A MOTIVAÇÃO COMO FATOR NO DESEMPENHO EM SERVIÇOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Bruno
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pietrobelli, Wagner, Prato Neto, Cyro, Moro, Matheus, Sagrillo, Murilo, Andrade, Dalton Francisco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181007
Resumo: Os consumidores dos serviços estão cada vez mais exigentes, assim, os colaboradores devem estar satisfeitos com seu trabalho e em perfeitas condições de resolver problemas para atender o cliente com qualidade. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores motivacionais que influenciam no desempenho de atividades administrativas em setor público educacional. Desta forma, para o levantamento de dados, foi elaborado um questionário envolvendo fatores motivacionais e, em seguida, aplicados aos 20 servidores públicos que fazem parte de um Instituto de Educação Superior. As entrevistas foram feitas pelos pesquisadores com a finalidade de identificar de que forma estão sendo realizados os serviços que são oferecidos. Como resultados, primeiramente, a maioria dos servidores compreende que o fator liderança, é um diferencial para se obter um bom desempenho no ambiente de trabalho, além disso, o líder deve ter a capacidade de despertar a motivação das pessoas no ambiente que se encontra. Os servidores esperam que seu líder seja capaz de gerir e orientar toda a equipe, estando sempre presente e apto a resolver problemas, motivar a equipe e trabalhar junto com a finalidade do crescimento, desenvolvimento e produtividade da organização. E, como segundo ponto relevante no trabalho, é que mesmo com ambientes desfavoráveis do setor público universitário, os servidores se mantenham comprometidos em desempenhar da melhor forma suas tarefas, buscando a garantia do desenvolvimento de um bom trabalho para o grupo e para os que utilizam os serviços.
id UFSC_5131b7163b5a44024a8c423c8206d4a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181007
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Miranda, BrunoPietrobelli, WagnerPrato Neto, CyroMoro, MatheusSagrillo, MuriloAndrade, Dalton Francisco de2017-11-17T17:19:40Z2017-11-17T17:19:40Z2017-11-24978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181007Os consumidores dos serviços estão cada vez mais exigentes, assim, os colaboradores devem estar satisfeitos com seu trabalho e em perfeitas condições de resolver problemas para atender o cliente com qualidade. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores motivacionais que influenciam no desempenho de atividades administrativas em setor público educacional. Desta forma, para o levantamento de dados, foi elaborado um questionário envolvendo fatores motivacionais e, em seguida, aplicados aos 20 servidores públicos que fazem parte de um Instituto de Educação Superior. As entrevistas foram feitas pelos pesquisadores com a finalidade de identificar de que forma estão sendo realizados os serviços que são oferecidos. Como resultados, primeiramente, a maioria dos servidores compreende que o fator liderança, é um diferencial para se obter um bom desempenho no ambiente de trabalho, além disso, o líder deve ter a capacidade de despertar a motivação das pessoas no ambiente que se encontra. Os servidores esperam que seu líder seja capaz de gerir e orientar toda a equipe, estando sempre presente e apto a resolver problemas, motivar a equipe e trabalhar junto com a finalidade do crescimento, desenvolvimento e produtividade da organização. E, como segundo ponto relevante no trabalho, é que mesmo com ambientes desfavoráveis do setor público universitário, os servidores se mantenham comprometidos em desempenhar da melhor forma suas tarefas, buscando a garantia do desenvolvimento de um bom trabalho para o grupo e para os que utilizam os serviços.Instituto de ensino superiorDesempenhoMotivaçãoLiderançaA MOTIVAÇÃO COMO FATOR NO DESEMPENHO EM SERVIÇOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIORinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL101_00252.pdf101_00252.pdfapplication/pdf356801https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/181007/1/101_00252.pdf3a40174b3ac228d3bf70ae6fb3abe4c3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/181007/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1810072017-11-17 15:19:40.838oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:19:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A MOTIVAÇÃO COMO FATOR NO DESEMPENHO EM SERVIÇOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
title A MOTIVAÇÃO COMO FATOR NO DESEMPENHO EM SERVIÇOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle A MOTIVAÇÃO COMO FATOR NO DESEMPENHO EM SERVIÇOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
Miranda, Bruno
Instituto de ensino superior
Desempenho
Motivação
Liderança
title_short A MOTIVAÇÃO COMO FATOR NO DESEMPENHO EM SERVIÇOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
title_full A MOTIVAÇÃO COMO FATOR NO DESEMPENHO EM SERVIÇOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr A MOTIVAÇÃO COMO FATOR NO DESEMPENHO EM SERVIÇOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed A MOTIVAÇÃO COMO FATOR NO DESEMPENHO EM SERVIÇOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
title_sort A MOTIVAÇÃO COMO FATOR NO DESEMPENHO EM SERVIÇOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
author Miranda, Bruno
author_facet Miranda, Bruno
Pietrobelli, Wagner
Prato Neto, Cyro
Moro, Matheus
Sagrillo, Murilo
Andrade, Dalton Francisco de
author_role author
author2 Pietrobelli, Wagner
Prato Neto, Cyro
Moro, Matheus
Sagrillo, Murilo
Andrade, Dalton Francisco de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Bruno
Pietrobelli, Wagner
Prato Neto, Cyro
Moro, Matheus
Sagrillo, Murilo
Andrade, Dalton Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Instituto de ensino superior
Desempenho
Motivação
Liderança
topic Instituto de ensino superior
Desempenho
Motivação
Liderança
description Os consumidores dos serviços estão cada vez mais exigentes, assim, os colaboradores devem estar satisfeitos com seu trabalho e em perfeitas condições de resolver problemas para atender o cliente com qualidade. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores motivacionais que influenciam no desempenho de atividades administrativas em setor público educacional. Desta forma, para o levantamento de dados, foi elaborado um questionário envolvendo fatores motivacionais e, em seguida, aplicados aos 20 servidores públicos que fazem parte de um Instituto de Educação Superior. As entrevistas foram feitas pelos pesquisadores com a finalidade de identificar de que forma estão sendo realizados os serviços que são oferecidos. Como resultados, primeiramente, a maioria dos servidores compreende que o fator liderança, é um diferencial para se obter um bom desempenho no ambiente de trabalho, além disso, o líder deve ter a capacidade de despertar a motivação das pessoas no ambiente que se encontra. Os servidores esperam que seu líder seja capaz de gerir e orientar toda a equipe, estando sempre presente e apto a resolver problemas, motivar a equipe e trabalhar junto com a finalidade do crescimento, desenvolvimento e produtividade da organização. E, como segundo ponto relevante no trabalho, é que mesmo com ambientes desfavoráveis do setor público universitário, os servidores se mantenham comprometidos em desempenhar da melhor forma suas tarefas, buscando a garantia do desenvolvimento de um bom trabalho para o grupo e para os que utilizam os serviços.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-17T17:19:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-17T17:19:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181007
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/181007/1/101_00252.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/181007/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a40174b3ac228d3bf70ae6fb3abe4c3
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804987399110656