Um estudo de usabilidade em uma plataforma de ensino superior a distância : a percepção dos usuários surdos sobre as atividades virtuais
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5584 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti |
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Maciel, Simone Conceição Vecchio de CastroMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-Kamensky, Andrea Paula dos Santos OliveiraOrtiz Monteiro, Patricia, 1965-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-2022-04-02T00:39:06Z2022-04-02T00:39:06Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5584Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes BussolottiDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2019.Resumo: O tema da pesquisa trata de uma análise de usabilidade em uma plataforma virtual de ensino superior a distância sob a ótica de usuários surdos em relação às atividades de uma sala web. Este estudo foi motivado pela percepção da ausência de alunos surdos na universidade em questão em sua modalidade EaD. O estudo pretendeu verificar as possibilidades de adaptações nas atividades virtuais para pessoas surdas em acordo com os apontamentos do grupo focal selecionado. Buscou-se analisar a usabilidade para a acessibilidade de sujeitos surdos na plataforma de educação a distância de ensino superior; compreender a percepção dos participantes da pesquisa sobre a plataforma navegada por eles; elencar, de acordo com a análise dos dados recebidos, as possibilidades de adaptação nas atividades virtuais para pessoas surdas na plataforma de educação a distância de ensino superior em que a pesquisa analisou. Para tanto, utilizou-se como fundamento as concepções da teoria da distância transacional de Moore (2002;2013), os estudos sobre aplicabilidade do teste de usabilidade de Krug (2010), bem como a teoria dos fundamentos da defectologia de Vygotski (1983; 1997; 2011) e a teoria da pedagogia visual de Campello (2008). Esta pesquisa tem caráter qualitativo. Os procedimentos metodológicos do estudo de caso com seis sujeitos surdos seguiram a seguinte dinâmica: primeiramente, foi aplicado um questionário sociodemográfico composto por 32 questões. Em segundo lugar, foi aplicada uma experiência empírica de navegação, teste de usabilidade, em uma sala web da plataforma virtual de aprendizagem. Em terceiro lugar, realizou-se um grupo focal composto pelos participantes da pesquisa; dessa forma, analisou-se o desempenho da navegação na plataforma em questão. Os resultados da pesquisa apontaram que os participantes desaprovam a tradução feita por avatares, softwares de tradução executada por bonecos virtuais de forma mecânica. Pois, de acordo com os participantes, faz-se necessária a tradução executada por um tradutor intérprete de língua de sinais, que realize a tradução cultural. Além disso, destaca-se que o professor tutor, profissional que faz a correção das atividades da sala web, deve ser fluente em LIBRAS, para que, dessa forma, possa entender o dinamismo da escrita do surdo. Portanto, conclui-se que as adaptações apontadas pelos participantes da pesquisa são de extrema importância para que pessoas surdas possam fazer parte do quadro discente na instituição de ensino superior em questão.Abstract: The subject of the following research is usability analysis in a virtual plataforma to distance learning in higher education from the perspective of deaf users relating to the activities of a web room. This study was motivated by the perception of the absence of deaf students at the university in question in their ODL modality. The study aimed to verify the possibilities of adaptations in virtual activities for deaf people according to the selected focus? group notes. The aim was to analyze the usability for the accessibility of deaf subjects in the distance education platform of higher education; understanding the participants' perception of the platform navigated by them; according to the analysis of the data received, the possibilities of adaptation in the virtual activities for deaf people in the distance education platform of higher education in which the research analyzed. For this, the concepts of the theory of the transactional distance from Moore (2002; 2013), the studies on applicability of the test of usability from Krug (2010), as well as the theory of the fundamentals of the defectology from Vygotski (1983; 1997; 2011) and the visual pedagogy theory from Campello (2008). This research has a qualitative character, the methodological procedure of the case study with six deaf subjects, is followed the following dynamics: first, a socio-demographic questionnaire composed of 32 questions was applied (more detail in section three of this research). Secondly, we applied an empirical navigation experience, usability test, in a web-based virtual learning platform. Thirdly, a focal group was composed of the participants of the research. In this way, the navigation performance in the platform in question was analyzed. The research results pointed out that the participants disapprove of the translation made by avatars, translation softwares made mechanically by virtual dolls. According to the participants it is necessary the translation carried out by a sign language interpreter translator, who performs the cultural translation. In addition, it should be noted that the tutor, a professional who corrects the activities of the web room, is fluent in LIBRAS so that they can understand the dynamism of the deaf writing. Therefore, it is concluded that the adaptations pointed out by the research participants are extremely important for deaf people to take part in the student crew at the higher education institution in the study.Made available in DSpace on 2022-04-02T00:39:06Z (GMT). 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