Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204306 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História |
id |
UFSC_88d2ba1313b35c150b6ffe2772c0c2b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204306 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol.FutebolFigueirenseIdentidade popularTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. HistóriaO objetivo deste trabalho é propor uma reflexão acerca das implicações que podem ter ocorrido na identidade popular do torcedor do Figueirense a partir da implantação de um modelo de gestão empresarial no clube entre 1999 e 2010. Agremiação cuja origem remonta um bairro pobre, com moradores predominantemente negros da cidade de Florianópolis, numa ligação popular intrínseca entre seus torcedores. Para analisarmos essas mudanças, pretendemos verificar como foi sendo estabelecida no Brasil e em Santa Catarina a popularização do futebol, uma prática inicialmente elitizada. Nesse sentido, a importante relação e utilização do futebol pelos diversos agentes políticos ao longo das diferentes formas de governo que administraram o país ao longo do século XX, consolidando o esporte como grande elemento de uma identidade nacional, precisam ser investigadas. Com as mudanças ocorridas na virada do século XXI para um mundo globalizado, com clubes sendo administrados como empresas e o futebol como negócio, também foram alteradas a relação do torcedor com esporte, da mesma forma que também afetaram a relação dos torcedores brasileiros com o futebol. Tais relações precisam ser estudadas numa ótica multidisciplinar, compreendendo também fatores sociológicos que compõem os vínculos dos torcedores com seus clubes e seleções.Florianópolis, SCDuarte, Adriano LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Jailson Gentil da2020-02-20T01:15:41Z2020-02-20T01:15:41Z2019-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204306info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-02-20T01:15:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204306Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-20T01:15:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol. |
title |
Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol. |
spellingShingle |
Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol. Silva, Jailson Gentil da Futebol Figueirense Identidade popular |
title_short |
Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol. |
title_full |
Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol. |
title_fullStr |
Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol. |
title_full_unstemmed |
Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol. |
title_sort |
Figueirense Futebol Clube (1999-2010): da identidade popular à mercantilização do futebol. |
author |
Silva, Jailson Gentil da |
author_facet |
Silva, Jailson Gentil da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Adriano Luiz Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jailson Gentil da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol Figueirense Identidade popular |
topic |
Futebol Figueirense Identidade popular |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 2020-02-20T01:15:41Z 2020-02-20T01:15:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204306 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
72 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652415710265344 |