Ícones em língua de sinais como referência na linguagem visual em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scandolara, Daniel Henrique
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215763
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
id UFSC_52308e758177adfb331d0b83ec4c2e88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215763
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaScandolara, Daniel HenriqueUlbricht, Vânia RibasVanzin, Tarcisio2020-10-21T21:20:16Z2020-10-21T21:20:16Z2019368834https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215763Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.Partindo da complexidade que a língua oral impõe às pessoas surdas ao acesso de conteúdos de cursos e a navegação em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), observou-se, com base em uma revisão integrativa da literatura, que não havia, até o momento, a utilização de ícones em língua de sinais no Moodle com a finalidade de proporcionar acessibilidade e acesso a recursos para uma educação inclusiva. Com isso, o objetivo desse trabalho foi auxiliar na criação de um artefato com ícones em língua brasileira de sinais aliados ao texto escrito para favorecer o acesso de pessoas surdas a cursos e recursos presentes em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Elegeu-se como metodologia a pesquisa qualitativa de natureza tecnológica. Com os resultados das buscas nas bases e com o acréscimo de trabalhos pertinentes relacionados, foi viável fundamentar a teoria, em que se relacionaram temas e pesquisas das áreas de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem acessíveis, práticas de visualidade por meio da língua de sinais e tecnologias assistivas. Com isso, os ícones foram desenhados e criados com o auxílio de profissionais do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue, sendo, em seguida, incorporados ao artefato e avaliados por professores e alunos surdos voluntários. Para validação do objeto proposto ao público surdo, a coleta de dados deu-se a partir de uma entrevista semiestruturada e com a realização de cinco tarefas durante a apresentação do artefato. Ocorreu nesta etapa a observação do sujeito surdo na utilização do AVEA e foi realizado o registro em vídeo. A conclusão possibilitou a implementação dos ícones em língua de sinais aliados ao português na modalidade escrita em um AVEA, além da validação por alunos e professores surdos, mostrando-se uma ferramenta eficiente e acessível. Utilizar a imagem e o texto em uma única perspectiva constrói-se uma teoria bilíngue que colabora para que os usuários de um AVEA possam entender melhor a estrutura e organização da informação do mesmo. A pesquisa realizada permitiu apontar áreas para trabalhos futuros no que tange outras barreiras comunicacionais que os surdos encontram em AVEAs.Abstract: Based on the complexity that oral language imposes on deaf people to access course content and navigation in Virtual Teaching and Learning Environments (AVEAs), it was observed, based on an integrative literature review, that there was not the moment, the use of sign language icons in Moodle to provide accessibility and access to resources for inclusive education. Thus, the objective of this work was to assist in the creation of an artifact with icons in Brazilian language of signs allied to the written text to favor the access of deaf people to courses and resources present in a virtual teaching and learning environment. It was chosen as methodology the qualitative research of technological nature. With the results of the base searches and the addition of related pertinent works, it was viable to base the theory, which related themes and research in the areas of accessible virtual teaching and learning environments, visuality practices through sign language and assistive technologies. Thus, the icons were designed and created with the help of professionals from the Federal Institute of Santa Catarina - Palhoça Bilingual Campus, and then incorporated into the artifact and evaluated by teachers and volunteer deaf students. To validate the proposed object to the deaf public, data collection was based on a semi-structured interview and five tasks during the presentation of the artifact. The observation of the deaf subject in the use of AVEA occurred at this stage and the video recording was performed. The conclusion allowed the implementation of the sign language allied to Portuguese icons in the written form in an AVEA, besides the validation by deaf students and teachers, proving to be an efficient and accessible tool. Using image and text in a single perspective leads to a bilingual theory that helps AVEA users better understand its information structure and organization. The research made it possible to point out areas of future research regarding other communication barriers that deaf people encounter in AVEAs.176 p.| il., gráfs., tabs.porEngenharia e gestão do conhecimentoAcessibilidadeTecnologia assistivaSurdosTecnologia educacionalAmbiente virtual de aprendizagemÍcones em língua de sinais como referência na linguagem visual em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEGC0617-D.pdfPEGC0617-D.pdfapplication/pdf5561777https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215763/-1/PEGC0617-D.pdfce634b67abf94e1d265a42e12f96d573MD5-1123456789/2157632020-10-21 18:20:16.831oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215763Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:20:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ícones em língua de sinais como referência na linguagem visual em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs)
title Ícones em língua de sinais como referência na linguagem visual em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs)
spellingShingle Ícones em língua de sinais como referência na linguagem visual em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs)
Scandolara, Daniel Henrique
Engenharia e gestão do conhecimento
Acessibilidade
Tecnologia assistiva
Surdos
Tecnologia educacional
Ambiente virtual de aprendizagem
title_short Ícones em língua de sinais como referência na linguagem visual em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs)
title_full Ícones em língua de sinais como referência na linguagem visual em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs)
title_fullStr Ícones em língua de sinais como referência na linguagem visual em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs)
title_full_unstemmed Ícones em língua de sinais como referência na linguagem visual em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs)
title_sort Ícones em língua de sinais como referência na linguagem visual em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs)
author Scandolara, Daniel Henrique
author_facet Scandolara, Daniel Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Scandolara, Daniel Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ulbricht, Vânia Ribas
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vanzin, Tarcisio
contributor_str_mv Ulbricht, Vânia Ribas
Vanzin, Tarcisio
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Acessibilidade
Tecnologia assistiva
Surdos
Tecnologia educacional
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Acessibilidade
Tecnologia assistiva
Surdos
Tecnologia educacional
Ambiente virtual de aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:20:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:20:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215763
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 368834
identifier_str_mv 368834
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 176 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215763/-1/PEGC0617-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ce634b67abf94e1d265a42e12f96d573
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805177832046592