POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, ELIANDRO DRUMOND DE
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: NANTES, ROSALINA ALVES, LIMA, ALINE MAIARA SILVA, TIMBO, BRUNA LIVIA, PEDROSO, MICHEL JOSÉ BUENO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190718
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar e identificar as variáveis do plano político pedagógico e matriz curricular do curso de Ciências Contábeis na instituição superior Faculdade de Educação e Meio Ambiente –Faema, localizada na cidade de Ariquemes. A técnica utilizada foi análise documental por meio do conteúdo do projeto pedagógico da Faculdade FAEMA, desenvolvida em várias etapas. Foi analisado o projeto pedagógico da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). Desta forma, a análise foi realizada com base nas diretrizes da Resolução CNE/CES n. 10/04 em relação ao conteúdo do Plano Pedagógico da FAEMA. Neste sentido, foram analisados a forma de perfil e formação pretendida ao graduado, estrutura curricular do curso, envolvendo carga horária, conteúdo oferecidos e disciplinas que esbocem conteúdo que envolva tecnologia, inovação e sustentabilidade. Os resultados apontam que a FAEMA tem carga horaria 980 horas de formação básica, 1240 de formação profissional e 780 formação teórico-prática, totalizando 3000 horas-aulas. No item da categorização que envolva Inovação nos conteúdos programáticos dos planos pedagógicos em análise, constatamos as disciplinas de Contabilidade Agropecuária, Agronegócios: aspectos tributários e contábeis e Constituição e Tributação das cooperativas.
id UFSC_4d2732097acc7556b7051a19a8e93c51
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190718
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIAO presente estudo tem como objetivo analisar e identificar as variáveis do plano político pedagógico e matriz curricular do curso de Ciências Contábeis na instituição superior Faculdade de Educação e Meio Ambiente –Faema, localizada na cidade de Ariquemes. A técnica utilizada foi análise documental por meio do conteúdo do projeto pedagógico da Faculdade FAEMA, desenvolvida em várias etapas. Foi analisado o projeto pedagógico da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). Desta forma, a análise foi realizada com base nas diretrizes da Resolução CNE/CES n. 10/04 em relação ao conteúdo do Plano Pedagógico da FAEMA. Neste sentido, foram analisados a forma de perfil e formação pretendida ao graduado, estrutura curricular do curso, envolvendo carga horária, conteúdo oferecidos e disciplinas que esbocem conteúdo que envolva tecnologia, inovação e sustentabilidade. Os resultados apontam que a FAEMA tem carga horaria 980 horas de formação básica, 1240 de formação profissional e 780 formação teórico-prática, totalizando 3000 horas-aulas. No item da categorização que envolva Inovação nos conteúdos programáticos dos planos pedagógicos em análise, constatamos as disciplinas de Contabilidade Agropecuária, Agronegócios: aspectos tributários e contábeis e Constituição e Tributação das cooperativas.INPEAU/UFSC2018-10-22T12:04:02Z2018-10-22T12:04:02Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190718CARVALHO, ELIANDRO DRUMOND DENANTES, ROSALINA ALVESLIMA, ALINE MAIARA SILVATIMBO, BRUNA LIVIAPEDROSO, MICHEL JOSÉ BUENOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-22T12:04:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190718Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-22T12:04:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA
title POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA
spellingShingle POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA
CARVALHO, ELIANDRO DRUMOND DE
title_short POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA
title_full POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA
title_fullStr POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA
title_full_unstemmed POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA
title_sort POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA
author CARVALHO, ELIANDRO DRUMOND DE
author_facet CARVALHO, ELIANDRO DRUMOND DE
NANTES, ROSALINA ALVES
LIMA, ALINE MAIARA SILVA
TIMBO, BRUNA LIVIA
PEDROSO, MICHEL JOSÉ BUENO
author_role author
author2 NANTES, ROSALINA ALVES
LIMA, ALINE MAIARA SILVA
TIMBO, BRUNA LIVIA
PEDROSO, MICHEL JOSÉ BUENO
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, ELIANDRO DRUMOND DE
NANTES, ROSALINA ALVES
LIMA, ALINE MAIARA SILVA
TIMBO, BRUNA LIVIA
PEDROSO, MICHEL JOSÉ BUENO
description O presente estudo tem como objetivo analisar e identificar as variáveis do plano político pedagógico e matriz curricular do curso de Ciências Contábeis na instituição superior Faculdade de Educação e Meio Ambiente –Faema, localizada na cidade de Ariquemes. A técnica utilizada foi análise documental por meio do conteúdo do projeto pedagógico da Faculdade FAEMA, desenvolvida em várias etapas. Foi analisado o projeto pedagógico da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). Desta forma, a análise foi realizada com base nas diretrizes da Resolução CNE/CES n. 10/04 em relação ao conteúdo do Plano Pedagógico da FAEMA. Neste sentido, foram analisados a forma de perfil e formação pretendida ao graduado, estrutura curricular do curso, envolvendo carga horária, conteúdo oferecidos e disciplinas que esbocem conteúdo que envolva tecnologia, inovação e sustentabilidade. Os resultados apontam que a FAEMA tem carga horaria 980 horas de formação básica, 1240 de formação profissional e 780 formação teórico-prática, totalizando 3000 horas-aulas. No item da categorização que envolva Inovação nos conteúdos programáticos dos planos pedagógicos em análise, constatamos as disciplinas de Contabilidade Agropecuária, Agronegócios: aspectos tributários e contábeis e Constituição e Tributação das cooperativas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-22T12:04:02Z
2018-10-22T12:04:02Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-05-9
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190718
identifier_str_mv 978-85-68618-05-9
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652288187695104