Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244557 |
Resumo: | Este minicurso se organiza em torno de um pensamento de fronteira, incitando um diálogo com as áreas de matemática e arte por meio de imagens. Alinha-se mais a um exercício de pensamento, de problematizações de práticas visuais do que aos reconhecidos e antigos hábitos de usar a arte para “descobrir”, “encontrar” ou “aplicar” conceitos matemáticos. A pergunta que o norteia é: como as visualidades do cotidiano nos educam e produzem modos de ensinar matemática por meio da arte? Será organizado um espaço interativo onde os participantes serão provocados, por meio de atividades, a produzir pensamentos na experimentação com imagens. Dar-se-á ênfase ao debate acerca das visualidades que configuram e se tornam referência nas práticas dos professores que ensinam matemática. Busca-se com isso lançar convites e pensar outros modos de fazer educação, criando espaços de produção de experiências que contribuam para a formação de outras ideias, conexões e expectativas de aprendizagens. |
id |
UFSC_5d59a54693538d9f9de6c0deb0190d63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244557 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar?MatemáticaArteVisualidadeExperiência formativaEste minicurso se organiza em torno de um pensamento de fronteira, incitando um diálogo com as áreas de matemática e arte por meio de imagens. Alinha-se mais a um exercício de pensamento, de problematizações de práticas visuais do que aos reconhecidos e antigos hábitos de usar a arte para “descobrir”, “encontrar” ou “aplicar” conceitos matemáticos. A pergunta que o norteia é: como as visualidades do cotidiano nos educam e produzem modos de ensinar matemática por meio da arte? Será organizado um espaço interativo onde os participantes serão provocados, por meio de atividades, a produzir pensamentos na experimentação com imagens. Dar-se-á ênfase ao debate acerca das visualidades que configuram e se tornam referência nas práticas dos professores que ensinam matemática. Busca-se com isso lançar convites e pensar outros modos de fazer educação, criando espaços de produção de experiências que contribuam para a formação de outras ideias, conexões e expectativas de aprendizagens.2023-02-17T15:06:48Z2023-02-17T15:06:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2178-034Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244557Wagner, Débora ReginaSchuck, Cássia AlineFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-17T15:06:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244557Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-17T15:06:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar? |
title |
Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar? |
spellingShingle |
Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar? Wagner, Débora Regina Matemática Arte Visualidade Experiência formativa |
title_short |
Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar? |
title_full |
Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar? |
title_fullStr |
Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar? |
title_full_unstemmed |
Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar? |
title_sort |
Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar? |
author |
Wagner, Débora Regina |
author_facet |
Wagner, Débora Regina Schuck, Cássia Aline Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Schuck, Cássia Aline Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner, Débora Regina Schuck, Cássia Aline Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Arte Visualidade Experiência formativa |
topic |
Matemática Arte Visualidade Experiência formativa |
description |
Este minicurso se organiza em torno de um pensamento de fronteira, incitando um diálogo com as áreas de matemática e arte por meio de imagens. Alinha-se mais a um exercício de pensamento, de problematizações de práticas visuais do que aos reconhecidos e antigos hábitos de usar a arte para “descobrir”, “encontrar” ou “aplicar” conceitos matemáticos. A pergunta que o norteia é: como as visualidades do cotidiano nos educam e produzem modos de ensinar matemática por meio da arte? Será organizado um espaço interativo onde os participantes serão provocados, por meio de atividades, a produzir pensamentos na experimentação com imagens. Dar-se-á ênfase ao debate acerca das visualidades que configuram e se tornam referência nas práticas dos professores que ensinam matemática. Busca-se com isso lançar convites e pensar outros modos de fazer educação, criando espaços de produção de experiências que contribuam para a formação de outras ideias, conexões e expectativas de aprendizagens. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2023-02-17T15:06:48Z 2023-02-17T15:06:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2178-034X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244557 |
identifier_str_mv |
2178-034X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652031151308800 |