Diretrizes pedagógicas para o curso de iniciação tecnológica e cidadania do PROCEFET: a busca por uma aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79422 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
id |
UFSC_592a77697b0ac5a1f7b6e9c01703f315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79422 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Diretrizes pedagógicas para o curso de iniciação tecnológica e cidadania do PROCEFET: a busca por uma aprendizagem significativaEngenharia de produçãoEducaçãoAprendizagemConstrutivismo (Educação)Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoPesquisa que trata da importância de definição de diretrizes pedagógicas para o Curso de Iniciação Tecnológica e Cidadania do Programa de Iniciação Profissional do CEFET-RN - PROCEFET, desenvolvido a distância e destinado a alunos concluintes do ensino fundamental de escolas públicas e conveniadas do Rio Grande do Norte. Esse Programa é composto pelo referido Curso e pelas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. Vale salientar que esse Programa foi implementado em 1999, em substituição ao Pró-Técnico. No entanto, não se elaborou o projeto macro para orientar os projetos dos referidos Cursos. Nesse contexto, analisa-se em termos pedagógicos, esse Curso, tendo em vista a proposição de diretrizes pedagógicas que poderão nortear o seu projeto, possibilitando ao aluno uma aprendizagem significativa para a sua vida em sociedade. Esta investigação científica, de natureza qualitativa, tem como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Está embasada em uma abordagem metodológica que permite descrever e analisar o Curso de Iniciação Tecnológica e Cidadania do PROCEFET. Os princípios do Construtivismo Piagetiano e do Construtivismo Sócio-Interacionista, os pressupostos da interdisciplinaridade e a abordagem por competências fundamentaram este trabalho científico. Diante disso, na pesquisa de campo foram utilizados como instrumentos o questionário e entrevista. Para se coletarem também outros dados com a finalidade de análise e interpretação, foram escolhidos três módulos, bem como selecionaram-se três teleaulas correspondentes aos conteúdos dos citados módulos. Em seguida, propõem-se diretrizes pedagógicas para o mencionado Curso que podem abranger também cursos afins. Na conclusão, salienta-se que ele apresenta problemas, principalmente, no aspecto pedagógico. Então, sugerem-se algumas orientações pedagógicas para esse Curso que poderão ser apropriadas por outros cursos de caráter semelhante. São colocadas sugestões para trabalhos futuros que poderão ser desenvolvidas, a partir deste trabalho científico. Finalmente, discriminam-se a referência bibliográfica, bibliografia que subsidiaram este trabalho e os anexosFlorianópolis, SCUlbricht, Vania RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Ulisséia A'vila2012-10-18T03:36:54Z2012-10-18T03:36:54Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxv, 230 f.| grafs.application/pdf179203http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79422porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T22:05:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79422Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T22:05:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretrizes pedagógicas para o curso de iniciação tecnológica e cidadania do PROCEFET: a busca por uma aprendizagem significativa |
title |
Diretrizes pedagógicas para o curso de iniciação tecnológica e cidadania do PROCEFET: a busca por uma aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Diretrizes pedagógicas para o curso de iniciação tecnológica e cidadania do PROCEFET: a busca por uma aprendizagem significativa Pereira, Ulisséia A'vila Engenharia de produção Educação Aprendizagem Construtivismo (Educação) Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao |
title_short |
Diretrizes pedagógicas para o curso de iniciação tecnológica e cidadania do PROCEFET: a busca por uma aprendizagem significativa |
title_full |
Diretrizes pedagógicas para o curso de iniciação tecnológica e cidadania do PROCEFET: a busca por uma aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Diretrizes pedagógicas para o curso de iniciação tecnológica e cidadania do PROCEFET: a busca por uma aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Diretrizes pedagógicas para o curso de iniciação tecnológica e cidadania do PROCEFET: a busca por uma aprendizagem significativa |
title_sort |
Diretrizes pedagógicas para o curso de iniciação tecnológica e cidadania do PROCEFET: a busca por uma aprendizagem significativa |
author |
Pereira, Ulisséia A'vila |
author_facet |
Pereira, Ulisséia A'vila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ulisséia A'vila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Educação Aprendizagem Construtivismo (Educação) Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao |
topic |
Engenharia de produção Educação Aprendizagem Construtivismo (Educação) Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T03:36:54Z 2012-10-18T03:36:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
179203 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79422 |
identifier_str_mv |
179203 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xv, 230 f.| grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652316926017536 |