Um estudo de usabilidade em uma plataforma de ensino superior a distância : a percepção dos usuários surdos sobre as atividades virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Simone Conceição Vecchio de Castro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5584
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti
id UNITAU_84c1d40b1307c817a353e4b88a89d621
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5584
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Maciel, Simone Conceição Vecchio de CastroMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-Kamensky, Andrea Paula dos Santos OliveiraOrtiz Monteiro, Patricia, 1965-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-2022-04-02T00:39:06Z2022-04-02T00:39:06Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5584Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes BussolottiDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2019.Resumo: O tema da pesquisa trata de uma análise de usabilidade em uma plataforma virtual de ensino superior a distância sob a ótica de usuários surdos em relação às atividades de uma sala web. Este estudo foi motivado pela percepção da ausência de alunos surdos na universidade em questão em sua modalidade EaD. O estudo pretendeu verificar as possibilidades de adaptações nas atividades virtuais para pessoas surdas em acordo com os apontamentos do grupo focal selecionado. Buscou-se analisar a usabilidade para a acessibilidade de sujeitos surdos na plataforma de educação a distância de ensino superior; compreender a percepção dos participantes da pesquisa sobre a plataforma navegada por eles; elencar, de acordo com a análise dos dados recebidos, as possibilidades de adaptação nas atividades virtuais para pessoas surdas na plataforma de educação a distância de ensino superior em que a pesquisa analisou. Para tanto, utilizou-se como fundamento as concepções da teoria da distância transacional de Moore (2002;2013), os estudos sobre aplicabilidade do teste de usabilidade de Krug (2010), bem como a teoria dos fundamentos da defectologia de Vygotski (1983; 1997; 2011) e a teoria da pedagogia visual de Campello (2008). Esta pesquisa tem caráter qualitativo. Os procedimentos metodológicos do estudo de caso com seis sujeitos surdos seguiram a seguinte dinâmica: primeiramente, foi aplicado um questionário sociodemográfico composto por 32 questões. Em segundo lugar, foi aplicada uma experiência empírica de navegação, teste de usabilidade, em uma sala web da plataforma virtual de aprendizagem. Em terceiro lugar, realizou-se um grupo focal composto pelos participantes da pesquisa; dessa forma, analisou-se o desempenho da navegação na plataforma em questão. Os resultados da pesquisa apontaram que os participantes desaprovam a tradução feita por avatares, softwares de tradução executada por bonecos virtuais de forma mecânica. Pois, de acordo com os participantes, faz-se necessária a tradução executada por um tradutor intérprete de língua de sinais, que realize a tradução cultural. Além disso, destaca-se que o professor tutor, profissional que faz a correção das atividades da sala web, deve ser fluente em LIBRAS, para que, dessa forma, possa entender o dinamismo da escrita do surdo. Portanto, conclui-se que as adaptações apontadas pelos participantes da pesquisa são de extrema importância para que pessoas surdas possam fazer parte do quadro discente na instituição de ensino superior em questão.Abstract: The subject of the following research is usability analysis in a virtual plataforma to distance learning in higher education from the perspective of deaf users relating to the activities of a web room. This study was motivated by the perception of the absence of deaf students at the university in question in their ODL modality. The study aimed to verify the possibilities of adaptations in virtual activities for deaf people according to the selected focus? group notes. The aim was to analyze the usability for the accessibility of deaf subjects in the distance education platform of higher education; understanding the participants' perception of the platform navigated by them; according to the analysis of the data received, the possibilities of adaptation in the virtual activities for deaf people in the distance education platform of higher education in which the research analyzed. For this, the concepts of the theory of the transactional distance from Moore (2002; 2013), the studies on applicability of the test of usability from Krug (2010), as well as the theory of the fundamentals of the defectology from Vygotski (1983; 1997; 2011) and the visual pedagogy theory from Campello (2008). This research has a qualitative character, the methodological procedure of the case study with six deaf subjects, is followed the following dynamics: first, a socio-demographic questionnaire composed of 32 questions was applied (more detail in section three of this research). Secondly, we applied an empirical navigation experience, usability test, in a web-based virtual learning platform. Thirdly, a focal group was composed of the participants of the research. In this way, the navigation performance in the platform in question was analyzed. The research results pointed out that the participants disapprove of the translation made by avatars, translation softwares made mechanically by virtual dolls. According to the participants it is necessary the translation carried out by a sign language interpreter translator, who performs the cultural translation. In addition, it should be noted that the tutor, a professional who corrects the activities of the web room, is fluent in LIBRAS so that they can understand the dynamism of the deaf writing. Therefore, it is concluded that the adaptations pointed out by the research participants are extremely important for deaf people to take part in the student crew at the higher education institution in the study.Made available in DSpace on 2022-04-02T00:39:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone Conceicao Vecchio de Castro Maciel.pdf: 2147917 bytes, checksum: 42124b8286df011a302ffb478a4aae8f (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online (151 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.SurdoEducação a distância - EADAcessibilidade às tecnologiasTecnologia educacionalUm estudo de usabilidade em uma plataforma de ensino superior a distância : a percepção dos usuários surdos sobre as atividades virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALSimone Conceicao Vecchio de Castro Maciel.pdfapplication/pdf2147917http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5584/1/Simone%20Conceicao%20Vecchio%20de%20Castro%20Maciel.pdf42124b8286df011a302ffb478a4aae8fMD5120.500.11874/55842022-05-19 15:26:17.3oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5584Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo de usabilidade em uma plataforma de ensino superior a distância : a percepção dos usuários surdos sobre as atividades virtuais
title Um estudo de usabilidade em uma plataforma de ensino superior a distância : a percepção dos usuários surdos sobre as atividades virtuais
spellingShingle Um estudo de usabilidade em uma plataforma de ensino superior a distância : a percepção dos usuários surdos sobre as atividades virtuais
Maciel, Simone Conceição Vecchio de Castro
Surdo
Educação a distância - EAD
Acessibilidade às tecnologias
Tecnologia educacional
title_short Um estudo de usabilidade em uma plataforma de ensino superior a distância : a percepção dos usuários surdos sobre as atividades virtuais
title_full Um estudo de usabilidade em uma plataforma de ensino superior a distância : a percepção dos usuários surdos sobre as atividades virtuais
title_fullStr Um estudo de usabilidade em uma plataforma de ensino superior a distância : a percepção dos usuários surdos sobre as atividades virtuais
title_full_unstemmed Um estudo de usabilidade em uma plataforma de ensino superior a distância : a percepção dos usuários surdos sobre as atividades virtuais
title_sort Um estudo de usabilidade em uma plataforma de ensino superior a distância : a percepção dos usuários surdos sobre as atividades virtuais
author Maciel, Simone Conceição Vecchio de Castro
author_facet Maciel, Simone Conceição Vecchio de Castro
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
Kamensky, Andrea Paula dos Santos Oliveira
Ortiz Monteiro, Patricia, 1965-
Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Simone Conceição Vecchio de Castro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
contributor_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Surdo
Educação a distância - EAD
Acessibilidade às tecnologias
Tecnologia educacional
topic Surdo
Educação a distância - EAD
Acessibilidade às tecnologias
Tecnologia educacional
description Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-02T00:39:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-02T00:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5584
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (151 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5584/1/Simone%20Conceicao%20Vecchio%20de%20Castro%20Maciel.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42124b8286df011a302ffb478a4aae8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393955557376