Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Débora Regina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Schuck, Cássia Aline, Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244557
Resumo: Este minicurso se organiza em torno de um pensamento de fronteira, incitando um diálogo com as áreas de matemática e arte por meio de imagens. Alinha-se mais a um exercício de pensamento, de problematizações de práticas visuais do que aos reconhecidos e antigos hábitos de usar a arte para “descobrir”, “encontrar” ou “aplicar” conceitos matemáticos. A pergunta que o norteia é: como as visualidades do cotidiano nos educam e produzem modos de ensinar matemática por meio da arte? Será organizado um espaço interativo onde os participantes serão provocados, por meio de atividades, a produzir pensamentos na experimentação com imagens. Dar-se-á ênfase ao debate acerca das visualidades que configuram e se tornam referência nas práticas dos professores que ensinam matemática. Busca-se com isso lançar convites e pensar outros modos de fazer educação, criando espaços de produção de experiências que contribuam para a formação de outras ideias, conexões e expectativas de aprendizagens.
id UFSC_5d59a54693538d9f9de6c0deb0190d63
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244557
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar?MatemáticaArteVisualidadeExperiência formativaEste minicurso se organiza em torno de um pensamento de fronteira, incitando um diálogo com as áreas de matemática e arte por meio de imagens. Alinha-se mais a um exercício de pensamento, de problematizações de práticas visuais do que aos reconhecidos e antigos hábitos de usar a arte para “descobrir”, “encontrar” ou “aplicar” conceitos matemáticos. A pergunta que o norteia é: como as visualidades do cotidiano nos educam e produzem modos de ensinar matemática por meio da arte? Será organizado um espaço interativo onde os participantes serão provocados, por meio de atividades, a produzir pensamentos na experimentação com imagens. Dar-se-á ênfase ao debate acerca das visualidades que configuram e se tornam referência nas práticas dos professores que ensinam matemática. Busca-se com isso lançar convites e pensar outros modos de fazer educação, criando espaços de produção de experiências que contribuam para a formação de outras ideias, conexões e expectativas de aprendizagens.2023-02-17T15:06:48Z2023-02-17T15:06:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2178-034Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244557Wagner, Débora ReginaSchuck, Cássia AlineFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-17T15:06:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244557Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-17T15:06:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar?
title Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar?
spellingShingle Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar?
Wagner, Débora Regina
Matemática
Arte
Visualidade
Experiência formativa
title_short Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar?
title_full Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar?
title_fullStr Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar?
title_full_unstemmed Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar?
title_sort Experimentando Matemática E Imagens Da Arte: Que Visualidades Fazem Pulsar?
author Wagner, Débora Regina
author_facet Wagner, Débora Regina
Schuck, Cássia Aline
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Schuck, Cássia Aline
Flores, Cláudia Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Débora Regina
Schuck, Cássia Aline
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Arte
Visualidade
Experiência formativa
topic Matemática
Arte
Visualidade
Experiência formativa
description Este minicurso se organiza em torno de um pensamento de fronteira, incitando um diálogo com as áreas de matemática e arte por meio de imagens. Alinha-se mais a um exercício de pensamento, de problematizações de práticas visuais do que aos reconhecidos e antigos hábitos de usar a arte para “descobrir”, “encontrar” ou “aplicar” conceitos matemáticos. A pergunta que o norteia é: como as visualidades do cotidiano nos educam e produzem modos de ensinar matemática por meio da arte? Será organizado um espaço interativo onde os participantes serão provocados, por meio de atividades, a produzir pensamentos na experimentação com imagens. Dar-se-á ênfase ao debate acerca das visualidades que configuram e se tornam referência nas práticas dos professores que ensinam matemática. Busca-se com isso lançar convites e pensar outros modos de fazer educação, criando espaços de produção de experiências que contribuam para a formação de outras ideias, conexões e expectativas de aprendizagens.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2023-02-17T15:06:48Z
2023-02-17T15:06:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2178-034X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244557
identifier_str_mv 2178-034X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652031151308800