Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jailson Gentil da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204306
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História
id UFSC_88d2ba1313b35c150b6ffe2772c0c2b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204306
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol.FutebolFigueirenseIdentidade popularTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. HistóriaO objetivo deste trabalho é propor uma reflexão acerca das implicações que podem ter ocorrido na identidade popular do torcedor do Figueirense a partir da implantação de um modelo de gestão empresarial no clube entre 1999 e 2010. Agremiação cuja origem remonta um bairro pobre, com moradores predominantemente negros da cidade de Florianópolis, numa ligação popular intrínseca entre seus torcedores. Para analisarmos essas mudanças, pretendemos verificar como foi sendo estabelecida no Brasil e em Santa Catarina a popularização do futebol, uma prática inicialmente elitizada. Nesse sentido, a importante relação e utilização do futebol pelos diversos agentes políticos ao longo das diferentes formas de governo que administraram o país ao longo do século XX, consolidando o esporte como grande elemento de uma identidade nacional, precisam ser investigadas. Com as mudanças ocorridas na virada do século XXI para um mundo globalizado, com clubes sendo administrados como empresas e o futebol como negócio, também foram alteradas a relação do torcedor com esporte, da mesma forma que também afetaram a relação dos torcedores brasileiros com o futebol. Tais relações precisam ser estudadas numa ótica multidisciplinar, compreendendo também fatores sociológicos que compõem os vínculos dos torcedores com seus clubes e seleções.Florianópolis, SCDuarte, Adriano LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Jailson Gentil da2020-02-20T01:15:41Z2020-02-20T01:15:41Z2019-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204306info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-02-20T01:15:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204306Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-20T01:15:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol.
title Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol.
spellingShingle Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol.
Silva, Jailson Gentil da
Futebol
Figueirense
Identidade popular
title_short Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol.
title_full Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol.
title_fullStr Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol.
title_full_unstemmed Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol.
title_sort Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol.
author Silva, Jailson Gentil da
author_facet Silva, Jailson Gentil da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Adriano Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jailson Gentil da
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Figueirense
Identidade popular
topic Futebol
Figueirense
Identidade popular
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
2020-02-20T01:15:41Z
2020-02-20T01:15:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204306
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652415710265344