A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212659 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_4bc94c7d39b40b158909e171563516dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212659 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)Formação de ProfessoresCurso de PedagogiaFormação MatemáticaUniversidades FederaisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa teve o objetivo de analisar como está proposta a formação de professores para o ensino de matemática em Cursos de Pedagogia de 27 Universidades Federais, sendo uma de cada estado e do Distrito Federal. Buscamos mapear como a matemática está presente nos currículos dos cursos, quais os conteúdos ofertados nestas disciplinas e quais as principais questões que envolvem o ensino de matemática na formação de professores em Cursos de Pedagogia. Utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento de produção acadêmica, para investigar o que já havia sido pesquisado sobre este tema, e análise documental, especialmente das matrizes curriculares e ementário dos estudados. Foram localizadas 76 disciplinas entre obrigatórias, optativas e eletivas voltadas para a área da matemática nos 27 cursos analisados. Concluiu-se que há espaço nos Cursos de Pedagogia destinado à matemática, particularmente para o ensino dessa disciplina, mas existe pouca oferta de disciplinas e uma baixa carga horária para tal; identificamos que as disciplinas se voltam para o “como ensinar” os conteúdos, contudo há pouca evidência de espaço destinado para apropriação dos conteúdos. Destaca-se a falta de foco para o ensino de conceitos e conteúdos matemáticos para a educação infantil, e ainda mais para a EJA e demais modalidades nas quais o/a licenciado/a em pedagogia possa atuar.Florianópolis, SCTriches, JocemaraUniversidade Federal de Santa CatarinaBenaduce, Luisa Angelina Frescura2020-09-08T13:58:10Z2020-09-08T13:58:10Z2020-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis93application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212659info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-09-08T13:58:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212659Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-08T13:58:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018) |
title |
A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018) |
spellingShingle |
A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018) Benaduce, Luisa Angelina Frescura Formação de Professores Curso de Pedagogia Formação Matemática Universidades Federais |
title_short |
A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018) |
title_full |
A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018) |
title_fullStr |
A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018) |
title_full_unstemmed |
A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018) |
title_sort |
A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018) |
author |
Benaduce, Luisa Angelina Frescura |
author_facet |
Benaduce, Luisa Angelina Frescura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Triches, Jocemara Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benaduce, Luisa Angelina Frescura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Curso de Pedagogia Formação Matemática Universidades Federais |
topic |
Formação de Professores Curso de Pedagogia Formação Matemática Universidades Federais |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-08T13:58:10Z 2020-09-08T13:58:10Z 2020-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212659 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
93 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652103962329088 |