu processo de aprendizagem. Os resultados também indicam que as crenças desses professores sobre a gramática e o seu ensino são influenciadas por fatores interativos - cognitivos, contextuais e experienciais - corroborando, portanto, os resultados de Borg (1999c).Florianópolis, SCGil, GloriaUniversidade Federal de Santa CatarinaCarazzai, Marcia Regina Pawlas2012-10-19T21:28:19Z2012-10-19T21:28:19Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiv, 143 f.| tabs.application/pdf189287http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83160engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-19T21:28:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83160Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T21:28:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors
title Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors
spellingShingle Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors
Carazzai, Marcia Regina Pawlas
Literatura
Lingua inglesa
Gramatica
Estudo e ensino
title_short Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors
title_full Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors
title_fullStr Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors
title_full_unstemmed Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors
title_sort Grammar and grammar teaching: a qualitative study of EFL teachers' beliefs and behaviors
author Carazzai, Marcia Regina Pawlas
author_facet Carazzai, Marcia Regina Pawlas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Gloria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carazzai, Marcia Regina Pawlas
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa
Gramatica
Estudo e ensino
topic Literatura
Lingua inglesa
Gramatica
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T21:28:19Z
2012-10-19T21:28:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 189287
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83160
identifier_str_mv 189287
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83160
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iv, 143 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651935576752128