A Nova Política de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2020): um discurso de progresso para o retrocesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233992 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_55d161ecd919918d6b66e741844fd5c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233992 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Nova Política de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2020): um discurso de progresso para o retrocessoFormação Continuada de ProfessoresPolítica EducacionalBNC-formação docenteResolução n. 1/2020TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa teve como objetivo analisar o novo projeto de formação continuada de professores para Educação Básica proposto pelo governo federal via Resolução CNE/CP n. 1, de 27 de outubro de 2020, que instituiu junto da Resolução n. 2 de 2019, novas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação docente, tanto para formação inicial quanto continuada e a Base Nacional de Formação dos Professores; ademais essas duas novas Resoluções substituíram a Resolução n. 2, de 1 de julho de 2015. Trata-se de uma pesquisa de análise documental, na qual realizei uma análise comparativa entre as diretrizes voltadas à formação continuada (2015 e 2020). Entre as questões de pesquisa destaco: compreender qual é o projeto de formação continuada de professores que está sendo proposto pelo governo federal pela Resolução CNE/CP n. 1/2020, identificando aproximações e distanciamentos com a normativa de 2015; desenvolver uma aprendizagem crítica e sólida sobre o conceito de formação continuada e sua finalidade; identificar qual concepção de formação continuada é expressa em ambas as regulamentações oficiais. Ao longo do texto apresento reflexões e definição sobre formação continuada de docentes, passando por uma breve contextualização histórica e política do tema, em um recorte de 2014-2021, sobre os principais movimentos que desencadearam o atual cenário educacional brasileiro. Em seguida apresento as duas Resoluções supracitadas e estabeleço algumas aproximações com eixos comparativos. Também explicito algumas das manifestações contrárias e favoráveis à atual Resolução. O estudo me permitiu concluir que: a formação continuada de professores é um direito fundamental e contribui para a valorização e a profissionalização dos docentes; a Resolução em vigor (2020) representa um retrocesso de direitos já conquistados, pois se constatou que a política atual destinada à formação continuada, está sendo implementada sob a justificativa de ajuste às novas demandas da atualidade, fator essencial para o desenvolvimento dos padrões de qualidade, porém, este é um falso discurso de progresso, que sinaliza um retrocesso de direitos já conquistados pelos docentes, tendo em vista as divergências educacionais expressas nesta Resolução, em comparação com a Resolução n. 2/2015.Florianópolis, SCTriches, JocemaraUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Maria Gabriela de2022-04-12T22:47:04Z2022-04-12T22:47:04Z2022-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis89application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233992info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-12T22:47:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233992Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-12T22:47:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Nova Política de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2020): um discurso de progresso para o retrocesso |
title |
A Nova Política de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2020): um discurso de progresso para o retrocesso |
spellingShingle |
A Nova Política de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2020): um discurso de progresso para o retrocesso Oliveira, Maria Gabriela de Formação Continuada de Professores Política Educacional BNC-formação docente Resolução n. 1/2020 |
title_short |
A Nova Política de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2020): um discurso de progresso para o retrocesso |
title_full |
A Nova Política de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2020): um discurso de progresso para o retrocesso |
title_fullStr |
A Nova Política de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2020): um discurso de progresso para o retrocesso |
title_full_unstemmed |
A Nova Política de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2020): um discurso de progresso para o retrocesso |
title_sort |
A Nova Política de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2020): um discurso de progresso para o retrocesso |
author |
Oliveira, Maria Gabriela de |
author_facet |
Oliveira, Maria Gabriela de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Triches, Jocemara Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Gabriela de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada de Professores Política Educacional BNC-formação docente Resolução n. 1/2020 |
topic |
Formação Continuada de Professores Política Educacional BNC-formação docente Resolução n. 1/2020 |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-12T22:47:04Z 2022-04-12T22:47:04Z 2022-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233992 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
89 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651992589926400 |