Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96000 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_4fe1a88fb250cdf5b6d925f719f0d070 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96000 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticasGestão do conhecimentoSurdosAprendizagemEducação inclusivaHistorias em quadrinhosMultímidia interativaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2011Partindo da problemática de como gerar conhecimento por meio de histórias em quadrinhos em ambiente hipermídia, observou-se a partir de uma busca sistemática na base Scopus, que não havia a utilização dessa mídia como ferramenta de educação inclusiva, com ênfase na aprendizagem do aluno surdo. Por outro lado, esta mesma pesquisa, mostrou a eficiência na utilização de imagens como meio de comunicação para o surdo, em detrimento de sua dificuldade em ler e interpretar textos escritos. Neste sentido os ambientes hipermídia também contribuem para a educação desses indivíduos, pois permitem o acesso as multimídias com características que facilitam o aprendizado desse público. A partir desses dados, buscou-se verificar se a linguagem das histórias em quadrinhos, somadas as características dos ambientes hipermídia, se apresentam como uma alternativa eficiente no processo de geração de conhecimento do indivíduo surdo. Para isso definiu-se como objetivo estabelecer diretrizes para a construção de narrativas em histórias em quadrinhos que favoreçam o aprendizado de pessoas com surdez ou deficiência auditiva. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa com caráter exploratório. A partir do resultado de duas buscas sistemáticas, nas bases Scopus e Web of Science, mais bibliografias pertinentes, foi possível a construção da fundamentação teórica, relacionando temas ligados às características cognitivas do público pesquisado; geração de conhecimento por narrativas visuais e hipermídia; e a utilização da linguagem em histórias em quadrinhos como ferramenta de repositório e propagação de conhecimento. A partir desses dados foi possível criar um protótipo de objeto de aprendizagem em histórias em quadrinhos, com características hipermidiáticas, cujo tema é a conceituação de Projeção Cilíndrica Ortogonal, para ser aplicado em um grupo de voluntários surdos de instituições que desenvolvem trabalhos sócio-educacionais com essa população na Grande Florianópolis - SC. Para a testagem do objeto com o público foram utilizadas como ferramentas para coleta de dados: questionário para se levantar o perfil do participante; atividades durante a utilização do protótipo; observação do participante na utilização do protótipo; e Focus Group com registro em vídeo. Conclui-se que a utilização de histórias em quadrinhos, além de ser bem aceita pelos alunos surdos pesquisados, também foi eficiente quanto a aprendizagem do conceito de Representação Gráfica. A junção de imagens e textos atrelados a uma narrativa ficcional e a possibilidade de uma leitura livre colaboraram para que os participantes da pesquisa pudessem entender melhor o conteúdo abordado. A pesquisa realizada permitiu elencar dez diretrizes, divididas em quatro áreas distintas, dentre as quais contemplam a construção da narrativa na linguagem de histórias em quadrinhos e do ambiente de navegação hipermídia, além de estabelecer parâmetros para a linguagem de apresentação das atividades ligadas à narrativa. De forma análoga levantou-se subsídios para futura discussão sobre a forma de interação dos usuários no ambiente programado.Florianópolis, SCUlbricht, Vânia RibasSouza, João Artur deUniversidade Federal de Santa CatarinaBusarello, Raul Inácio2012-10-26T07:52:57Z2012-10-26T07:52:57Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 p.| il., tabs.application/pdf298465http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96000porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T19:32:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96000Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T19:32:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas |
title |
Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas |
spellingShingle |
Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas Busarello, Raul Inácio Gestão do conhecimento Surdos Aprendizagem Educação inclusiva Historias em quadrinhos Multímidia interativa |
title_short |
Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas |
title_full |
Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas |
title_fullStr |
Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas |
title_full_unstemmed |
Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas |
title_sort |
Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas |
author |
Busarello, Raul Inácio |
author_facet |
Busarello, Raul Inácio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ulbricht, Vânia Ribas Souza, João Artur de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Busarello, Raul Inácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Surdos Aprendizagem Educação inclusiva Historias em quadrinhos Multímidia interativa |
topic |
Gestão do conhecimento Surdos Aprendizagem Educação inclusiva Historias em quadrinhos Multímidia interativa |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-26T07:52:57Z 2012-10-26T07:52:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
298465 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96000 |
identifier_str_mv |
298465 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
174 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652167973699584 |