Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190929 |
Resumo: | Nesta pesquisa, apresentamos um estudo acerca da tradução da linguagem matemática para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, discutindo os jogos de linguagem presentes na educação de surdos. Nosso principal objetivo é investigar como o aluno surdo traduz textos em linguagem matemática para a Língua de Sinais. Para tanto, nos apoiamos nos conceitos de jogos de linguagem e ver como, do segundo momento da filosofia de Wittgenstein. Apostamos nesses conceitos por acreditar que o aluno surdo recorre aos modos de ver a linguagem matemática que se constitui pela escrita, bem como a forma que lida com outras linguagens que estão a ela entrelaçadas, tais como a Língua Portuguesa e a Libras, e que se manifestam em diversos jogos de linguagem que envolvem a aprendizagem matemática do aluno surdo. A metodologia em primeiro momento se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica, em que nos embasamos nas leituras ligadas à filosofia da linguagem, à educação de surdos, à inclusão e à linguagem matemática. No segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos surdos do 1º ano do ensino médio a fim de verificarmos in loco como realizam a tradução da linguagem matemática para a Língua de Sinais em sala de aula. A partir da abordagem qualitativa, constatamos que os alunos surdos utilizam de forma predominante o modelo referencial da linguagem, ou seja, uma tradução palavra-sinal, na qual muitas vezes não conseguem compreender o real sentido da palavra no enunciado matemático. |
id |
UFSC_4dfaebd819a6bd8a4fa8e8ab0a5a0131 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190929 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdoLibrasLíngua portuguesaLinguagem matemáticaJogos de linguagemTraduçãoNesta pesquisa, apresentamos um estudo acerca da tradução da linguagem matemática para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, discutindo os jogos de linguagem presentes na educação de surdos. Nosso principal objetivo é investigar como o aluno surdo traduz textos em linguagem matemática para a Língua de Sinais. Para tanto, nos apoiamos nos conceitos de jogos de linguagem e ver como, do segundo momento da filosofia de Wittgenstein. Apostamos nesses conceitos por acreditar que o aluno surdo recorre aos modos de ver a linguagem matemática que se constitui pela escrita, bem como a forma que lida com outras linguagens que estão a ela entrelaçadas, tais como a Língua Portuguesa e a Libras, e que se manifestam em diversos jogos de linguagem que envolvem a aprendizagem matemática do aluno surdo. A metodologia em primeiro momento se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica, em que nos embasamos nas leituras ligadas à filosofia da linguagem, à educação de surdos, à inclusão e à linguagem matemática. No segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos surdos do 1º ano do ensino médio a fim de verificarmos in loco como realizam a tradução da linguagem matemática para a Língua de Sinais em sala de aula. A partir da abordagem qualitativa, constatamos que os alunos surdos utilizam de forma predominante o modelo referencial da linguagem, ou seja, uma tradução palavra-sinal, na qual muitas vezes não conseguem compreender o real sentido da palavra no enunciado matemático.UFPA2018-10-30T18:55:03Z2018-10-30T18:55:03Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Walber Christiano Lima da. Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará. 2015. Orientadora: Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveirahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190929COSTA, Walber Christiano Lima daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T18:55:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190929Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-30T18:55:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo |
title |
Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo |
spellingShingle |
Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo COSTA, Walber Christiano Lima da Libras Língua portuguesa Linguagem matemática Jogos de linguagem Tradução |
title_short |
Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo |
title_full |
Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo |
title_fullStr |
Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo |
title_full_unstemmed |
Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo |
title_sort |
Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo |
author |
COSTA, Walber Christiano Lima da |
author_facet |
COSTA, Walber Christiano Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Walber Christiano Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras Língua portuguesa Linguagem matemática Jogos de linguagem Tradução |
topic |
Libras Língua portuguesa Linguagem matemática Jogos de linguagem Tradução |
description |
Nesta pesquisa, apresentamos um estudo acerca da tradução da linguagem matemática para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, discutindo os jogos de linguagem presentes na educação de surdos. Nosso principal objetivo é investigar como o aluno surdo traduz textos em linguagem matemática para a Língua de Sinais. Para tanto, nos apoiamos nos conceitos de jogos de linguagem e ver como, do segundo momento da filosofia de Wittgenstein. Apostamos nesses conceitos por acreditar que o aluno surdo recorre aos modos de ver a linguagem matemática que se constitui pela escrita, bem como a forma que lida com outras linguagens que estão a ela entrelaçadas, tais como a Língua Portuguesa e a Libras, e que se manifestam em diversos jogos de linguagem que envolvem a aprendizagem matemática do aluno surdo. A metodologia em primeiro momento se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica, em que nos embasamos nas leituras ligadas à filosofia da linguagem, à educação de surdos, à inclusão e à linguagem matemática. No segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos surdos do 1º ano do ensino médio a fim de verificarmos in loco como realizam a tradução da linguagem matemática para a Língua de Sinais em sala de aula. A partir da abordagem qualitativa, constatamos que os alunos surdos utilizam de forma predominante o modelo referencial da linguagem, ou seja, uma tradução palavra-sinal, na qual muitas vezes não conseguem compreender o real sentido da palavra no enunciado matemático. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-10-30T18:55:03Z 2018-10-30T18:55:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Walber Christiano Lima da. Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará. 2015. Orientadora: Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190929 |
identifier_str_mv |
COSTA, Walber Christiano Lima da. Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará. 2015. Orientadora: Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPA |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652396076728320 |