O PAPEL DO TUTOR EM CURSOS A DISTÂNCIA BASEADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antônio Artur de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Rosemary da Paixão, Terra, Ana Cláudia Linhares, Oliveira, Ligiana Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26006
Resumo: Em cursos a distância, cabe ao tutor a promoção de interatividade, buscando identificar as dificuldades e limitações de cada aluno. O tutor precisa conhecer cada aluno em termos de sua participação no ambiente de aprendizagem. Para tanto, deve procurar fazer uso das várias tecnologias da informação e de comunicação disponíveis. Em um ambiente cada vez mais rico de tecnologias, o papel do tutor tem se expandido e requer muita atenção dos gestores dos cursos a distância. O presente artigo apresenta uma discussão sobre o papel do tutor em cursos a distância, enfocando relações interpessoais, interatividade e autonomia do aluno. As possibilidades de comunicação a disposição dos tutores e alunos aproximam o ensino a distância do ensino presencial. Cuidados devem ser tomados em relação ao meio como se promove a interatividade, ou seja, a comunicação deve ser primorosa e para tanto o design didático deve ser desenvolvido com cautela. Outro ponto importante para a promoção da interatividade é o feedback construtivo, criado pelo tutor. É preciso identificar as características dos alunos e saber explorá-las, já que se trata de um ambiente com pessoas distintas e de diferentes contextos e conhecimentos. O tutor precisa considerar que em princípio todo aluno quer aprender, apesar das limitações (restrições) que enfrenta no curso.
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