PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253667 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_4c9ba83fd8525cb0972783908e4a9802 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253667 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?Ensino MédioPlanejamentoConteúdoEducação Física EscolarTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.O planejamento enquanto ferramenta orientadora da prática docente permite que o processo educacional escolarizado e institucionalizado ocorra de forma organizada e eficiente, principalmente quando falamos da última etapa da Educação Básica: o Ensino Médio. Dessa forma, a pesquisa qualitativa de caráter descritivo teve como objetivo analisar o processo de elaboração do planejamento dos conteúdos no Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de Educação Física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Santa Catarina, sendo dois homens e duas mulheres. Os dados foram analisados qualitativamente por meio de análise de conteúdo e apresentados e discutidos em quatro categorias articuladoras. Os resultados indicam que os professores entrevistados entendem o processo de planejar como uma ação antecipatória, uma ferramenta fundamental para alcançar metas e objetivos, que é indispensável seguir uma linha cronológica de conteúdos e que é muito importante que saia do nível teórico do papel para o nível prático do ensino, realizam os seus planejamentos de acordo com os documentos norteadores da Educação Física Escolar atualizados com a reforma do Novo Ensino Médio, porém, não conseguem realizar com frequência planejamentos coletivos com os pares da Área de Linguagens e veem a relação entre o planejamento, o aluno e o conteúdo como muito importante, sendo constatado que todos os professores entrevistados têm o olhar voltado ao perfil da turma, seus interesses e suas experiências anteriores com a Educação Física.Florianópolis, SC.Bassani, JaisonUniversidade Federal de Santa Catarina.Cardoso, Jessica2023-12-22T04:28:17Z2023-12-22T04:28:17Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253667Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-22T04:28:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253667Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-22T04:28:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO? |
title |
PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO? |
spellingShingle |
PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO? Cardoso, Jessica Ensino Médio Planejamento Conteúdo Educação Física Escolar |
title_short |
PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO? |
title_full |
PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO? |
title_fullStr |
PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO? |
title_full_unstemmed |
PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO? |
title_sort |
PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO? |
author |
Cardoso, Jessica |
author_facet |
Cardoso, Jessica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bassani, Jaison Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Jessica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Planejamento Conteúdo Educação Física Escolar |
topic |
Ensino Médio Planejamento Conteúdo Educação Física Escolar |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22T04:28:17Z 2023-12-22T04:28:17Z 2023-12-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253667 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
62 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652399347236864 |