Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edilene Simões Costa dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: França, Denise Medina, Ramires, Késia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242794
Resumo: Disponível no seguinte link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/84083
id UFSC_4f070803eee1254a9378d5963e700d49
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242794
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fraçãoDispositivo didáticoFraçãoHistória da educação matemáticaDisponível no seguinte link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/84083Este artigo discute, a partir de um dispositivo didático, saberes de referência que foram produzidos para ensinar fração. Observamos que o referido dispositivo esteve presente em diferentes manuais didáticos do ensino primário, em períodos históricos distintos. Em decorrência disso, surgiu-nos a questão: de que forma os autores de manuais sistematizaram saberes para o ensino de frações apropriando-se do mesmo dispositivo didático? Foi suposto que o dispositivo poderia compor saberes de referência para a docência, saberes a ensinar e saberes para ensinar fração. Para a análise, tomou-se como parâmetros conceitos da história cultural e da linha sócio-histórica, como: cultura escolar, saber a ensinar e saber para ensinar, e dispositivo didático. Atualmente, é possível verificar que o objeto estudado mantém a mesma finalidade: ser um dispositivo didático. Entretanto, a partir da pesquisa empreendida, constatou-se que ele foi abordado para tratar de diferentes saberes inerentes à fração. Esteve articulado ao ensino de partes do todo, operações entre frações, relação entre grandezas, relação entre número fracionário e número decimal, ensino das classes de equivalência, e outros saberes a ensinar. Também foi possível compreender que saberes inerentes a ele podem ser compreendidos como vestígios de ressignificações de diferentes apropriações de autores de manuais didáticos. Assim, a investigação mostra que um dispositivo didático pode ser o meio de articular saberes a e para ensinar matemática. produção de diferentes saberes para ensinar fração nas vagas pedagógicas em estudo. Esteve articulado ao ensino de partes do todo, operações entre frações, relação entre grandezas, relação entre número fracionário e número decimal, ensino das classes de equivalência, e outros saberes a ensinar. Também foi possível compreender que saberes inerentes a ele podem ser compreendidos como vestígios de ressignificações de diferentes apropriações de autores de manuais pedagógicos. Assim, a investigação mostra que um dispositivo didático pode ser o meio de articular saberes a e para ensinar matemática. Pode ser resultado de apropriações, de sistematizações; um elemento da matemática do ensino.PERSPECTIVA2022-12-14T20:48:27Z2022-12-14T20:48:27Z2022-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFrança, D. M; Neves, K. C. R. ; Costa, E. S. . Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração. Perspectiva (UFSC), v. 40, p. 1-21, 2022.2175-795Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242794Santos, Edilene Simões Costa dosFrança, Denise MedinaRamires, Késiaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-14T20:48:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242794Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-14T20:48:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração
title Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração
spellingShingle Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração
Santos, Edilene Simões Costa dos
Dispositivo didático
Fração
História da educação matemática
title_short Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração
title_full Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração
title_fullStr Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração
title_full_unstemmed Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração
title_sort Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração
author Santos, Edilene Simões Costa dos
author_facet Santos, Edilene Simões Costa dos
França, Denise Medina
Ramires, Késia
author_role author
author2 França, Denise Medina
Ramires, Késia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edilene Simões Costa dos
França, Denise Medina
Ramires, Késia
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivo didático
Fração
História da educação matemática
topic Dispositivo didático
Fração
História da educação matemática
description Disponível no seguinte link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/84083
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T20:48:27Z
2022-12-14T20:48:27Z
2022-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv França, D. M; Neves, K. C. R. ; Costa, E. S. . Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração. Perspectiva (UFSC), v. 40, p. 1-21, 2022.
2175-795X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242794
identifier_str_mv França, D. M; Neves, K. C. R. ; Costa, E. S. . Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração. Perspectiva (UFSC), v. 40, p. 1-21, 2022.
2175-795X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PERSPECTIVA
publisher.none.fl_str_mv PERSPECTIVA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652025228951552