Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busarello, Raul Inácio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96000
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2011
id UFSC_4fe1a88fb250cdf5b6d925f719f0d070
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96000
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticasGestão do conhecimentoSurdosAprendizagemEducação inclusivaHistorias em quadrinhosMultímidia interativaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2011Partindo da problemática de como gerar conhecimento por meio de histórias em quadrinhos em ambiente hipermídia, observou-se a partir de uma busca sistemática na base Scopus, que não havia a utilização dessa mídia como ferramenta de educação inclusiva, com ênfase na aprendizagem do aluno surdo. Por outro lado, esta mesma pesquisa, mostrou a eficiência na utilização de imagens como meio de comunicação para o surdo, em detrimento de sua dificuldade em ler e interpretar textos escritos. Neste sentido os ambientes hipermídia também contribuem para a educação desses indivíduos, pois permitem o acesso as multimídias com características que facilitam o aprendizado desse público. A partir desses dados, buscou-se verificar se a linguagem das histórias em quadrinhos, somadas as características dos ambientes hipermídia, se apresentam como uma alternativa eficiente no processo de geração de conhecimento do indivíduo surdo. Para isso definiu-se como objetivo estabelecer diretrizes para a construção de narrativas em histórias em quadrinhos que favoreçam o aprendizado de pessoas com surdez ou deficiência auditiva. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa com caráter exploratório. A partir do resultado de duas buscas sistemáticas, nas bases Scopus e Web of Science, mais bibliografias pertinentes, foi possível a construção da fundamentação teórica, relacionando temas ligados às características cognitivas do público pesquisado; geração de conhecimento por narrativas visuais e hipermídia; e a utilização da linguagem em histórias em quadrinhos como ferramenta de repositório e propagação de conhecimento. A partir desses dados foi possível criar um protótipo de objeto de aprendizagem em histórias em quadrinhos, com características hipermidiáticas, cujo tema é a conceituação de Projeção Cilíndrica Ortogonal, para ser aplicado em um grupo de voluntários surdos de instituições que desenvolvem trabalhos sócio-educacionais com essa população na Grande Florianópolis - SC. Para a testagem do objeto com o público foram utilizadas como ferramentas para coleta de dados: questionário para se levantar o perfil do participante; atividades durante a utilização do protótipo; observação do participante na utilização do protótipo; e Focus Group com registro em vídeo. Conclui-se que a utilização de histórias em quadrinhos, além de ser bem aceita pelos alunos surdos pesquisados, também foi eficiente quanto a aprendizagem do conceito de Representação Gráfica. A junção de imagens e textos atrelados a uma narrativa ficcional e a possibilidade de uma leitura livre colaboraram para que os participantes da pesquisa pudessem entender melhor o conteúdo abordado. A pesquisa realizada permitiu elencar dez diretrizes, divididas em quatro áreas distintas, dentre as quais contemplam a construção da narrativa na linguagem de histórias em quadrinhos e do ambiente de navegação hipermídia, além de estabelecer parâmetros para a linguagem de apresentação das atividades ligadas à narrativa. De forma análoga levantou-se subsídios para futura discussão sobre a forma de interação dos usuários no ambiente programado.Florianópolis, SCUlbricht, Vânia RibasSouza, João Artur deUniversidade Federal de Santa CatarinaBusarello, Raul Inácio2012-10-26T07:52:57Z2012-10-26T07:52:57Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 p.| il., tabs.application/pdf298465http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96000porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T19:32:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96000Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T19:32:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas
title Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas
spellingShingle Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas
Busarello, Raul Inácio
Gestão do conhecimento
Surdos
Aprendizagem
Educação inclusiva
Historias em quadrinhos
Multímidia interativa
title_short Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas
title_full Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas
title_fullStr Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas
title_full_unstemmed Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas
title_sort Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas
author Busarello, Raul Inácio
author_facet Busarello, Raul Inácio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ulbricht, Vânia Ribas
Souza, João Artur de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Busarello, Raul Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Surdos
Aprendizagem
Educação inclusiva
Historias em quadrinhos
Multímidia interativa
topic Gestão do conhecimento
Surdos
Aprendizagem
Educação inclusiva
Historias em quadrinhos
Multímidia interativa
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T07:52:57Z
2012-10-26T07:52:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 298465
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96000
identifier_str_mv 298465
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652167973699584