Interculturality in the additional language classroom: unveiling narrated and enacted pedagogic practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa Filho, Jeová Araújo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132985
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.
id UFSC_5c810e62992c323c1494c1732fbcc04c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132985
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Interculturality in the additional language classroom: unveiling narrated and enacted pedagogic practicesLingua inglesaEstudo e ensinoEducação multiculturalAquisição da segunda linguaComunicação interculturalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.Abstract : A great deal has been discussed and written about the relevance of interculturality in the additional language teaching and learning (Kramsch, 1993; Byram, 2002; Liddicoat and Scarino, 2013). According to Kramsch (1993), the teaching of an additional language, from an intercultural perspective, works as an experience that involves learners in de-constructing their perceptions about the world and the communities where they belong to. In such experience, the learner is interactively involved in practices of meaning making, which results from multiple interpretations of their own and other s cultures. However, despite the wide range of theoretical studies developed so far, there is not much empirical research conducted in real classrooms to investigate how interculturality can be constructed through the interaction between learners, teachers and texts. Therefore, this qualitative study aimed at understanding how three English teachers from a public school in Florianópolis deal with language and culture in the additional language classroom, analysing their perceptions of interculturality throughout their narrated and enacted pedagogic practices. Different data collection procedures were adopted so as to triangulate the data. The corpus of this study is composed of open-ended questionnaires, classes recorded in video, field notes, as well as transcriptions from classroom observations. The findings suggest that although the teachers recognize the relevance of interculturality in their classrooms, many are the difficulties when it comes to the enactment of such perspective. However, despite all the difficulties observed, when intercultural moments were managed to be constructed, the benefits were clearly noticed: students engaged in discussions, they were instigated to participate more, they could relate what was being taught to their realities outside the school, and indeed, this experience fostered them to understand the English class not only as a space of transmission of information about the language or customs of different cultures, but as a context of reflection where they could become more critical as students and citizens of world.<br>Muito se tem falado e escrito sobre a relevância da interculturalidade no ensino e aprendizagem de línguas adicionais (Kramsch, 1993; Byram, 2002; Liddicoat e Scarino, 2013). Segundo Kramsch (1993), o ensino de uma língua adicional, a partir de uma perspectiva intercultural, funciona como uma experiência que envolve os aprendizes na desconstrução de suas percepções sobre o mundo e as comunidades a que pertencem. Nesse tipo de experiência, o aprendiz é interativamente envolvido em práticas de construção de significados, que resultam de múltiplas interpretações de sua própria cultura e da cultura de outros. No entanto, apesar da vasta gama de estudos teóricos desenvolvidos até o momento, há poucas pesquisas empíricas realizadas em salas de aula reais para que se possa investigar como a interculturalidade pode ser construída através da interação entre alunos, professores e textos. Portanto, este estudo qualitativo teve como objetivo compreender como três professores de inglês de uma escola pública em Florianópolis lidam com língua e cultura na sala de aula de língua adicional, buscando analisar suas percepções de interculturalidade ao longo de suas práticas pedagógicas narradas e atuadas. Foram adotados diferentes procedimentos de coleta de dados, a fim de se garantir a triangulação dos dados. O corpus deste estudo é composto de questionários abertos, aulas gravadas em vídeo, notas de campo, assim como transcrições de observações em sala de aula. Os resultados sugerem que, embora os professores reconheçam a importância da interculturalidade para suas aulas, muitas são as dificuldades quando se trata da atuação dentro de tal perspectiva. No entanto, apesar de todas as dificuldades observadas, quando momentos interculturais foram construídos, os benefícios foram claramente notados: os alunos foram envolvidos nas discussões, instigados a participar mais, puderam associar o que estava sendo ensinado com suas realidades fora da escola, e de fato, essa experiência os encorajou a compreender a aula de inglês, não somente como um espaço de transmissão de informações sobre a língua ou os costumes de diferentes povos, mas como um contexto de reflexão, onde eles poderiam se tornar mais críticos como estudantes e cidadãos do mundo.Gil, GlóriaUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa Filho, Jeová Araújo2015-05-19T04:09:20Z2015-05-19T04:09:20Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis111 p.| il.application/pdf333577https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132985engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-19T04:09:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132985Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-19T04:09:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Interculturality in the additional language classroom: unveiling narrated and enacted pedagogic practices
title Interculturality in the additional language classroom: unveiling narrated and enacted pedagogic practices
spellingShingle Interculturality in the additional language classroom: unveiling narrated and enacted pedagogic practices
Rosa Filho, Jeová Araújo
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Educação multicultural
Aquisição da segunda lingua
Comunicação intercultural
title_short Interculturality in the additional language classroom: unveiling narrated and enacted pedagogic practices
title_full Interculturality in the additional language classroom: unveiling narrated and enacted pedagogic practices
title_fullStr Interculturality in the additional language classroom: unveiling narrated and enacted pedagogic practices
title_full_unstemmed Interculturality in the additional language classroom: unveiling narrated and enacted pedagogic practices
title_sort Interculturality in the additional language classroom: unveiling narrated and enacted pedagogic practices
author Rosa Filho, Jeová Araújo
author_facet Rosa Filho, Jeová Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Glória
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa Filho, Jeová Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa
Estudo e ensino
Educação multicultural
Aquisição da segunda lingua
Comunicação intercultural
topic Lingua inglesa
Estudo e ensino
Educação multicultural
Aquisição da segunda lingua
Comunicação intercultural
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19T04:09:20Z
2015-05-19T04:09:20Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 333577
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132985
identifier_str_mv 333577
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132985
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652182907518976