Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242794 |
Resumo: | Disponível no seguinte link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/84083 |
id |
UFSC_4f070803eee1254a9378d5963e700d49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242794 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fraçãoDispositivo didáticoFraçãoHistória da educação matemáticaDisponível no seguinte link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/84083Este artigo discute, a partir de um dispositivo didático, saberes de referência que foram produzidos para ensinar fração. Observamos que o referido dispositivo esteve presente em diferentes manuais didáticos do ensino primário, em períodos históricos distintos. Em decorrência disso, surgiu-nos a questão: de que forma os autores de manuais sistematizaram saberes para o ensino de frações apropriando-se do mesmo dispositivo didático? Foi suposto que o dispositivo poderia compor saberes de referência para a docência, saberes a ensinar e saberes para ensinar fração. Para a análise, tomou-se como parâmetros conceitos da história cultural e da linha sócio-histórica, como: cultura escolar, saber a ensinar e saber para ensinar, e dispositivo didático. Atualmente, é possível verificar que o objeto estudado mantém a mesma finalidade: ser um dispositivo didático. Entretanto, a partir da pesquisa empreendida, constatou-se que ele foi abordado para tratar de diferentes saberes inerentes à fração. Esteve articulado ao ensino de partes do todo, operações entre frações, relação entre grandezas, relação entre número fracionário e número decimal, ensino das classes de equivalência, e outros saberes a ensinar. Também foi possível compreender que saberes inerentes a ele podem ser compreendidos como vestígios de ressignificações de diferentes apropriações de autores de manuais didáticos. Assim, a investigação mostra que um dispositivo didático pode ser o meio de articular saberes a e para ensinar matemática. produção de diferentes saberes para ensinar fração nas vagas pedagógicas em estudo. Esteve articulado ao ensino de partes do todo, operações entre frações, relação entre grandezas, relação entre número fracionário e número decimal, ensino das classes de equivalência, e outros saberes a ensinar. Também foi possível compreender que saberes inerentes a ele podem ser compreendidos como vestígios de ressignificações de diferentes apropriações de autores de manuais pedagógicos. Assim, a investigação mostra que um dispositivo didático pode ser o meio de articular saberes a e para ensinar matemática. Pode ser resultado de apropriações, de sistematizações; um elemento da matemática do ensino.PERSPECTIVA2022-12-14T20:48:27Z2022-12-14T20:48:27Z2022-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFrança, D. M; Neves, K. C. R. ; Costa, E. S. . Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração. Perspectiva (UFSC), v. 40, p. 1-21, 2022.2175-795Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242794Santos, Edilene Simões Costa dosFrança, Denise MedinaRamires, Késiaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-14T20:48:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242794Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-14T20:48:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração |
title |
Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração |
spellingShingle |
Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração Santos, Edilene Simões Costa dos Dispositivo didático Fração História da educação matemática |
title_short |
Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração |
title_full |
Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração |
title_fullStr |
Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração |
title_full_unstemmed |
Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração |
title_sort |
Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração |
author |
Santos, Edilene Simões Costa dos |
author_facet |
Santos, Edilene Simões Costa dos França, Denise Medina Ramires, Késia |
author_role |
author |
author2 |
França, Denise Medina Ramires, Késia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Edilene Simões Costa dos França, Denise Medina Ramires, Késia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivo didático Fração História da educação matemática |
topic |
Dispositivo didático Fração História da educação matemática |
description |
Disponível no seguinte link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/84083 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14T20:48:27Z 2022-12-14T20:48:27Z 2022-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
França, D. M; Neves, K. C. R. ; Costa, E. S. . Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração. Perspectiva (UFSC), v. 40, p. 1-21, 2022. 2175-795X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242794 |
identifier_str_mv |
França, D. M; Neves, K. C. R. ; Costa, E. S. . Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração. Perspectiva (UFSC), v. 40, p. 1-21, 2022. 2175-795X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVA |
publisher.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652025228951552 |