A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eckschmidt, Sandra
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96006
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011
id UFSC_5a9b10f6da61fc00a09c6e0287efaded
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96006
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infânciaEducaçãoProfessoresNarrativas pessoaisWaldorf, Metodo de educacaoMemoriaImaginaçãoInfanciaNarrativas pessoaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011O presente trabalho procura refletir sobre os processos imaginativos das Narrativas Autobiográficas da infância dos(as) professores(as) e como estes podem contribuir para uma educação sensível, na qual a imaginação, a poesia, o sonho, a brincadeira, a emoção façam parte da atuação docente, tornando-nos artistas da educação (LAMEIRÃO, 2007). Para estas reflexões, parto do exercício autobiográfico sugerido por Steiner (1918) para a Pedagogia Waldorf e que se amplia através de contribuições teórico-metodológicas da pesquisa sobre Formação de Professores na área da Educação. Para este estudo, foram realizadas Oficinas de Narrativas Autobiográficas em duas escolas: uma pública e outra privada, ligada à Pedagogia Waldorf. A partir das narrativas produzidas, em múltiplas formas de expressão, evidenciou-se um entrelaçamento da imaginação e da memória, examinado com apoio em um diálogo teórico com autores como Bachelard, Benjamin, Bosi e Brandão. No fechamento das oficinas, as professoras participantes elaboraram aulas inspiradas pelas suas experiências da infância, nas quais o principal objetivo era enfatizar as possibilidades imaginativas na prática docente.This study discusses imaginative processes of teachers' autobiographical narratives focused in their childhood and their possible contribution to a more sensitive educational approach, in which imagination, poetry, dreams, and playing are present, helping teachers to become "artists of education" (LAMEIRÃO).This investigation is based on the autobiographical method proposed by Steiner (1918) within Waldorf Pedagogy, as well as on theoretical and methodological contributions from other studies on Teacher Education. Autobiographical narrative workshops with teachers were conducted in two schools: a public and a private Waldorf Education school. The narratives produced in different formats showed an interweaving of imagination and memories, which was examined with the help of theoretical contributions from Bachelard, Benjamin, Bosi and Brandãos. At the end of each workshop, participants created lessons inspired by their own childhood memories, giving evidence of the possibilities that imagination offers to educational practice.Florianópolis, SCGirardello, Gilka Elvira PonziUniversidade Federal de Santa CatarinaEckschmidt, Sandra2012-10-26T07:56:15Z2012-10-26T07:56:15Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 p.| il.application/pdf295650http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96006porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T19:35:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96006Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T19:35:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância
title A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância
spellingShingle A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância
Eckschmidt, Sandra
Educação
Professores
Narrativas pessoais
Waldorf, Metodo de educacao
Memoria
Imaginação
Infancia
Narrativas pessoais
title_short A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância
title_full A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância
title_fullStr A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância
title_full_unstemmed A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância
title_sort A Arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores(as) sobre a sua infância
author Eckschmidt, Sandra
author_facet Eckschmidt, Sandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girardello, Gilka Elvira Ponzi
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Eckschmidt, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores
Narrativas pessoais
Waldorf, Metodo de educacao
Memoria
Imaginação
Infancia
Narrativas pessoais
topic Educação
Professores
Narrativas pessoais
Waldorf, Metodo de educacao
Memoria
Imaginação
Infancia
Narrativas pessoais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T07:56:15Z
2012-10-26T07:56:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 295650
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96006
identifier_str_mv 295650
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652219148402688