PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Jessica
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253667
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
id UFSC_4c9ba83fd8525cb0972783908e4a9802
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253667
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?Ensino MédioPlanejamentoConteúdoEducação Física EscolarTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.O planejamento enquanto ferramenta orientadora da prática docente permite que o processo educacional escolarizado e institucionalizado ocorra de forma organizada e eficiente, principalmente quando falamos da última etapa da Educação Básica: o Ensino Médio. Dessa forma, a pesquisa qualitativa de caráter descritivo teve como objetivo analisar o processo de elaboração do planejamento dos conteúdos no Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de Educação Física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Santa Catarina, sendo dois homens e duas mulheres. Os dados foram analisados qualitativamente por meio de análise de conteúdo e apresentados e discutidos em quatro categorias articuladoras. Os resultados indicam que os professores entrevistados entendem o processo de planejar como uma ação antecipatória, uma ferramenta fundamental para alcançar metas e objetivos, que é indispensável seguir uma linha cronológica de conteúdos e que é muito importante que saia do nível teórico do papel para o nível prático do ensino, realizam os seus planejamentos de acordo com os documentos norteadores da Educação Física Escolar atualizados com a reforma do Novo Ensino Médio, porém, não conseguem realizar com frequência planejamentos coletivos com os pares da Área de Linguagens e veem a relação entre o planejamento, o aluno e o conteúdo como muito importante, sendo constatado que todos os professores entrevistados têm o olhar voltado ao perfil da turma, seus interesses e suas experiências anteriores com a Educação Física.Florianópolis, SC.Bassani, JaisonUniversidade Federal de Santa Catarina.Cardoso, Jessica2023-12-22T04:28:17Z2023-12-22T04:28:17Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253667Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-22T04:28:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253667Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-22T04:28:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?
title PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?
spellingShingle PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?
Cardoso, Jessica
Ensino Médio
Planejamento
Conteúdo
Educação Física Escolar
title_short PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?
title_full PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?
title_fullStr PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?
title_sort PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?
author Cardoso, Jessica
author_facet Cardoso, Jessica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bassani, Jaison
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Jessica
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Planejamento
Conteúdo
Educação Física Escolar
topic Ensino Médio
Planejamento
Conteúdo
Educação Física Escolar
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22T04:28:17Z
2023-12-22T04:28:17Z
2023-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253667
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652399347236864