POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190718 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar e identificar as variáveis do plano político pedagógico e matriz curricular do curso de Ciências Contábeis na instituição superior Faculdade de Educação e Meio Ambiente –Faema, localizada na cidade de Ariquemes. A técnica utilizada foi análise documental por meio do conteúdo do projeto pedagógico da Faculdade FAEMA, desenvolvida em várias etapas. Foi analisado o projeto pedagógico da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). Desta forma, a análise foi realizada com base nas diretrizes da Resolução CNE/CES n. 10/04 em relação ao conteúdo do Plano Pedagógico da FAEMA. Neste sentido, foram analisados a forma de perfil e formação pretendida ao graduado, estrutura curricular do curso, envolvendo carga horária, conteúdo oferecidos e disciplinas que esbocem conteúdo que envolva tecnologia, inovação e sustentabilidade. Os resultados apontam que a FAEMA tem carga horaria 980 horas de formação básica, 1240 de formação profissional e 780 formação teórico-prática, totalizando 3000 horas-aulas. No item da categorização que envolva Inovação nos conteúdos programáticos dos planos pedagógicos em análise, constatamos as disciplinas de Contabilidade Agropecuária, Agronegócios: aspectos tributários e contábeis e Constituição e Tributação das cooperativas. |
id |
UFSC_4d2732097acc7556b7051a19a8e93c51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190718 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIAO presente estudo tem como objetivo analisar e identificar as variáveis do plano político pedagógico e matriz curricular do curso de Ciências Contábeis na instituição superior Faculdade de Educação e Meio Ambiente –Faema, localizada na cidade de Ariquemes. A técnica utilizada foi análise documental por meio do conteúdo do projeto pedagógico da Faculdade FAEMA, desenvolvida em várias etapas. Foi analisado o projeto pedagógico da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). Desta forma, a análise foi realizada com base nas diretrizes da Resolução CNE/CES n. 10/04 em relação ao conteúdo do Plano Pedagógico da FAEMA. Neste sentido, foram analisados a forma de perfil e formação pretendida ao graduado, estrutura curricular do curso, envolvendo carga horária, conteúdo oferecidos e disciplinas que esbocem conteúdo que envolva tecnologia, inovação e sustentabilidade. Os resultados apontam que a FAEMA tem carga horaria 980 horas de formação básica, 1240 de formação profissional e 780 formação teórico-prática, totalizando 3000 horas-aulas. No item da categorização que envolva Inovação nos conteúdos programáticos dos planos pedagógicos em análise, constatamos as disciplinas de Contabilidade Agropecuária, Agronegócios: aspectos tributários e contábeis e Constituição e Tributação das cooperativas.INPEAU/UFSC2018-10-22T12:04:02Z2018-10-22T12:04:02Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190718CARVALHO, ELIANDRO DRUMOND DENANTES, ROSALINA ALVESLIMA, ALINE MAIARA SILVATIMBO, BRUNA LIVIAPEDROSO, MICHEL JOSÉ BUENOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-22T12:04:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190718Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-22T12:04:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA |
title |
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA |
spellingShingle |
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA CARVALHO, ELIANDRO DRUMOND DE |
title_short |
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA |
title_full |
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA |
title_fullStr |
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA |
title_sort |
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RONDÔNIA |
author |
CARVALHO, ELIANDRO DRUMOND DE |
author_facet |
CARVALHO, ELIANDRO DRUMOND DE NANTES, ROSALINA ALVES LIMA, ALINE MAIARA SILVA TIMBO, BRUNA LIVIA PEDROSO, MICHEL JOSÉ BUENO |
author_role |
author |
author2 |
NANTES, ROSALINA ALVES LIMA, ALINE MAIARA SILVA TIMBO, BRUNA LIVIA PEDROSO, MICHEL JOSÉ BUENO |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARVALHO, ELIANDRO DRUMOND DE NANTES, ROSALINA ALVES LIMA, ALINE MAIARA SILVA TIMBO, BRUNA LIVIA PEDROSO, MICHEL JOSÉ BUENO |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar e identificar as variáveis do plano político pedagógico e matriz curricular do curso de Ciências Contábeis na instituição superior Faculdade de Educação e Meio Ambiente –Faema, localizada na cidade de Ariquemes. A técnica utilizada foi análise documental por meio do conteúdo do projeto pedagógico da Faculdade FAEMA, desenvolvida em várias etapas. Foi analisado o projeto pedagógico da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). Desta forma, a análise foi realizada com base nas diretrizes da Resolução CNE/CES n. 10/04 em relação ao conteúdo do Plano Pedagógico da FAEMA. Neste sentido, foram analisados a forma de perfil e formação pretendida ao graduado, estrutura curricular do curso, envolvendo carga horária, conteúdo oferecidos e disciplinas que esbocem conteúdo que envolva tecnologia, inovação e sustentabilidade. Os resultados apontam que a FAEMA tem carga horaria 980 horas de formação básica, 1240 de formação profissional e 780 formação teórico-prática, totalizando 3000 horas-aulas. No item da categorização que envolva Inovação nos conteúdos programáticos dos planos pedagógicos em análise, constatamos as disciplinas de Contabilidade Agropecuária, Agronegócios: aspectos tributários e contábeis e Constituição e Tributação das cooperativas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-22T12:04:02Z 2018-10-22T12:04:02Z 2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-05-9 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190718 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-05-9 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652288187695104 |