A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96006 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_5a9b10f6da61fc00a09c6e0287efaded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96006 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infânciaEducaçãoProfessoresNarrativas pessoaisWaldorf, Metodo de educacaoMemoriaImaginaçãoInfanciaNarrativas pessoaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011O presente trabalho procura refletir sobre os processos imaginativos das Narrativas Autobiográficas da infância dos(as) professores(as) e como estes podem contribuir para uma educação sensível, na qual a imaginação, a poesia, o sonho, a brincadeira, a emoção façam parte da atuação docente, tornando-nos artistas da educação (LAMEIRÃO, 2007). Para estas reflexões, parto do exercício autobiográfico sugerido por Steiner (1918) para a Pedagogia Waldorf e que se amplia através de contribuições teórico-metodológicas da pesquisa sobre Formação de Professores na área da Educação. Para este estudo, foram realizadas Oficinas de Narrativas Autobiográficas em duas escolas: uma pública e outra privada, ligada à Pedagogia Waldorf. A partir das narrativas produzidas, em múltiplas formas de expressão, evidenciou-se um entrelaçamento da imaginação e da memória, examinado com apoio em um diálogo teórico com autores como Bachelard, Benjamin, Bosi e Brandão. No fechamento das oficinas, as professoras participantes elaboraram aulas inspiradas pelas suas experiências da infância, nas quais o principal objetivo era enfatizar as possibilidades imaginativas na prática docente.This study discusses imaginative processes of teachers' autobiographical narratives focused in their childhood and their possible contribution to a more sensitive educational approach, in which imagination, poetry, dreams, and playing are present, helping teachers to become "artists of education" (LAMEIRÃO).This investigation is based on the autobiographical method proposed by Steiner (1918) within Waldorf Pedagogy, as well as on theoretical and methodological contributions from other studies on Teacher Education. Autobiographical narrative workshops with teachers were conducted in two schools: a public and a private Waldorf Education school. The narratives produced in different formats showed an interweaving of imagination and memories, which was examined with the help of theoretical contributions from Bachelard, Benjamin, Bosi and Brandãos. At the end of each workshop, participants created lessons inspired by their own childhood memories, giving evidence of the possibilities that imagination offers to educational practice.Florianópolis, SCGirardello, Gilka Elvira PonziUniversidade Federal de Santa CatarinaEckschmidt, Sandra2012-10-26T07:56:15Z2012-10-26T07:56:15Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 p.| il.application/pdf295650http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96006porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T19:35:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96006Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T19:35:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância |
title |
A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância |
spellingShingle |
A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância Eckschmidt, Sandra Educação Professores Narrativas pessoais Waldorf, Metodo de educacao Memoria Imaginação Infancia Narrativas pessoais |
title_short |
A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância |
title_full |
A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância |
title_fullStr |
A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância |
title_full_unstemmed |
A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância |
title_sort |
A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância |
author |
Eckschmidt, Sandra |
author_facet |
Eckschmidt, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eckschmidt, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores Narrativas pessoais Waldorf, Metodo de educacao Memoria Imaginação Infancia Narrativas pessoais |
topic |
Educação Professores Narrativas pessoais Waldorf, Metodo de educacao Memoria Imaginação Infancia Narrativas pessoais |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-26T07:56:15Z 2012-10-26T07:56:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
295650 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96006 |
identifier_str_mv |
295650 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
171 p.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652219148402688 |