Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Walber Christiano Lima da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190929
Resumo: Nesta pesquisa, apresentamos um estudo acerca da tradução da linguagem matemática para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, discutindo os jogos de linguagem presentes na educação de surdos. Nosso principal objetivo é investigar como o aluno surdo traduz textos em linguagem matemática para a Língua de Sinais. Para tanto, nos apoiamos nos conceitos de jogos de linguagem e ver como, do segundo momento da filosofia de Wittgenstein. Apostamos nesses conceitos por acreditar que o aluno surdo recorre aos modos de ver a linguagem matemática que se constitui pela escrita, bem como a forma que lida com outras linguagens que estão a ela entrelaçadas, tais como a Língua Portuguesa e a Libras, e que se manifestam em diversos jogos de linguagem que envolvem a aprendizagem matemática do aluno surdo. A metodologia em primeiro momento se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica, em que nos embasamos nas leituras ligadas à filosofia da linguagem, à educação de surdos, à inclusão e à linguagem matemática. No segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos surdos do 1º ano do ensino médio a fim de verificarmos in loco como realizam a tradução da linguagem matemática para a Língua de Sinais em sala de aula. A partir da abordagem qualitativa, constatamos que os alunos surdos utilizam de forma predominante o modelo referencial da linguagem, ou seja, uma tradução palavra-sinal, na qual muitas vezes não conseguem compreender o real sentido da palavra no enunciado matemático.
id UFSC_4dfaebd819a6bd8a4fa8e8ab0a5a0131
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190929
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdoLibrasLíngua portuguesaLinguagem matemáticaJogos de linguagemTraduçãoNesta pesquisa, apresentamos um estudo acerca da tradução da linguagem matemática para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, discutindo os jogos de linguagem presentes na educação de surdos. Nosso principal objetivo é investigar como o aluno surdo traduz textos em linguagem matemática para a Língua de Sinais. Para tanto, nos apoiamos nos conceitos de jogos de linguagem e ver como, do segundo momento da filosofia de Wittgenstein. Apostamos nesses conceitos por acreditar que o aluno surdo recorre aos modos de ver a linguagem matemática que se constitui pela escrita, bem como a forma que lida com outras linguagens que estão a ela entrelaçadas, tais como a Língua Portuguesa e a Libras, e que se manifestam em diversos jogos de linguagem que envolvem a aprendizagem matemática do aluno surdo. A metodologia em primeiro momento se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica, em que nos embasamos nas leituras ligadas à filosofia da linguagem, à educação de surdos, à inclusão e à linguagem matemática. No segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos surdos do 1º ano do ensino médio a fim de verificarmos in loco como realizam a tradução da linguagem matemática para a Língua de Sinais em sala de aula. A partir da abordagem qualitativa, constatamos que os alunos surdos utilizam de forma predominante o modelo referencial da linguagem, ou seja, uma tradução palavra-sinal, na qual muitas vezes não conseguem compreender o real sentido da palavra no enunciado matemático.UFPA2018-10-30T18:55:03Z2018-10-30T18:55:03Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Walber Christiano Lima da. Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará. 2015. Orientadora: Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveirahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190929COSTA, Walber Christiano Lima daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T18:55:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190929Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-30T18:55:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
title Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
spellingShingle Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
COSTA, Walber Christiano Lima da
Libras
Língua portuguesa
Linguagem matemática
Jogos de linguagem
Tradução
title_short Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
title_full Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
title_fullStr Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
title_full_unstemmed Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
title_sort Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
author COSTA, Walber Christiano Lima da
author_facet COSTA, Walber Christiano Lima da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Walber Christiano Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Língua portuguesa
Linguagem matemática
Jogos de linguagem
Tradução
topic Libras
Língua portuguesa
Linguagem matemática
Jogos de linguagem
Tradução
description Nesta pesquisa, apresentamos um estudo acerca da tradução da linguagem matemática para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, discutindo os jogos de linguagem presentes na educação de surdos. Nosso principal objetivo é investigar como o aluno surdo traduz textos em linguagem matemática para a Língua de Sinais. Para tanto, nos apoiamos nos conceitos de jogos de linguagem e ver como, do segundo momento da filosofia de Wittgenstein. Apostamos nesses conceitos por acreditar que o aluno surdo recorre aos modos de ver a linguagem matemática que se constitui pela escrita, bem como a forma que lida com outras linguagens que estão a ela entrelaçadas, tais como a Língua Portuguesa e a Libras, e que se manifestam em diversos jogos de linguagem que envolvem a aprendizagem matemática do aluno surdo. A metodologia em primeiro momento se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica, em que nos embasamos nas leituras ligadas à filosofia da linguagem, à educação de surdos, à inclusão e à linguagem matemática. No segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos surdos do 1º ano do ensino médio a fim de verificarmos in loco como realizam a tradução da linguagem matemática para a Língua de Sinais em sala de aula. A partir da abordagem qualitativa, constatamos que os alunos surdos utilizam de forma predominante o modelo referencial da linguagem, ou seja, uma tradução palavra-sinal, na qual muitas vezes não conseguem compreender o real sentido da palavra no enunciado matemático.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-10-30T18:55:03Z
2018-10-30T18:55:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Walber Christiano Lima da. Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará. 2015. Orientadora: Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190929
identifier_str_mv COSTA, Walber Christiano Lima da. Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará. 2015. Orientadora: Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPA
publisher.none.fl_str_mv UFPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652396076728320