A ênfase ao consumidor na avaliação da qualidade nos sistemas produto-serviço: aplicação ao setor de telecomunicações
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181252 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2017. |
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A ênfase ao consumidor na avaliação da qualidade nos sistemas produto-serviço: aplicação ao setor de telecomunicaçõesEngenharia de produçãoConsumidoresTelecomunicaçõesQualidade dos serviçosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2017.O setor de telecomunicações brasileiro vem passando por profundas transformações nas últimas décadas, mas continua em ascensão, apesar da recente desaceleração econômica do país. Por ser um setor com elevada economia de escala e alta intensidade de capital, cresce a tendência a integrar plataformas para oferecer o mesmo tipo de serviços aos consumidores e o compartilhamento de infraestrutura. O setor de telecomunicações apresenta a tendência à consolidação de produtos e serviços em uma única solução, o sistema produto-serviço, para atender às demandas crescentes por qualidade e rapidez na comunicação. No entanto, as empresas desse setor enfrentam um paradigma entre o que os provedores de PSS das empresas do setor de telecomunicações oferecem aos seus consumidores versus o que eles realmente desejam. Nesse contexto, este estudo tem como tema a gestão estratégica da qualidade do PSS no contexto B2B. Para esse fim, propõe-se um modelo de gestão da qualidade que alinha a oferta do PSS ao seu consumidor. Para tanto, realiza-se uma pesquisa bibliográfica seguida de análise bibliométrica para identificação dos requisitos dos consumidores do PSS. Posteriormente, os itens identificados no referencial teórico são consolidados qualitativamente em um modelo de gestão da qualidade do PSS. Em seguida, os itens do modelo são validados por meio de uma survey com os executivos de uma grande empresa do setor de telecomunicações. Os dados coletados são análise por meio de técnicas estatísticas descritiva e multivariada. Ao final da validação do modelo, concluiu-se que os requisitos dos consumidores do PSS relacionam-se, em sua maioria, aos elementos que integram o bem tangível ao serviço.Abstract : The Brazilian telecommunications sector has undergone deep transformations in the last decades, but continues to rise, despite the country's recent economic slowdown. As a sector with high economies of scale and high capital intensity, there is a growing tendency to integrate platforms to offer the same type of services to consumers and infrastructure sharing. The telecommunications sector has the trend towards consumption of consolidate products and services in a single solution, the product-service system, to meet the increasing demands for quality and speed in communication. However, companies in this industry face a paradigm between what product-service system providers offer to their consumers versus what they really want. In this context, this study deals with the quality strategic management of PSS in the Business to Business context. To this end, a model of quality management is proposed that aligns the offer of the PSS to its consumer. To do so, a bibliographic research is carried out followed by bibliometric analysis to identify the consumer requirements of the PSS in literature. Subsequently, the items identified in the theoretical framework are qualitatively consolidated in a PSS quality management model. Then, the model items are validated through a survey of executives from a large telecommunications company. The data collected are analysis using descriptive and multivariate statistical techniques. At the end of the validation of the model, it was concluded that the requirements of the consumers of the PSS relate, for the most part, to the elements that integrate the tangible good to the service.Paladini, Edson P.Universidade Federal de Santa CatarinaAnacleto, Cristiane Alves2017-11-21T03:21:57Z2017-11-21T03:21:57Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis301 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf348714https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181252porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-21T03:21:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181252Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-21T03:21:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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