A "infância como conteúdo formativo" no curso de pedagogia: tendências, dilemas e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Letícia Cunha da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168062
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Letícia Cunha daQuinteiro, JuciremaSerrão, Maria Isabel Batista2016-09-20T04:49:32Z2016-09-20T04:49:32Z2016340554https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168062Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.Este trabalho tem como objetivo analisar as tendências, os dilemas e as possibilidades da ?infância como conteúdo formativo? no Curso de Pedagogia, numa perspectiva sociológica e histórica, a partir de uma experiência de formação de professores no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tal questão emerge, sobretudo, a partir da entrada de novos estudos sobre a infância no Brasil e após a promulgação da Resolução do Conselho Nacional de Educação, CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para esse curso e que define como finalidade formativa a docência para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. A metodologia adotada define-se como uma monografia de base, a partir de um rigoroso levantamento, organização, classificação e seleção dos documentos que pautam a trajetória deste curso até sua última reformulação curricular e dos registros e materiais coletados em duas disciplinas do eixo Educação e Infância que compõem a matriz curricular. No âmbito do Curso de Pedagogia da UFSC, a experiência curricular que se estabelece a partir das novas Diretrizes Curriculares elege de modo estratégico a infância como um dos seus três eixos e parece apontar um caminho. No entanto, são apresentadas ainda grandes dificuldades, pois o que salta a vista é a ausência de articulação entre este conteúdo e a aprendizagem sobre a organização do ensino, indicando que há ainda um longo caminho a percorrer para formar um professor capaz de intervir, compreender e contribuir para as mudanças necessárias na realidade. Desta forma, uma das principais conclusões do trabalho indica que estamos ainda nos primeiros passos para estabelecer a infância como conteúdo formativo no Curso de Pedagogia. Entendemos que tal proposição demanda uma revisão radical dos conteúdos curriculares dessa formação de modo a articular, tanto de forma vertical como horizontal, o currículo e, para além dele, assumir um compromisso profundo com a formação humana das novas gerações.<br>Abstract : This work aims to analyze trends, dilemmas and possibilities of "childhood as training content" in the Pedagogy course, a sociological and historical perspective, from a teacher training experience at the Federal University of Santa Education Course Catarina (UFSC). This question arises mainly from the entry of new studies on children in Brazil and after the promulgation of the National Council of Education, CNE / CP No. 1 of 15 May 2006, establishing the National Curriculum Guidelines for this course and that defines how formative purpose teaching to work in the early years of elementary school and in kindergarten. The methodology is defined as a base monograph, from a rigorous survey, organization, classification and selection of documents that guide the trajectory of this course to its last curricular reform and records and materials collected in two disciplines of Education axis and childhood that make up the curriculum. Under the UFSC Education Course, the curricular experience that is established from the new Curriculum Guidelines elects strategically childhood as one of its three axes and seems to point to a path. However, even great difficulties are presented, for jumping the view is the lack of coordination between this content and learning about the organization of teaching, indicating that there is still a long way to go to form a teacher able to speak, understand and contribute to the necessary changes in reality. Thus, one of the main conclusions of the work indicates that we are still in the first steps to establish childhood as training content in the Pedagogy course. We understand that this proposal requires a radical revision of the curricula of such training in order to articulate, both vertically and horizontally, the curriculum and beyond, take a deep commitment to human formation of the new generations.213 p.| grafs., tabs.porEducaçãoInfânciaAspectos sociológicosProfessoresFormaçãoA "infância como conteúdo formativo" no curso de pedagogia: tendências, dilemas e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL340554.pdfapplication/pdf1881426https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/168062/1/340554.pdfc24780a3a6a59d2895062f3115e711b0MD51123456789/1680622016-09-20 01:49:32.704oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168062Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:49:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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